março 08, 2012

The Secret Circle: Episódio 5

The Secret Circle parece ter realmente abraçado seu lado negro depois de um episódio como esse, que introduz em Chance Harbor o terror que vem do sobrenatural e não somente um bando de seres humanos maliciosos e malvados, afinal temos um Círculo de bruxas. Parafraseando nossa convidada especial Heather Barnes (R.I.P.; Ep. 3 – Ep. 4) “Onde há bruxas, o Mal vai atrás”. Segue agora os acontecimentos da manhã seguinte.


RECAP EPISÓDIO 5: Slither* (Arrastar/Rastejar)


Nick está tentando acordar Melissa na manhã seguinte a morte de Heather e ela age como uma vaca completa. Ou uma ressacada com TPM. Você escolhe. Pausa para vermos o Demônio/Verme deslizar por DEBAIXO da pele dela. ECA.

Créditos de abertura.

Na casa dos Blake, Cassie e Jane estão tendo uma manhã estranha. O acidente de Heather acontecendo bem próximo a casa, ela sendo uma velha amiga de Amélia, sua avó tentando se aproximar e Cassie se desviando com mentiras. Antes que Cassie corra da casa, por que vocês já sacaram que essa é a marca dela, Jane avisa que fará um jantar para as duas conversarem. Oh-oh.


No corredor do colégio Melissa, que está se comportando muito como uma viciada estranha, só faltando arrancar a cabeça de alguém com quem esbarra, mas logo se comporta ao perceber que é Dawn, a diretora. Diana e Cassie conversam novamente o porquê de não poderem contar nada aos pais. Cassie acha que sua avó poderia ajudar, mas Diana tem medo que algo aconteça a eles, pois segundo uma das últimas páginas do Book of Shadow dela diz que o Círculo anterior teve seus poderes retirados pelos Anciões. Yep, eles de novo.


Reunião de pais oportunistas na diretoria. Charles e Dawn falam a respeito da morte de Heather e mostram preocupação a respeito da quantidade de perigos que eles poderão enfrentar dali para frente agora que o Círculo foi unido. De qualquer forma a Lua de Sangue(?) está para acontecer e pelo visto, é de certa importância que eles se encontrem para isso. Hum, me pergunto o que eles estão planejando?


Faye parece feliz que Charles tenha vindo ao colégio, nutrindo esperanças de ver Diana com problemas, mas ela lhe dá um banho de água fria dizendo que seus pais estão namorando. A expressão de Faye é ótima!

Melissa tem um ataque de dor no corredor e Nick aparece bem na hora, mas a garota finge que está tudo bem e pede a ajuda dele para pegar o Book of Shadows de sua família, agora que ela descobriu onde está. Em seguida vemos Nick cavando no meio da floresta e Melissa mandando nele a torto e a direita. No final das contas o que eles acham é uma mala. Muito embora Nick não pareça confiante, Melissa diz que é exatamente isso. Coro de NÃO.


Durante o jantar desconfortável, Jane se abre com Cassie a respeito de Amelia quando jovem e o fato de que elas nunca foram tão próximas e quando mais a filha precisou dela, Jane não foi capaz de ajudar, pois não sabia que deveria. Muitosutil. No meio da conversa Cassie recebe uma mensagem de Melissa e sai.

No Clube das Bruxas, Melissa não está deixando Nick abrir a tal mala antes que eles possam desfazer o feitiço... então Faye chega. É impressão minha ou Melissa está dando vibrações lésbicas nessa cena ao declarar todo o seu amor por Faye?


♪Why Do I Worry – Lay Low♫

Falando em declarações de amor, Diana e Adam estão tendo um jantarzinho a dois que ela mesma cozinhou. Os dois lembram-se dos velhos tempos, nada de Círculo ou feitiços. Eles parecem felizes, mesmo a comida estando horrível, mas para compensar Diana resolve servir a sobremesa: Adam coberto de chantilly.


Enquanto isso Cassie está finalmente chegando à casa abandonada e Nick e Faye se aborrecem de vez. Ao que parece é preciso que o Círculo inteiro esteja presente para abrir a mala. E quando todos notam que tem algo se MEXENDO lá dentro, Melissa tenta enrolá-los fazendo uma vozinha doce que não convenceria ninguém mesmo que eles não pudessem ver o Demônio/Verme passando pela testa da garota. ECA².


♪What The Water Gave Me – Florence + The Machine♫

Adam e Diana já passaram da sala de jantar para o quarto. No melhor da brincadeira o celular de Diana não para de tocar e como ela NÃO pode simplesmente ignorá-lo, vai atender. É Cassie.

Corta para os dois chegando à casa abandonada e Nick acertando a cabeça de Melissa com um pedaço de madeira. O melhor mesmo é a fala em seguida: “Não é o que vocês estão pensando”. Eles amarram a coitadinha e discutem o que possivelmente pode estar dentro da mala. "Acho que não é um Book of Shadows" diz Cassie tirando as palavras da minha boca.



Demônio/Melissa acorda e se debate contra o sofá onde está deitada até parar feito uma morta. De repente ela abre os olhos em total confusão pedindo que a ajudem e tenta enrolar o coitado do Nick fazendo ar de Maria do Bairro. Ele quase acredita, mas dá para trás no último segundo e Mel em modo DEMO-da-voz-grossa começa a xingar e volta a se debater.


Enquanto isso Charles e Dawn estão reunidos em um barco na marina para efetuar o ritual da Lua de Sangue, que basicamente os levará até onde estão todos os outros cristais. Eles recitam o encantamento ou o que seja, mas não dá certo e Dawn sai aborrecida, pois não conseguiram nada e o poder do cristal que eles têm se foi.

Cassie vai até Jane em busca de ajuda para salvar Melissa e conta toda a verdade para a avó. Minha amiga virou o Exorcista e eu preciso que a senhora faça algo antes que ela vomite verde. Ah sim, eu sei que somos todas bruxas.

De volta ao Clube das Bruxas, todos estão preocupados demais com a mala sibilante para prestarem atenção em Demônio/Melissa que se desfaz das cordas que a amarravam e encurrala Nick com uma tesoura. Faye, Diana e Adam se unem em um feitiço e Nick tenta falar com Melissa – você sabe, aquela mesma conversa velha a respeito de ‘lute, meu amor, eu sei que você está aí, vamos lute, blah blah blah, volte pra mim’, mas Demônio/Melissa não está nem aí pra nenhum deles e pra provar que não está de brincadeira, faz um corte no pescoço do nosso amigo ex-anos 90. Então Jane – totalmente fodástica - entra em ação e põe a menina Exorcista pra dormir.



Jane é o Yoda! Não, alta demais. Jane é o Dumbledore! Não, bonita demais. Alguma sugestão?

Nick corre para o lado dela que está desmaiada e mais uma vez os outros que estão preocupados demais com a mala, perdem o momento no qual Mel abre seus olhinhos endemoniados. Jane começa os preparativos para um exorcismo de emergência, mas logo percebe que Mel não está mais possuída, ela então usa o cristal para descobrir qual corpo ele escolheu agora.


E Nick sai correndo. Bem, isso totalmente o torna culpado. Pausa para vermos o Demônio se apossar dele. Ok, versão Emily Rose de novo.

No clube, Cassie e Adam estão queimando as cobras que estavam na mala. E ganhamos nosso primeiro e exclusivo - Jane Explica #1: A única forma de matar um Demônio é afogando ou queimando-o. Demônios podem estar na forma de cobras, mas só agem realmente em forma humana e não poderia haver forma mais poderosa do que uma Bruxa.

Logo depois Adam recebe uma ligação de Demônio/Nick avisando para aparecer com a mala ou ele vai pôr fogo no Boat House (com o pai gato junto). Aliás, qual é obsessão dessa gente com fogo? Não, falando sério, todo mundo partilha de uma vibe piromaníaca por aqui.

Do outro lado da linha Demônio/Nick desliga, entra no Boat House e avista Dawn no bar afogando seus sonhos fracassados com cristais. Ele diz olá e ela rapidamente vem com um "é Sra. Chamberlain pra você", mas o Demo trata logo de informá-la que opss Nick não está, sou eu ABADDON, lembra de mim? P.S.: Quero o Círculo ou seu corpitcho (não é o que você está pensando).


PAUSA.
Mas alguém aí ficou totalmente em pânico quando Dawn disse Abaddon?!?! (#BlueBloodFeelings) F*cking Abaddon!
DESPAUSA.

Dawn aceita o trato, mas esperta como ela só, a ambiciosa-mor de Chance Harbor liga para Charles (alooô Abaddon, meio lerdo hein?) e deixa que ele ouça um pouquinho. Eu diria que as palavras “vamos”, “sozinhos”, “Nick/ABADDON”, “morrer”, explicam tudo. De repente POW, Charles nocauteia Demônio/Nick. Sério Abaddon, vamos lá, você está começando a me decepcionar. Aonde foi parar toda aquela história de Fodástico-Guerreiro-das-Trevas hein?


Dawn sugere que Charles mate (ORL?!) Abaddon/Nick e ao que parece essa é a única solução. Bem eles podiam queimá-lo também, mas acho que já chega de fogo por hoje. Então Charles leva o rapaz até a água e por mais que Nick/Abaddon suplique, se contorça e lute, todos sabemos que já era. Enquanto ele está sendo afogado Jane e Cassie que estão próximo ao local, ouvem os ruídos e resolvem ver do que se trata. CORRE!


Tarde demais. Charles e Dawn retiram o corpo da água e fogem. É dessa forma que as duas encontram um agora morto e molhado Nick.

De volta ao Clube das Bruxas, Faye está tomando conta de uma desacordada Melissa. Ela acorda. (Não, Mel vai dormir, vai dormir!). Contra minha vontade ela permanece acordada para ver Faye receber uma ligação. Más noticias, só pela cara dela.


Em algum lugar dentro de um carro (ORL?), Charles está com a consciência pesada por ter matado um garoto, mas Dawn tenta convencê-lo de que era necessário. P.S: Obrigado por salvar minha vida. Clássico da Dawn, matar alguém é sempre necessário.

Corta para a sequência de personagens lidando com a (noticia da) morte de Nick. Adam e Diana fazendo promessas que não podem ser cumpridas. Cassie e Jane percebendo que a vida na bruxaria não é uma das mais fáceis e fazendo mais promessas que não podem ser cumpridas. 

♪You And I – Washed Out Feat. Caroline Polachek♫ ...

...começa a tocar e o episódio termina com uma montagem de cada personagem mostrando o que essa perda significa. Oh claro, enfie a faca no meu coração de uma vez The Secret Circle, porque não?



Um culpado Charles olhando a água. Dawn pensativa – e claramente mexida. Adam e Diana agarrando-se um ao outro (de novo, não é o que você está pensando). Faye amparando uma desesperada Melissa. E Cassie olhando a janela de Nick com lágrimas escorrendo.



COMENTÁRIOS

*Slither é um verbo do inglês que trata de um movimento muito particular de um corpo; quando este se move fácil e rapidamente por uma superfície, ao mesmo tempo que se curva ou se desvia. Pode ser usado para falar do movimento de uma cobra, no português chamamos isso de ‘rastejar’ que significa ‘arrastar-se sobre o ventre’, mas em inglês existe outra palavra que significa de fato rastejar. Portanto qualquer um dos dois caberia, mas rastejar estaria mais próximo já que o Demônio se movimenta como uma cobra.

Bem, a série não está brincando em serviço, não é mesmo? Ah claro, são bruxas adolescentes, temos feitiços e gotas flutuantes de água e Demônios estão à solta e quando você percebe, alguém do Círculo está morto.

Uma manobra deveras arriscada para uma série que mal começou, depende do seu público e da afeição desse mesmo público para com o enredo e os personagens e resolve se livrar de um de seus personagens principais. Mas olhando de um modo estritamente objetivo, trata-se de uma saída arriscada, mas de mestre. Nick pode ser um dos personagens mais queridos nos livros no qual se baseia e por mais adaptado que fosse, o roteiro ainda dava bastante espaço para que ele pudesse se tornar tão adorado quanto, MAS – e esse é um ‘mas’ em caixa alta – Louis Hunter nunca esteve a altura do desafio. Ok, ele pode ser gato e tudo, mas como diz o ditado, beleza não põe mesa.

Com isso a dinâmica em Chance Harbor parece estar em uma encruzilhada sem volta e inúmeras questões são levantadas. Quão pesado será o fardo para Charles, que com exceção do episódio piloto, parece ser a parte fraca do duo de Pais Manipuladores? Agora que chegaram tão longe, Dawn irá criar uma consciência, ou continuará em frente já que mandou tudo às favas mesmo? E o que acontece com o Círculo? Estão todos em perigo com um membro a menos? A união foi rompida? Eles irão parar de praticar?

Não consigo ver uma solução imediata e nem sei dizer ainda se foi realmente uma boa ideia matarem-no. Se pelo menos Nick fosse o Nick dos livros, eu teria entrado em modo DEMO total e estaria escrevendo mais palavrões do que vocês podem imaginar, no entanto, acho que temos que esperar pra ver. Literalmente.

Meu medo por enquanto permanece com Melissa que depois de ter passado o episódio inteiro possuída e mesmo antes disso ter mostrado uma tendência a baixa autoestima, o que a deixa a dois passos do mal comum desse tipo de adolescentes em séries de TV:
  • a) drogas;
  • b) depressão;
  • c) auto destruição (não é o mesmo?!);
  • d) todas as opções anteriores.
E por mais que eu lamente assim como Cassie fez, que não vale nada ter tantos poderes e não ser capaz de salvar aqueles que amamos, é nesse momento que eu percebo pelo menos, aonde The Secret Circle quer chegar. Ela quer chegar longe, no fundo, bem lá dentro daquele lugar onde normalmente, só sabemos, duas coisas são capazes de existir. Alma e Coração.

Se ela chegará a ter qualquer um desses, eu não sei, mas você não se sente feliz que pelo menos alguém em The Secret Circle esteja querendo um, quando tantos outros parecem estar prestes a perderem os seus?A montagem final me deixou realmente mexida, então quem sabe, mostrar um pouco de afeto seja um passo.


Gemini diz: Nick é muito lindo. Já sinto falta dele.
Sério amiga, ele pode até ser gato, mas não sabe atuar. E por enquanto, é isso que conta no meu Book of Shadows. #BFFFayeFeelings. 

*www.secretcircle.com.br – meus agradecimentos pelo uso indiscriminado de screencaps.

2 comentários:

  1. Meu Deus como você consegue contar todo um episódio assim? rsrsrs Nunca conseguirei esse feito. rs
    Vejo TSC há muito tempo e acho que a série está ficando muito fraca. O título da série é sobre o círculo, ou seja, sobre tds eles, mas tudo que o círculo faz é em função da vida da Cassie. Sei lá, acho que eles estão focando muito na Cassie e esquecendo do resto dos personagens, que estão ficando mais secundários do que deveriam. Continuo acompanhando e vou pelo menos terminar a 1° temp, vamos ver se será renovada, né?! Adorei a variedade de assunto do Blog. Muito bom. Obrigada pela visita no meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha que eu escrevi muito, nem tenta me ouvir falando, que 3 vezes pior.

      Excluir

COMENTE E/OU RECLAME