fevereiro 11, 2012

The Secret Circle: Episódio 2

O problema com as alterações de piloto geralmente ficam mais evidentes quando se tem um episódio para dar sequência, portanto era de se esperar que fôssemos notar diferenças (há um espaço de tempo relativamente grande entre um e outro). Mas eu não esperava ter que notar quase todas. Apesar disso, o compasso que The Secret Circle parece ter escolhido é ótimo. Há o drama adolescente de sempre enfeitado com segredos, sombras e muitas cores escuras.

Eu gosto quando séries não brincam entre ser-ou-não-ser alguma coisa. Somos bruxas e ao nosso redor temos pessoas cretinas e manipuladoras. Quem disse o contrário?!

RECAP EPISÓDIO 2: Bound* (Unidos) 

Começamos com uma recapitulação do episódio anterior e então, estamos de volta! É manhã, Cassie está na cama folheado seu Book of Shadows (vou manter o nome em inglês, pois não consigo me acostumar com a tradução) enquanto ouvimos a voz de Amelia Blake ao fundo, lendo o conteúdo da carta que deixou para Cassie. Como eu sei que essa carta ainda vai render segue a mesma: 
“Minha querida Cassie, Se encontrar isto, significa que morri e por isso eu sinto muito. Eu não queria que você tivesse essa vida. Eu não a queria para mim, tampouco, mas não é fácil fugir do destino. Eu esperava que mantendo esse segredo a manteria a salvo, mas tudo o que eu fiz foi deixá-la desprotegida. Você tem um poder incrível dentro de si. Pessoas virão atrás dele. Elas virão atrás de você. Eu não tenho a menor idéia de que mundo você vai encontrar. Mas encontre sua força. E acredite em si mesma assim como eu acredito em você. Quem você é, é sua maior proteção. Eu amarei você sempre. Sua mãe”
Essa é na verdade a versão da carta do episódio piloto, já que neste Amelia faz um discurso ligeiramente diferente, mas que no fim das contas quer dizer: Se prepare para o pior, não confie em ninguém. Desculpa. Eu ainda não suporto esses pais com mania de deixarem avisos enigmáticos.

Em seguida Cassie levanta e tenta uma magia sozinha, acender uma vela. “Give me light” (lit.: Dê-me luz) ela repete até que ao invés de algo acontecer com a vela, as cortinas se abrem e entra a luz do sol. Peraí, ela não fez o dia amanhecer, certo?!


Corta para os créditos de abertura. Revoada de corvos pelo bosque que se dispersam para revelar The Secret Circle em letras estilizadas. AH finalmente!


♪Love Song – Cruel Black Dove♫ 
A câmera passeia pelas costas nuas de alguém e Nick se levanta. O outro alguém se levanta e é Melissa (*chocada*) num clima preguicinha, mas Nick não quer nem saber. Enquanto ela se veste para ir embora ele pergunta a respeito da união do Círculo (e abre a janela que dá para o quarto da loirinha). Não, nada feito, Faye assustou a garota, diz Melissa.


Posso usar esse parágrafo para dizer como amo a pessoa que ouviu minhas preces e fez algo a respeito da aparência desses dois? Uh, bem melhor!

Do outro lado Cassie está de saída quando avista Nick na janela. Nós duas pensamos a mesma coisa. Esse cara não tem uma camisa? (#JacobBlackFeelings). Testando seus novos poderes Cassie pede que as cortinas se fechem. Nah, não funciona. Ela então comanda rispidamente que elas “Fechem, agora!”, o que resulta na janela de Nick despencar e o vidro quebrar. Calma gatinha. 

♪Supercycle – Chikita Violenta♫

No Boat House Adam pergunta a Ethan sobre o clima ruim entre ele e Charles e pede que ele, por favor, não complique as coisas afinal, Charles é advogado, faz parte do Conselho da Cidade e é pai da Diana. Claro. Na casa dos Chamberlain o assunto tem a ver com a quantidade de botões que devem estar fechados – Dawn, todos, Faye, de preferência nenhum. O momento ‘garotas’ é interrompido com a chegada de Henry, avó de Faye e pai do falecido Sr. Chamberlain – o inominável. E pela conversa de Henry e Dawn, é obvio que os dois se desgostam.


Já na escola Cassie passa apressada pelos corredores quando Sally Matthews (Logan Browning) se apresenta. Ah, finalmente alguém sem segundas intenções. Ela convida Cassie para várias atividades e ela parece gostar da idéia, mas Faye não, que avista as duas e dá um chega pra lá em Sally e usa a oportunidade para deixar clara sua opinião sobre unir o Círculo (Não, obrigada, gosto de fazer chover quando me dá na veneta) só para receber um chega pra lá de Cassie logo em seguida.


Na sala da diretoria Dawn está ao telefone com Charles e eles se perguntam o que Henry faz na cidade. Dawn está desconfiada, Charles nem tanto. Os dois resolvem ficar de olho – e Dawn deixa escapar o nome do falecido Sr. Chamberlain, é Tom.

O primeiro tempo de Cassie é no laboratório de Química e adivinha só quem mais também tem o mesmo horário? Isso mesmo, Adam e Diana, Melissa e Faye. As duas tentam um novo encantamento para ferver água e dá certo. Faye tenta o mesmo no Becker de Cassie, que explode, e ela se aborrece com a gracinha. Mas a raiva de Cassie é suficiente para fazer o Becker das duas quebrar e fogo subir.


Cassie sai correndo da sala e Adam vai atrás. Ela parece ligeiramente apavorada – ou pelo menos deveria (Britt Robertson e sua atuação, tsk, tsk) – e Adam oferece ajuda. Corta para a casa abandonada.

Lá dentro Adam explica como eles descobriram que eram bruxos e outros detalhes do passado, como o acidente no qual a mãe dele, da Diana, da Melissa, o pai da Faye e ambos os pais do Nick morreram. Tadinho dele. Ah claro, o pai da Cassie também. Adam segue explicando porque é tão importante que o Círculo seja unido, limitando-os a fazerem feitiços sozinhos, mas os fortalecendo juntos e assim evitando autocombustão, janelas e Béqueres quebrados.


Enquanto isso Ethan está tendo uma conversinha com Henry a respeito da amostra-grátis-de-afogamento que recebeu de Charles. Henry diz que é impossível já que todos do Círculo tiveram seus poderes retirados, mas Ethan está convencido de que ele deu algum jeito de voltar a praticar.

Saindo do colégio, as garotas menos Cassie que ainda está na casa abandonada, discutem novamente sobre unir o Círculo. Diana e Melissa estão a favor de unir enquanto Faye se mantém firme e diz não. Controlar meus poderes e ainda ter que me ligar a vocês? Não, obrigada.

De volta ao Clube das Bruxas (que soa mais legal do que casa abandonada no meio do mato e economiza a digitação, mas vendo que eu tive que colocar tudo isso para explicar, bem, talvez não) Adam e Cassie tentam mais uma vez ver se conseguem dar um jeito de fazer com que a garota se controle. Os dois tentam um exercício de canalização de energia que quase funciona, mas é só olhar aqueles lindos olhos castanhos de longos e lustrosos cílios curvados que Cassie se desconcentra e, crash, mais uma lâmpada para a coleção de vidro espatifado. Péssima, péssima idéia mesmo Cassie. E ela sai correndo mais uma vez.


Sério, essa garota tem instinto de coelho ou o quê? 

♪Get Burned – Sleeper Agent♫

Na feirinha do cais enquanto Cassie tenta se distrair vendendo ingressos, Melissa e Faye se entediam com brinquedos, mas não muito longe dali vovô Henry tudo observa... Diana aparece e também tenta convencer Cassie ‘antes que alguém se machuque’. Desculpa Diana, mas ainda não foi dessa vez.

Em algum outro ponto do cais Nick está bancado o traficante. Ervas liquefeitas. O que é isso? Marijuana de bruxa?


Henry que não é bobo nem nada, junta um mais um e chega à conclusão de que não só as crianças estão praticando, mas o dedo podre de Dawn está metido nisso – não que ele tenha dito a último parte em voz alta. Ele avisa a Dawn que vai tomar providências e ela, sentindo o perigo, pede a ele que deixe que ela o ajude. Em seguida Dawn dá uma bronca em Charles, afinal a culpa é dele que Henry tenha descoberto algo e toma de volta o cristal, que pelo visto é a única fonte de poder dos dois. 

♪Time Stands Still –Uh Huh Her♫

Agora é a vez de Adam tentar convencer Cassie, mas os dois acabam falando sobre aquela energia. Pftt. E quem aparece para lançar comentários venenosos sobre os dois se não Faye. Embora eu ache que nem precise, Diana pode ter essa cara de panaca, mas ela também já notou.


♪The Hi Hi’s – Double 0 Zero♫

E é hora da fesssstaaa! (no Brasil - #MileyCyrusFeelings) Faye e Nick estão dançando ao som da música acima, provavelmente ainda sob efeito da marijuana de bruxa. Nick decide arriscar um convite para mais do que uma dancinha, mas Faye não está a fim, e eu finalmente estou falando sobre aquele tipo de ‘praticando’. Cassie aparece na festinha e Faye resolve tirar uma onda com ela. As duas se desentendem e Sally se mete.


Faye, que já não vai muito com a cara dela mesmo, resolve dar mais um chega pra lá na coitada, mas o que ela acaba fazendo é empurrar a garota nas pedras. ACK! Graças a Dawn (sem intenção de trocadilho) e seu cristal, Sally escapa do que parece uma morte óbvia e pelo menos dessa vez eu estou feliz que ela tenha feito algo.

O acidente de Sally deixa todo mundo em alerta máximo e eles decidem de uma vez que o Círculo precisa ser unido e já! Então é isso, meia-noite, ritual.

Henry resolve deixar tudo em pratos limpos e fala ás claras com Dawn, depois de ter visto como ela salvou Sally. Ele avisa que falará aos Anciãos – eu não gosto de como isso soa e pelo visto nem Dawn que assim como Charles resolve dar a Henry uma amostra grátis, dessa vez de um ataque do coração e pobre Henry não aguenta a pressão e morre ali mesmo.


Estou começando a achar que essas amostras grátis vão ficar mais frequentes. Só espero que não seja no Sr. Olhos Azuis, ele é bonito demais pra morrer!

♪Victory Dance – My Morning Jacket♫
A fogueira está acesa. Nick está esperando. Diana e Adam aparecem seguidos de Faye, Melissa e por fim Cassie. Diana lê o juramento em voz alta. Todos aceitam e o fogo sobe pela última vez.


COMENTÁRIOS

Antes de mais nada me deixa falar sobre as mudanças. Alguém realmente percebeu que tinha alguma coisa errada com o guarda roupa dessas pessoas e resolveu consertar, mas em compensação estragou o da Cassie. Mais cinco minutos dela com aquela blusinha rosa de periguete e eu não teria terminado esse recap. Melissa e Nick tiveram um upgrade excelente. Cabelos e roupas perfeitas. Ainda não sei se gosto da Diana usando blazeres, mas o cabelo ficou bom.

Em relação ao episódio, tudo hoje girou em torno de unir o Círculo. Lá em cima coloquei um asterístico na palavra bound e a traduzi várias vezes como ‘unir’ e muito embora ela signifique isso, eu acredito que ela não expresse exatamente e/ou totalmente o que a palavra quer dizer no inglês. O verbo bind – de onde bound deriva – tem um significado muito forte em relação a unir; num sentido muito extremo daquilo que é unido e nada pode ou deve separar, como se a própria essência das coisas que serão ou estão unidas (com o uso da palavra bind), fosse um só. Dois corpos e uma única alma.

Sendo assim eu realmente me pergunto se foi uma boa idéia que eles tenham unido o Círculo, até mesmo por que já ficou claro que eles estão sendo manipulados. Me parece mais como se eles estivessem mesmo entre a cruz e a espada e qualquer uma delas tem uma surpresa desagradável.

Uma coisa que me veio á cabeça no Piloto e que finalmente faz sentido é a morte de Amelia. Enquanto a casa pegava fogo, eu gritava para minha tela: - Pelo amor de Deus mulher, você é uma bruxa! Se salve oras! Mas com os atentados contra Ethan e Henry e a descoberta de que todos os círculos anteriores (já que Henry é de um círculo mais anterior ainda e também não tinha poder algum) foram desprovidos – ou melhor, retirados (do inglês: striped) – de seus poderes, nenhum deles pode realmente se defender, o que parece ainda mais apavorante.

Agora o Círculo precisa estar preparado não só para lidar com vidro quebrando por razão nenhuma. E penso eu que o nome "Anciões" é a maior ameaça no momento.

Quanto a Cassie e Adam, sinceramente, por mais fofo que eles possam ser (que não é muito) eles me irritam. Os dois têm plena consciência do que estão sentindo e ainda assim não evitam as chances que aparecem de se meterem em situações constrangedoras ou potencialmente erradas. É como eu disse anteriormente, este é um tipo de idéia que não me agrada em relações amorosas por vários motivos, mas principalmente porque costuma ser usado como desculpa mais tarde quando alguém acaba magoado. 

Ah, eu não pude evitar, eu resisti o mais que pude, mas era mais forte do que eu. No final das contas eu não pude lutar contra a força do destino. *nojo*.

Oras por favor! E chega de lâmpadas explodindo.

*Mais uma vez, agradecimento especial ao www.secretcircle.com.br que me permitiu usar os screencaps.

POSTS RELACIONADOS 

Um comentário:

  1. Fiquei sabendo da serie por uma amiga e estou doida para assistir depois dos seus comentários além de também querer ler muito o livro:D
    alias, gostar muito do seu blog;*
    Eu sempre gostei de histórias sobrenaturais mais ainda não li calafrio(pois quem fez lei e fez a resenha foi a Paty) e é o próximo da minha lista e pq o preconceito pelos lobos?
    Passa lá no blog tem resenha nova adoraríamos sua visita
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir

COMENTE E/OU RECLAME