dezembro 31, 2012

Revisando 2012 – Part. 4 (final): chegou a hora da caçada.

Este ano nos trouxe cada nome doce em nossas bocas e tanta informação para descobrir que ainda não sei como nossos PCs sobreviveram - na verdade Miyagi está prester a dizer adeus ao seu velho companheiro, mas pelo menos ainda dá para ganhar um substituto de presente de Natal atrasado, certo? Para esta lista selecionamos os espécimes mais atraentes e miramos bem para não erar o alvo, mas sabe de uma coisa? Nenhuma de nós é muito boa de pontaria.


TV

Amor Eterno Amor 
 

MM: Só disse que queria falar dessa novela por causa da construção do relacionamento do casal protagonista Miriam e Rodrigo/Carlos, interpretados por Leticia Persiles e Gabriel Braga Nunes. Eu ainda não tinha visto um casal que por mais que não estivesse junto, e mais que isso ainda não haviam se descobertos amores de vidas passadas (nem isso tinha ficado claro para o telespectador também), fosse tão companheiro e possuísse confiança mútua como os dois. Ele estava de casamento marcado com Elisa quando a pegou dizendo que depois que casassem ia fazer questão dos dois se afastarem e ele foi e disse que não ia se afastar da Miriam, que a queria por perto. Adorei. Não vou nem me alongar na infelicidade do núcleo do Marajó que, claro e óbvio, com 2 meses no ar se mudou para o Rio. Nem na tentativa mais lamentável ainda de fazer os atores representarem com sotaque, que de tão artificial só existia na ficção e virou piada. 

Nota: Só não é ruim que nem sotaque fictício porque realmente gostei da história de confiança entre o casal protagonista


Avenida Brasil 


MM: Como não ter se apaixonado pela Carminha? Por isso, em minha opinião, a novela virou sinônimo de 2012 junto com fim do mundo. Incrível o sucesso nas redes sociais, dava pra acompanhar os capítulos pelas postagens em FB e Twitter. O tema vingança é o recorrente pilar do autor João Emanuel Carneiro, mas a direção de Amora Mautner mexeu na dinâmica. O que era o caos da família “buscapé” de Tufão? Todo mundo falando alto e ao mesmo tempo. Sem contar a sensação de que tinham coisas que não pareciam constar no texto, e as improvisações que, de fato, rolavam e a gente ficava sabendo depois. O negócio foi tão forte que gerou uma baita rejeição de Salve Jorge.

Mas fazer o que, Avenida Brasil mobilizou os jovens de uma forma que ainda não tinha visto. Cada capítulo terminando em um suspense aumentado pelo congelado em P&B deixando aquela ansiedade. Acho até desnecessário me desdobrar falando da história da novela porque quem não sabe do desejo de vingança de Nina/Rita? Do Cadinho com suas 3 esposas que foram do luxo ao lixo? E da Suélen que com Rony e Leandro formaram o casal de três? Ou do seu Diógenes, pai do Rony, que pela segunda vez foi abandonado pela Soninha Catatau Dolores? Ou do Nilo do lixão com sua risadinha canalha e sempre fuxicando dando uma de jornalista? Ou do Silas que não queria uma mulher e sim uma empregada? Ou do Dadauto que fazia lobinho pra Muricy que se separou do Leleco só pra depois ficarem se pegando escondido feito casal adolescente?

E ainda pra completar, só pra ter noção do sucesso de Avenida, a segunda temporada da série Revenge (no ar pela Sony no Brasil) estreou em novembro e os comerciais anunciando sua volta seguiam a estética de Avenida Brasil com o congelado em P&B.

Nota: Igual a Carminha – Ela te conquista de pronto e quando tu vês, estás amando odiar e torcer por ela. 


Cheias de Charme 


FG: *batendocabelo* Ex-Mai Looooooooove, Ex-Mai Loveeeeeeeeeeee.... 
MM: “Se botar teu amor na vitrine, ele nem valer R$1,99”, filosófico não? E a irmã da Titi que é a cara dela? Gostava do casal Liara e Rodinei, era de uma química que incendiava a TV.
FG: Trilha sonora a parte essa novela foi uma piração só, mas tão gostosa de assistir. Seu planejamento quase-perfeito só deu esse ótimo resultado mesmo, porque era uma novela com muito carisma, e não estou me referindo só a um núcleo, a novela por inteira segurava a atenção, com exceção é claro, da parte onde o trio de empreguetes se separou e choveu dramalhão mexicano para todo lado. Mas é bem verdade que sem a surreal Chayene e o romance bonitinho de Cida e Elano, eu não teria sintonizado todo dia.

Nota: parafraseando Guilherme Arantes numa versão de Fabian – hum, cheia de charme, um desejo enorme... de se aventurar. Beijo ‘búnita’.


Gabriela (2012) 


FG: Chega de bestagem e vamos logo à pergunta de um milhão de reais: Com quantas quengas se faz um remake dar certo? 
MM: Olhe, só sei que tem que ter uma quenga velha mãe de um coronel invertido. Rachava de rir com os insultos que mãe e filho trocavam.
FG: Não posso e nem vou tentar fazer comparações, por isso acho que como uma produção de televisão, Gabriela cumpriu bem seu papel de nos entreter. Ela não foi exatamente brilhante ou maravilhosa, mas só o fato de ter um elenco tão monstruosamente sagrado era sinal de que as atuações seriam excelentes. Nunca mais vou me esquecer deste diálogo: 
Dona Sinhazinha: Mas meu marido, e o amor? 
Coronel Jesuíno: Deixe de bestagem. E deite que vou lhe usar.
Nota: tipo comida típica feita fora do lugar de origem; não é igual, mas é bem gostoso. 


Girls


FG: Existe alguma coisa seriamente estranha com essa série. Logo que resolvi assistir, tinha em mente aquele conselho universal que está rolando na internet a respeito dela, ou você ama, ou você odeia. Sinceramente, eu não sinto nenhum dos dois. Girls me faz querer continuar assistindo o próximo episódio, mas não me dá aquela ansiedade ou paranóia que fico por produções que me hipnotizam.

Pensando nisso acredito que é bem por aí, Girls é bem ‘garotas’ mesmo. Com seus episódios que terminam num corte quase grosseiro e contam qualquer coisa sobre o que acontece na vida de 4 amigas (com aqueles níveis de amizade bem definidos).

Girls se tornou mais uma no meu circulo de amizades e sempre que eu vou atrás dela para saber das novidades ela tem algo para me contar. Nem sempre o que ela tem para me dizer eu quero ouvir, mas fico lá servindo de terapeuta, pois eu posso não entender tudo, mas me importo que ela tenha escolhido justo a mim para desabafar. E se você realmente quer ver gente pelada e bizarrices e como são as garotas na faixa dos vinte anos, vá em frente.

Nota: como Sex and the City com um pouco menos de sexo, glamour e muito mais próximo daquilo que você entende como começar a ser adulta.


Louco Por Elas 


MM: Leo é um cara bacana, simpático, que orbita ao redor das mulheres de sua vida, mas que se acha demais e acaba sendo um panaca. A abertura que fizeram p’ra série representa muito bem ele, dominado pelas filhas, embasbacado por qualquer rabo de saia, às vezes pequeno perto da ex-mulher que coloca a máscara da bem-sucedida e sufocado de amor pela vovó Violeta.

Bárbara é a adolescente atleta, joga futebol de areia no time que seu pai treina, filha de Geovana com outro cara e que sempre teve em Leo sua figura paterna e que vira e mexe tá envolvida em algum drama. Teodora é a filha pré-adolescente muito inteligente, e acima de tudo racional. A D. Violeta é a avó do Leonardo Henrique, como ela mesma fala quando ‘tá chamando a atenção dele, meio louca, mas que quase sempre está certa. E por fim Giovana, ex-mulher, bem-sucedida e meio neurótica, mas que tem problemas para manter um relacionamento amoroso porque possui um relacionamento com Leo que não é o de simples ex-marido e mulher. Um vive se metendo na vida do outro, é impressionante, nos namoros ou possíveis namoros, nas armações, etc.. A gente acaba é se divertindo. 

Nota: Igual a vó Violeta – te conquista e te diverte pra caramba.


Malhação (2012/2013)


FG: Fazia tempo que eu não me sentia tão bem assistindo à Malhação. É bem verdade que adoro dizer por ai que Rodrigo Simas é minha única razão para ligar a TV nesse horário, mas isso é apenas parte da razão. 

O que mais me atrai nessa nova temporada é essa coragem de repetir a mesma dose lugar-comum de conflitos adolescentes. São situações tão universais que não importa quantas vezes e de que formas elas são contadas, há sempre um lugar cativo em nosso coração. E é a primeira vez que vejo uma novela abraçar seu público com vontade, falando sobre o que eles falam, do jeito que eles falam, para quem eles querem falar. Fazendo o que a adolescência faz de melhor, criando um universo só seu.

Nota: 9,5 – esse meio ponto descontado foi por ter matado aquelas aulas da terceira semana.


Para Gostar de Música


FG: Faz tempo que deixei de defender e assistir à Mtv – não necessariamente nessa ordem. Mas volta e meia assisto a alguma coisa em nome dos velhos tempos. E qual não foi minha surpresa ao descobrir que a emissora trouxera de volta, e muito bem repaginado, um dos seus melhores programas. Que por sinal, fala sobre música, daquele jeito meio papo-cabeça que já não se via faz tempo.

Ele é bem simples; depois do tema escolhido, um Vj discorre sobre ele apresentando representantes da cena/tema principal em entrevistas – de modo geral faz-se a cronologia e evolução do tema enquanto ‘entendidos’ do assunto dão sua opinião.

Nota: Nostálgica e cheia de uma bossa bem Mtv.


Revenge


MM: Eu realmente ‘tava (ainda ‘tô) empolgada com esta série. Ao ponto de não suportar as comparações que rolavam com Avenida Brasil, até porque pra mim não tem comparação. Revenge é muito melhor! Eu comecei a acompanhar o desenvolvimento da história pelos comerciais enquanto via CSI, por onde foi, aliás, que a série me ganhou. Mas só assisti os planos malignos de Emily Thorne até sua festa de noivado com Daniel, na primeira temporada, que é por sinal como começa a série. Na época até pensei que esse era o final, Jack baleando Daniel, mas não. Quem na verdade é baleado é o Tyler, o “amigo” do Daniel (Deus me livre de um amigo desse!) e este é encontrado desacordado e ensanguentado, logo virando suspeito da morte de Tyler. A segunda temporada também não ‘tô acompanhando, portanto empolgada eu posso até ser (e sou muito!), mas ‘tô mais por fora que bunda de passista de escola de samba no carnaval.

Nota: Loucamente apaixonante 


Tapas & Beijos  


MM: Pensei que aqueles casais não iam se entender nunca. Ah, preciso dizer que não consigo esquecer a história do “Clube Sanduíche” hehe. Vistes o episódio da festa à la Se Beber Não Case
FG: Vi. E continuo achando que Tapas & Beijos é o tipo de programa que não se analisa. Apenas diga ás pessoas que quase fizestes xixi na calça de tanto rir e em algum momento elas vão assistir e decidir por si mesmas se esse é o tipo de humor delas. 

Nota: Tão pirado quanto sugerem as chamadas. 


The Secret Circle 


FG: Apesar de ter estreado ano passado e ter sido cortada em definitivo em 2012, TSC merece que eu dê uma reclamada. 

Levando em consideração, todas as estreias da CW nesse ano, afirmo que TSC foi injustiçado. Depois de um inicio agradável, a série deu uma capengada na primeira metade e parecia buscar não só unir o tão falado Círculo do título, mas também seu elenco, que por vezes estava fora de sintonia. Depois da pausa de final de ano, a série abraçou o lado negro da força (de tantas formas, que nem dá para citar) e aproveitou seus poderes para melhorar a qualidade do show como um todo. E ainda não sei qual foi a praga, macumba, feitiço que nossos bruxos não conseguiram bloquear! 

Mas quando eu descobrir, vou fazer minha vingança no melhor estilo Cassie-Magia-Negra-On 

Nota: Igual ao John Blackwell – nadou tanto para morrer na praia, apesar de que na praia foi onde ele recuperou a caveira de cristal WTF, mas você entende o que eu quero dizer. 


The Voice Brasil


MM: Acabou o programa e eu não sei mais o que fazer no meu domingo a tarde. 
FG: Somos duas. Estamos órfãs. 2ª Temporada, vem logo! 

Nota: igual à Alma Thomas – veio da gringa, mas tá cheia de samba no pé. Finalmente um programa que justifica seu formato. 
-- 

E agora finalmente nos despedimos de 2012, com saudades de algumas loucuras e sem um horizonte definido para 2013, a não ser o que já fazemos com o maior amor por esse blog (e nem sempre com tanta vontade na vida real): trabalho, trabalho, trabalho. 

O midiaholics agora vai encher a cara aproveitar o Réveillon, pulando ondinhas, comendo romã e o que mais tiver direito, só não nos peçam para assistir ao Show da Virada, porque ninguém merece hein! e FELIZ 2013! Muita mídia coisa boa para vocês! 

POSTS RELACIONADOS

2 comentários:

  1. Thankѕ for one's marvelous posting! I certainly enjoyed reading it, you are a great author. I will be sure to bookmark your blog and will eventually come back later in life. I want to encourage you continue your great job, have a nice day!
    Take a look at my web-site ; v2 cig review

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh well, thanks.
      I don't know how much of it you did get, since it's in portuguese, but I guess that handy translator button does work!
      Come back whenever you feel like it! ^^

      Excluir

COMENTE E/OU RECLAME