junho 12, 2012

‘NSYNC vs. Justin Timberlake vs. Justin Bieber

Se eu jogar as seguintes palavras no ar:
carros, declarações de amor, estacionamento e música pop
estarei resumindo três dos clipes mais legais dos três artistas citados acima. Mas não é só nisso que eles se comparam; há semelhanças menos visíveis assim como há diferenças que falam por cada um dos artistas e seu público. O que precisamos saber primeiro é que a principal semelhança entre eles está na seguinte palavra: amadurecimento.

Para quem não viveu os anos de ouro da música pop (anos 90), talvez não saiba, mas o videoclipe de Girlfriend marcou um ponto chave na careira do ‘NSYNC – a transição do som dos rapazes de um pop romântico/chicletinho para um urban R&B/hip hop. E não só isso, mas também a imagem adolescente para adulta.

Um dilema similar se apresentou para Timberlake anos depois, que durante o hiatus (sim, a banda ainda não tinha oficialmente acabado) do 'NSYNC, que já enfrentava um declínio de popularidade (ironia é f*da) assim como todas as boybands daquela década, resolveu se lançar em carreira solo. Antes mesmo disso, o cantor já provava de uma popularidade absurda e era o foco de atenção do grupo, tendo sido ele autor dos três singles de Celebrity, o último CD.

Havia um consenso geral de que ele era o melhor, mas seria ele capaz de se manter no topo sem os outros 4 rapazes? Bom, já sabemos essa resposta, embora na época essa certeza tenha sido embaçada por comparações intermináveis com Michael Jackson. É fato que o clipe de Like I Love You pode ser entendido como uma continuação de Girlfriend; que Timberlake não se arriscou tanto no debut e tomou notas de todas as lições dadas por seus produtores Timbaland e The Naptunes (aka Pharell Williams). Longe de mim dizer que isso é errado, afinal de contas, Justified é um CD muito bom e prova que Timberlake é sim, um excelente artista – canta, dança, compõe e produz. Quer mais?

Será então mesmo tão ruim/esquisito/idiota/sem fundamento dizer que Justin Bieber está na mesma posição que Timberlake se viu quase dez anos atrás? Não, não é. E muito me espanta que o rapaz tenha se aborrecido com as comparações. Até onde posso ver, elas não são infundadas.

Bieber tem demonstrado desde cedo uma afinidade com a música que poucos podem dizer que tem. É um dos jovens artistas mais rentáveis dos últimos tempos, tem uma base de fãs gigante e é pop puro. Ele deixou de ser uma criança fofinha e logo, logo estará experimentando os seus vinte e poucos anos. A mesma transição pela qual ‘NSYNC e Justin Timberlake passaram Bieber terá de passar, não só por uma questão de amadurecimento pessoal, mas profissional, que sinceramente, é o que deveria interessar, afinal ele é um artista musical, será que um corte de cabelo novo influencia tanto assim na maneira como ele se comporta num estúdio de gravação?

De qualquer forma, continuo não entendendo porque isso tem incomodado tanto às pessoas. Passar de uma criança a um jovem, bem aos olhos do mundo, em pouco mais de um ano não deveria ser uma tarefa complicada, mas é. Há diversos exemplos por ai de artistas que parecem duas pessoas completamente diferentes entre um vídeo e outro e não estou me referindo a Lady Gaga. Quem não tomou um susto e até achou um pouco exagerado Jesse McCartney no clipe de Leavin’?

Bieber está fazendo o mesmo que Timberlake fez há quase uma década. Ele se cerca de gente competente, aprende com os melhores, experimenta do que é bom e dá certo e com isso vai criando aos poucos uma nova identidade. Também não foi da noite para o dia que Timberlake deixou de ser o caçulinha de cachinhos para o multitalentoso artista de hoje. O que nos resta é esperar que Bieber tenha o mesmo destino e seja tão competente quanto as comparações indicam.

E sem querer ser injusta, vamos por à prova as similaridades entre os videoclipes e definir de uma vez por todas, qual é a melhor execução de "farra no estacionamento com a galera".

Desde a primeira vez que vi Boyfriend de Bieber eu fiquei pensando, opsss, de onde eu conheço isso? E justo ao final do clipe a ficha caiu: Justin Timberlake no clipe de Senorita! A verdade é que pensei no cara certo, no clipe certo, mas o nome errado da música – eu continuava visualizando Timberlake em um estacionamento de um 7-Eleven dançando com uma touca cor de vinho.

Nem sequer pensei em ‘NSYNC e quando me deparei com os diversos comentários, resolvi eu mesma, tirar minhas conclusões.

CENA-A-CENA

Um pouquinho de sussurro para fazer um suspense

  •  Pena que Timberlake só teve essa oportunidade depois que fez carreira solo. 
Todos os vocais são feitos por carinhas bonitos, com ar cool, que curtem oferecer seu amor para garotas (obviamente) étnicas. Afrodescendentes, latinas e asiáticas – para todos os gostos.


  • Bieber parece ser o único que não curte colocar nada na cabeça, mas em compensação vem com um senhor de um topete.
  • Ambos Justins resolveram que jaquetas de couro ficam melhor do que moletom.
E decidiram que o melhor lugar para se reunir com a galera era em algum espaço grande, aberto e possivelmente cheio de carros. Uma concessionária estacionamento.

  • É bem verdade que o estacionamento de Bieber parece o terraço de algum shopping center e a sua turma parece bem mais polida e glamourosa do que a cambada com o 'NSYNC.
E porque não usar os carros para dar uma voltinha?

  • Por algum motivo, Timberlake não quis repetir a dose em Like I Love You. Ele parecia muito mais interessado em outras atividades...
Fazer declarações em forma de canção, com o rostinho colado (ou outra coisa colada dependendo do print).



Além de mostrarem que sabem dançar bonitinho.



  • Para compensar a falta dos parceiros de dança multiculturais o ‘NSYNC tinha cinco integrantes – um para cada estilo, mesmo que todos fossem branquelos.
  • E por mais que a coreografia de Like I Love You seja superior aos outros, só o fato dos caras dançarem em cima de carros em Girlfriend faz com que Bieber seja o único brigando em pé de desigualdade.
Basicamente é isso. Cantar garotas ao redor de carros e um monte de gente, com direito a dancinha de acasalamento parece ser a especialidade desse povo. Para nossa sorte, eles pelo menos decidiram que alguma coisa ia ser diferente.
 
PONTOS EXTRA



THUN-THUN-PHUM. A batida esteve presente nas três canções, mas apenas Bieber achou necessário demonstrar isso e sacou um violão (o.O). E que serviu para dar um ar de serenata enquanto dizia o que faria se ele fosse o seu boyfriend...


E falando em promessas, as que os rapazes do ‘NSYNC sugerem são até mais poderosas porque eles primeiro tem que convencer a girlfriend em potencial de que o outro cara não presta e que eles sim, saberiam como tratá-la muito bem. Vencer a resistência desse sentimento prévio é a chave para o sucesso e porque não demonstrar esse embate de forças em uma cena com cabo-de-guerra?

Outra forma de impressionar as garotas está no status. Já que você é um cantor famoso, que tal convidar algum dos seus amigos igualmente famosos para dizerem um ‘olá’? Para azar dos dois acima, Timberlake não trouxe apenas um rostinho conhecido, mas quatro!

O duo Clipse, o mentor Pharell Williams e por último e bem menos importante, mas muito mais engraçado, Kevin Federline. Não lembrou? Mano, o ex da Britney!!!


PLACAR GERAL 

Girlfriend
10 pelo pioneirismo + 
5 pela dancinha em cima do carro + 
3 pela customização dos carros + 
7 pela galera diversificada e +
- 2 por promover rachas = 23

Like I Love You
8 pelas frases de efeito + 
15 pela coreografia + 
2 pela camiseta do 7-Eleven
3 pelas participações especiais + 
5 pela ironia do destino = 33 

Boyfriend: 
– 1 pela abertura esquisita + 
2 pelo topetão + 
6 pelos carrões + 
8 por escolher uma mini-cópia da verdadeira namorada = 15
Vencedor: Timberlake com no mínimo 33 visualizações.
(Don’t fear me baby, it’s just Justin).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME