agosto 02, 2012

The Secret Circle: Episódio 12

Acho que nunca disse isso antes, mas ESSE É O EPISÓDIO! Tudo que você possa apontar como bom entretenimento está aqui. Um encontro perfeito de roteiro, atuação, locação e direção. É realmente incrível que tudo o que The Secret Circle precisava para atingir seu potencial era apenas uma pequena pausa. E desde o retorno percebo um verdadeiro esforço em nos enfeitiçar (com perdão do trocadilho) e já não era sem tempo. Todos a bordo porque a viagem de hoje vai ser incrível. Alguém me segure! #OMascaraFeelings
 
RECAP EPISÓDIO 12: Witness (Testemunha)

E voltamos exatamente para o momento mais constrangedor ever dessa série – Jake interrompendo a sessão de pegação entre Cassie e Adam. E logo acontece mais um desses confrontos entre os rapazes para saber quem é o macho alfa.


Cassie não perde tempo e pergunta por onde Jake esteve e o que ele faz de volta. O rapaz conta que foi embora com os Caçadores de forma a afastá-los dela, mas teve que voltar para avisá-la que ela agora deve se preocupar com o Conselho dos Caçadores que pretendem usar nela um antigo ritual para matar bruxas com Magia Negra. Para piorar, a última vez que esse ritual foi feito, John Blackwell acabou (até onde sabemos) morto. Nossa Jake, quanta noticia boa! #NOT

Como desgraça pouca é bobagem, esse ritual aconteceu exatamente no mesmo dia no qual ocorreu o incêndio na marina e os outros integrantes do Círculo da geração anterior acabaram mortos. Eles definitivamente precisam descobrir mais sobre o tal ritual, mas logo vem Adam com sua mania de perseguição distorcendo o que Jake diz. Que babaca! 

♪Only For You – Heartless Bastards♫
Na volta, Adam dá uma carona para Cassie e ele deixa claro que não confia em Jake e nem ela deveria, pois não há como saber se ela está tentando cuidar dela ou apenas interessado na Magia Negra que ela possui. Diana interrompe a conversa e há uma nova rodada de constrangimento para todos.


♪I Had it Coming – White Rabbits♫
Na manhã seguinte Charles se surpreende com Dawn e Diana conversando. Depois que a filha vai embora ele deixa claro que não quer que ela se aproxime de Diana ou dele, desde que ela sugeriu matar Kate (a Vovó do Mal do episódio anterior).


Oh-oh você transformou um amigo em inimigo? Boa sorte.


♪Promise and the Monster - Sand♫
Em alguma garagem vodu não muito distante dali, Faye e Lee estão novamente debatendo como conseguir a magia dela de volta, quando são interrompidos por Callum, um carinha com cara de psicótico total.

Enquanto isso Cassie esperava por Jake em seu quarto, pronta para descobrir o que ele pretende de verdade voltando para Chance Harbor. Ele diz que se souberem o que realmente aconteceu no incêndio, é possível que eles pudessem entender como lidar com a Magia Negra dela, mas como todos que estavam lá no dia, estão mortos e não há mais ninguém a quem perguntar, parece bem improvável conseguir qualquer informação.

Para a sorte deles, Jake faz uma revelação que muda tudo: ele estava no barco no dia do incêndio, mas como era muito jovem, não consegue se lembrar de muita coisa a não ser ter seguido seus pais até a marina naquele dia.

A ideia é fazer um feitiço de memória e com a ajuda de Cassie (e sua Magia Negra) acessar as lembranças dele, daquele dia, quase do mesmo jeito que ela fez com Faye no dia em que eles descobriram o corpo do avô dela.


Adam chega bem na hora em que os dois estão discutindo como fazer isso e num estalar de dedos se coloca contra esse plano. Na opinião dele; uma completa loucura, levando em consideração que existe um risco das mentes envolvidas no feitiço se desprenderem do mundo real. Isso porque eu achava que vivia perdida em pensamentos...

De volta a garagem vodu, Callum termina de fazer seus acordos ao telefone e manda que Lee lhe consiga o “Espirito do Diabo” ou “Purudemga” também conhecido como DROGA que dá super poderes ou algo assim. Isso é muito #SmallvilleFeelings para a minha cabeça.


E outra coisa, aff, um traficante?!? isso é que é bater no fundo do poço, hein Faye.

Adam chama Diana para uma conversa séria no Boat House e conta tudo sobre a ideia de Jake e o quão arriscada ela é, mas ao invés de conseguir uma aliada ela corrobora a ideia. A chance de poderem descobrir algo sobre o incêndio é única e se Cassie não vê problema nenhum, eles também não deveriam e ela sugere que eles estejam presentes quando o feitiço acontecer.


Cassie e Jake vão até a marina buscar o material para o feitiço – aliás essa é uma parte da marina que não conhecemos e é simplesmente de arrepiar! Essa locação, CGI, ou o que seja é INCRÍVEL. Olhem só:



Já é noite no Boat House e Dawn aparece para afogar um cristal sem força, não, um coração partido, não espera... Ah bem, esquece, o importante é que ela encontra Ethan e começa a falar sobre os velhos tempos e de repente ela está contando uma historinha sinistra sobre Charles tentar engasgá-la. Ethan a aconselha a ir à policia, mas ela diz que não pode pois ele fez isso com mágica, já que agora ele tem um cristal. Ethan então resolve que vai dar um jeito em Charles.


Pobre Ethan. Por favor, não permita que ele seja corrompido pela víbora. Pouco depois ele liga para o inimigo e avisa que vai denunciá-lo aos anciões.

No Clube das Bruxas, Cassie e Jake começam o feitiço e são imediatamente transportados para a marina destroçada (sim, parece que o local já estava destruído antes, o que faz todo sentido, já que eles faziam mágica em segredo, nada melhor do que um local aonde ninguém mais iria por os pés). Um casal passa por eles, mas ninguém pode vê-los ou ouvi-los. De repente outro casal aparece e olha só a cara do Jake:


Yep, são os pais do bonitão. Falando nisso, o pai do Jake era BELÍSSIMO – aliás, quando vamos começar a ver bruxos feios com nariz adunco e verrugas?!? Sério, como os filmes da Disney são mentirosos!


Infelizmente Jake começa a passar mal ao tentar seguir seus pais e acaba voltando para o mundo real deixando Cassie sozinha nas suas memórias. Sinto ondas e mais ondas de metalinguagem. E claro super #BrilhoEternodeumaMenteSemLembrançasFeelings.

Pelo que ela consegue ouvir o Círculo dos pais está dividido. Amélia foi embora. Blackwell, Dawn e Charles estão juntos e são contra confiar nos Caçadores, enquanto Tom (o marido de Dawn e pai da Faye), Sophie Ann (mãe ou do Adam ou da Melissa) e o pai de Jake (nenhum nome citado) acham que eles deviam confiar nos Caçadores e parar de praticar. Pai-de-Jake acha que seria melhor mesmo, eles deixarem o Círculo e então Sarah (mãe do Jake) resolve dar uma chance aos Caçadores.


Ethan passa por eles parecendo completamente surpreso e vai embora sem dizer uma palavra. Em seguida Eben, um dos membros do Conselho dos Caçadores, aparece e corta a GARGANTA do Pai-do-Jake. Eeck! Era uma emboscada!


Há um compartimento do navio cheio de corpos com a garganta cortada. Lá, Eben deixa Sarah e a jovem encontra uma mocinha ainda viva, Lucy (até onde sei, mãe de ninguém). Enquanto isso no mundo real (você entendeu né?!), Jake se desespera ao perceber que Cassie não volta. Justo nesse momento Adam e Diana chegam.

Faye pede a Callum que lhe conte mais sobre esse tal de “Espírito do Diabo”. Ele basicamente diz que a droga realizará tudo o que a garota está tentando conseguir, ou seja, acessar sua força interior e lhe dar poder. Lee chega a tempo com a encomenda e eles saem no tapa feito dois moleques quando Callum oferece um pouquinho para Faye.

Ainda nas memórias de Jake (ok, isso soou errado, mas é melhor do que no ‘mundo das memórias’ ou ‘dentro da cabeça do Jake’), Cassie vê o momento no qual os Caçadores trazem um cara encapuzado para dentro e o amarram a um cano. Eben prossegue com um discurso/sentença louco e coloca fogo ao redor de Blackwell, o cara encapuzado, tudo bem ao estilo século 14.


O fogo sobe e Lucy, a outra garota viva, nota Cassie e manda que ela vá embora. Ou seja, Lucy está vendo o futuro, certo? (E nós com certeza vamos encontrar essa Lucy em algum episódio mais a frente).


Infelizmente Cassie não arreda pé e começa a sufocar com a fumaça do local, e o mais incrível é que o corpo dela no mundo real começa a sufocar também. O Círculo a ajuda a respirar e assim que ela melhora Adam exige que Jake volte até lá e a salve.

Ele volta, mas não sem parecer sofrer com suas lembranças (rá, metáfora da metáfora). Enquanto isso Blackwell vira o jogo e com a ajuda de um medalhão bota fogo em seus adversários e foge do recinto por uma porta lateral. Será que ninguém nunca aprende? Nunca confie no cara amarrado, principalmente se ele tiver a reputação de badass.


Jake encontra Cassie e os dois voltam.

Na garagem vodu, Faye trás a tona um nome que Callum mencionou e Lee disse ser uma velha namorada, Eva. Ele explica que parou de traficar porque Eva começou a se envolver com o “Espírito do Diabo” e isso a destruiu.

Os quatro que ainda estão na casa abandonada, se reúnem para conversar sobre o feitiço. Cassie explica todos os conflitos, como seus pais acabaram mortos pelas mãos dos Caçadores, e como o pai dela fugiu do incêndio. Ela por sinal fala que viu Ethan e tanto Diana quanto Adam falam que é impossível, pois ele sempre disse que não esteve no barco naquela noite.


BIPBIPBIPBIP! Alerta de X-9!

E já que estamos falando nele, olha o cara aí, acertado a cabeça de Charles. Assim que ele acorda, Ethan tem o prazer de se vingar de Charles, com o mesmo método que fora usado nele. Mas não antes que Charles deixe escapar que Ethan não deixe o poder lhe subir à cabeça outra vez.

Cassie volta ao barco incendiado e pega o medalhão de seu pai, que contém exatamente o mesmo símbolo marcado no teto do porão da casa abandonada. Jake está a sua espera na saída e ela lhe mostra o que encontrou. Os dois chegam a conclusão de que existe algum motivo para Blackwell ter deixado as pessoas acreditarem que ele estava morto, quando existe uma possibilidade de estar vivo. 

♪Moving On – The Grates♫
Adam e Diana tem uma conversa bem aberta a respeito de seus sentimentos. Bem, tão aberta quanto possível, quando você ainda gosta do ex que está metido em um triângulo amoroso com sua amiga e companheira de quarto e com um dos garotos com quem você cresceu, e todos eles são bruxas. Super descomplicado.

Dawn vai até o Boat House saber o que houve e recebe a boa noticia de que Ethan recuperou o cristal, mas a noticia não é tão boa assim, pois parece que Ethan vai se manter bem perto do cristal de agora em diante.

Em alguma rua da cidade, Faye desce do táxi e encontra Callum a sua espera com um pequeno presentinho. Amostra grátis de ED. Faye finge dizer não por um segundo, mas logo muda de ideia.


No cemitério da cidade Cassie observa Jake desenterrar um caixão. Porque será que os rapazes Armstrong são os únicos que cavam alguma coisa por aqui? Enfim, ele abre o caixão, que pertence a John Blackwell e nele descansa o esqueleto de um cachorro.


Não que Blackwell não fosse um, mas não no quesito anatômico, se é que você entende o que eu quero dizer.

COMENTÁRIOS

Quando eu disse que este episódio foi excepcional eu não estava brincando. As dinâmicas começaram a ficar mais intrincadas, as linhas morais mais confusas e a verdade e a mentira se tornaram uma só.

É bem verdade que sabíamos desde o inicio que havia muito para ser descoberto a respeito deste incêndio e as mortes daquele dia, e muitos também já imaginavam – ou porque são bons em brincar de CSI ou porque leram os livros – que John Blackwell iria retornar a qualquer momento. Mas brincar com nossas expectativas, torná-las verdadeiras e trazê-las para nós de uma forma que não imaginávamos é a melhor parte. Isso sim é magia.

É assistir à um show sobre o sobrenatural e vermos o sobrenatural agindo pra valer sobre todos e sermos tomados pela narrativa e nos surpreendermos com ela. E eu amei cada segundo das surpresas.

Outro ponto que retornou à série foi esse modo ímpar de sempre nos lembrar que apesar de serem bruxos adolescentes super poderosos (o quão legal é isso?), todos eles são acima de tudo, adolescentes. E como se isso não fosse suficiente, eles vêm de lares incompletos e convivem com a dor e todos os outros sentimentos que acompanham uma pessoa que perdeu uma pessoa muito próxima, muito cedo.

Para Jake essa realidade é ainda maior, pois ele apesar de criança era mais velho do que todos os outros, e retém em sua memória, mesmo que bloqueadas, as imagens da vida que ele pode desfrutar ao lado de seus pais, sem saber que esses seriam os únicos momentos que eles teriam juntos.


Mas como todo show que se preze The Secret Circle não é infalível ou perfeito. Mas algumas imperfeições são imperdoáveis.

Quando eu pensava que finalmente já havia me acostumado com suas falhas, descobri outra coisa para me incomodar. De tudo o que já reclamei, Adam realmente é meu assunto predileto. E neste episódio, percebi que não é apenas o fato de ter esperado em vão pelo Adam que conheci nos livros que me deixa irritada, mas acima de tudo a forma como Thomas Dekker decidiu interpretá-lo.

As cenas que ele compartilha com Jake são definitivamente as piores, pois suas falas são cheias de sarcasmo e sarcasmo definitivamente é desperdiçado nesse rapaz. Ele usa o tom de voz errado, range os dentes sem necessidade e aperta os olhos de tal forma que a expressão dele parece totalmente errada.

Para sarcasmo é preciso ter mais do que um bom jogo de palavras é preciso ter um envio exato da mensagem por detrás do que se diz e para tal é preciso MOSTRAR, quer seja na voz, no corpo ou no rosto e até agora tudo o eu recebi de Dekker foi uma expressão vazia. Já está na hora desse rapaz entender que não só de cílios vivem os olhos, é um bom ornamento, mas não é dele que depende a beleza pela qual, mil palavras podem ser ditas através de um simples brilho no olhar.


E esse brilho veio exemplar com Shelley Hennig, que depois de Jessica Parker Kennedy é uma das atrizes mais competentes do elenco. No inicio ela era apenas uma mocinha certinha e sem graça, mas a medida que sua vida foi se tornando menos perfeita, a atuação de Hennig foi ficando mais e mais acertada a ponto de eu desejar que ela fosse a protagonista.

Quer dizer, não é como se eu odiasse Britt Robertson, mas, bem, enfim, esse ato de loira-bonita-em-perigo eu já vi muitas vezes e sinceramente não guardo comigo nenhum afeto por tal. Sim, eu disse isso, me matem agora.

*Agradeço ao circulosecreto.com.br pelas imagens – adoroooo a nova resolução!

POSTS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME