outubro 28, 2012

Videoclipe: 아픔 - Loveholics

Beleza pode não por mesa, mas que faz uma diferença, isso faz. E sem dúvida 아픔 (lido áphŭm /apheum/) é um desses clipes cuja beleza não ofusca a canção que deve apresentar, pelo contrário, ela por si só, serve como um contraponto para toda a dor presentes nos versos, nas notas e na voz de Jang Eun Ah.

É como se estivesse subentendido que esse é o tipo de beleza que causa dor, cuja impenetrabilidade e (por que, não?!) perfeição provoca aquele tipo de sentimento difícil de ser explicado, que por vezes é capaz de te levar ás lágrimas. Extremamente agridoce. Mas muito mais próximo de um sentimento que é próprio da cultura coreana: jjang.

E é com esse pensamento que devemos estar quando observarmos atentamente este clipe. Nele temos Lee Jae Hak – baixista (que se não me engano também é o diretor do clipe) e Kang Hyun Min – guitarrista, que são os atuais integrantes do Loveholics (러브홀릭스), além de uma participação especial do ator Kim Ji Suk (Personal Taste, Chuno). Há uma mulher também, mas não consigo dizer se ela é alguma atriz/modelo ou se é a própria Jang.



Os quadros se dividem entre tomadas da banda, da mulher, de Kim e alguns objetos. E antes que os screencaps possam falar por mim: essa câmera é absolutamente estonteante.

QUADRO-A-QUADRO

1) A câmera segue em uma velocidade menor do que normalmente vemos, quase que câmera-lenta, um tanto fluida, como se filmando algo submerso, mas sem aquela pressão da água distorcendo a imagem.

Vemos Kim sentado em um espaço inundado e enevoado. Alternamos com cenas onde vemos um papel (com a letra da música) sendo queimando, molhado, suas cinzas se espalhado e pouco depois descobrimos que o próprio Kim foi quem pôs fogo nele. Depois a sequência em que uma mulher com um vestido vermelho vem lentamente caindo junto com inúmeros pedaços de vidro. Em alguns momentos parece mais como se ela estivesse caindo junto com purpurina ou algo do gênero.




2) Durante a ponte da canção (momento que antecede o refrão) vemos pétalas vermelhas sendo levadas pelo vento enquanto são seguradas por uma mão (possivelmente da mulher que cai). Em seguida cortamos para vários ângulos da banda tocando no mesmo local inundado, cercado por tochas acesas e um pano vermelho acetinado ao fundo.


3) Um pouco antes do refrão os papeis se invertem e a mulher de vermelho aparece estável no chão (cercada pelo mesmo fundo vermelho e labaredas) enquanto Kim é quem vem caindo.


4) Durante o refrão, ele entra em desespero, enquanto pedaços de vidro saem voando em direção a câmera, que passam a se confundir com as gotas d’água que espirram onde ele bate os pés. E mais uma vez alternamos com imagens da banda e dos atores - tanto Kim quanto a mulher aparecem caindo.



5) Passando para a segunda parte, um fósforo vem sendo riscado, Kim acende um charuto e traga. Foco na fumaça e em seu rosto. Alternado com uma flor caindo e se desmantelando. Foco nas pétalas.




6) No fim da segunda ponte, novamente o desespero se apodera de Kim Ji Suk.

7) Ele e a mulher discutem. Eles se agridem e ao tentar atingi-lo seu colar de contas se rompe. Foco nas contas caindo.




8) Novamente intercalamos entre a banda e os atores. Eles correm, na verdade, ele corre atrás dela, e na próxima sequência ele aparece mais desesperado do que nunca. Fora das câmeras, algo acontece à mulher que termina desmaiada (morta?) em seus braços, enquanto ele chora e a chuva (agora bem visível) cai sobre os dois.



ELEMENTOS

Há diversos elementos que se completam nesse videoclipe, mas cada um serve sozinho como uma única declaração.



Segundo o dicionário; fumaça é o vapor visível que sai de um corpo em chamas, e diversos elementos se ligaram à fogo e fumaça. Havia tochas e inúmeras vezes os atores e a banda estavam cercados pelas labaredas, quase que tomados por elas.

O fogo normalmente representa a Energia Divina, e toda a sua forma tem a ver com a demonstração de força desse elemento que pode significar também; desejo, purificação, transformação (de um ponto de vista mais espiritual) – muitas vezes lembrado pelo mito da Fênix, animal que entra em combustão (assim purificando-se) e renasce de suas próprias cinzas.

As cinzas por sua vez, são o resultado do desaparecimento da forma e por vezes ligado a ideias e temas negativos (fumaça, nevoeiro). E está ligado também à evasão por ser de uma cor intermediária entre o branco e o preto, aludindo à ideia de incerteza, ou fuga.


De fato a única coisa que queima, além do charuto é a folha de papel, com a letra da música que pode estar indicando o fim ou o momento no qual tudo o que é descrito por ela deve finalizar.



O vermelho é outra cor importante. Além de ser representante do elemento fogo, também remete à violência, agressividade, desejo, paixão. Sentimentos e atitudes que podem se tornar destrutivas se apresentadas em excesso e, portanto, deve incluir em si mesma a ideia de atenção (lembra-se das cores do semáforo?). Também é símbolo do próprio ser humano, cujo sangue tem essa cor, e é elemento fundamental para a identificação do que entendemos ser a essência. Sem sangue, sem vida.

A mesma cor vem nos tecidos (os três vestidos da protagonista) e nas pétalas das flores e nas contas do colar, todas em tonalidades distintas, que podem indicar as nuances dos sentimentos representados pelo vermelho. Não sei ao certo se essas flores são rosas ou se são lisianthus (eu acredito que seja a segunda, por causa das hastes). A primeira flor tem a ver com o amor, romance e desejo, a segunda normalmente é associada à elegância, mas também é vista como a representação da entrega amorosa.


A cor se faz mais pronunciável exatamente na cena em que Kim e a atriz estão discutindo. As expressões de desacordo, desentendimento e raiva tornam-se claras e podem estar relacionadas com o excesso (ou falta) de amor entre eles, o que os leva ao rompimento – representado com maestria no momento em que o colar de contas se rompe e vemos cada uma delas caindo. Para mim, uma das cenas mais significativas.



Várias formas de se representar a queda ou algo que cai, ou cair, foram mostradas além dessa. Segundo os psicanalistas, essas ideias (principalmente em sonhos) estão relacionadas com angústias ou medos pelo qual a pessoa atravessa e não sabe lidar. Cair de qualquer forma tem um valor muito negativo e por vezes literalmente doloroso. Além dos corpos em queda – declínio, descer ao fundo, etc – a sugestiva queda de pedaços de vidro também deve ser vista como outra interpretação.

Vidros (ou os objetos transparentes no qual se transformam) tendem a representar uma forma de proteção, um escudo frágil, ou uma barreira invisível. Sua quebra indica algo de abrupto e destaca uma situação de vulnerabilidade.


Assimilando o vidro quebrado em queda como mensagem, temos o indicativo de um corte profundo sendo feito, um momento de ruptura doloroso e inevitável. Que de inicio parece estar concentrada totalmente na figura feminina, mas que também afeta a figura masculina.



Há também em queda, a chuva. Que nada mais é do que água. Ela está sempre ligada a emoções do inconsciente e ao poder de ativar essas mesmas emoções (que nos impulsionam e por vezes nos governam). A chuva tem uma simbologia mais dual, podendo ser tanto positiva, quanto negativa, embora normalmente seja mostrada nas artes (música, literatura, etc.) pelo lado negativo, e chega a indicar um sentimento de desamparo, dor e impotência.


Todas essas ideias muito bem expressadas na forma como Kim Ji Suk grita para o nada no final do clipe.
 --
Depois de toda essa definição e simbologia correndo solta, vou tomar a liberdade de dizer duas coisas que tem mais a ver com a minha impressão do clipe do que com uma leitura mais moderada. 

Kim aparece por uns bons minutos sozinho, fumando, e olhando para nada além da fumaça e de repente na cena seguinte ele dá um sorriso sarcástico, talvez até complacente. O que me faz lembrar bastante a opinião que muitas pessoas que fumam tem a respeito do próprio vicio. Algo como: "sei que faz mal, e daí? Realmente, eu não me importo".


Distorcendo um pouco isso, e pensando na letra desta canção, talvez seja a forma como ele deixa claro que nada mais lhe importa se ele realmente há de perder aquilo que tem de mais preciosos em sua vida, a mulher que ama.

Na prévia que saiu do clipe, um dos versos da canção foi destacado enquanto Kim corria, na parte final.

죽음보다 아픈 삶을 살아가... 
(eu) Vivo uma vida (existência) pior que a morte
Preciso dizer mais?!

RESUMO DA ÓPERA

- Definição: Jjang! 
- Som/Imagem: Excelente execução das duas. Cada parte belamente traduzida e visualmente impecável. 
- Passando na TV: Corre para não perder nenhum pedacinho e canta o refrão com toda a força. 
*Posição: 3ª – na lista dos vídeos que fazem pedacinho do meu coração.

BANCO DE DADOS

*Música: 아픔
*Artista: Loveholics 
*Em: In The Air
*Lançamento: setembro, 2009 
*Estilo: (K) alt. rock; soft rock, modern rock, ballad, pop rock;
*Participações: Kim Ji Suk 
*Featuring: Jang Eun Ah
*Single

Fonte: YouTube [1] e [2], Loveholics Oficial, Loveholics Press,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME