janeiro 25, 2013

Disney Princesas® (versão original) vs. Disney Princesas (especiais da Harrods)

Se você pensava que não precisava ter inveja das Disney Princesas® só porque elas têm: o Príncipe Encantado, um conto de fadas só seu, filme(s) e castelos, pense novamente com muito cuidado quando eu lhe disser que cada uma delas ganhou um modelito novíssimo, atualizado e exclusivíssimo do crème de la crème do mundo fashion. *por onde anda minha fada madrinha?*

Tudo começou com Mulan passando na programação da tarde e lá pelas tantas da madrugada, depois de xeretar zilhões de coisas sobre a Disney, lá estava eu, encontrado nos confins (ok, a matéria é recente) da Vogue um motivo para vir aqui e revelar meu profundo carinho pelas Princesas e por moda.

A Harrods, famosa loja de departamento de Londres, sempre prepara algo de especial durante as festas de final de ano para impulsionar vendas e criar um burburinho. Com sua enorme fachada – a loja toma um quarteirão inteiro – eles costumam criar verdadeiros cenários em suas vitrines estratégicas e assim atraem curiosos, clientes e notícias.

No ano passado a inovação veio do pedido da loja á seletos estilistas que criassem novos vestidos para as Disney Princesas®. Atentem que eles não pediram exatamente recriações, mas criações que trouxessem um pouco do universo de cada uma delas e depois dos modelitos entregues, a loja construiu bem ali em sua fachada um pedacinho de cada um desses universos.

A ideia é óbvio, não veio do nada; a loja utilizou exatamente as Princesas para marcar a abertura de um novo espaço no 4º andar da loja, voltado para o público infantil feminino – e de quebra para as mães.

Como sabemos, o número de estilistas e Princesas é grande, por isso apenas um conjunto de “10+” foi escolhido para fazer parte do projeto. E se já vi crianças baterem boca quando o assunto é a melhor Princesa, imagina agora que elas têm reforço de alta-costura.

Mas vamos falar sério, escolher entre vestidos 2D bufantes estilo boneco-de-bolo-anos-80 e vestidos de alta-costura, fica claro quem leva a melhor, certo?! Portanto resolvi mudar as regras e fazer as Princesas repaginadas brigarem entre si pelo posto de DIVA.

Antes de começar com a avaliação quero deixar claro que estou deixando de lado não apenas meu amor eterno por A Bela Adormecida, mas também o fato do Espelho Mágico já ter dito que Branca de Neve é a mais bela dentre todas, além de uma das garotas já ter o nome de Bela. Sem contar também que outra está em desvantagem porque tem um rabo de peixe – como ela vai andar na passarela?

ORIGINAL vs. VERSÃO

Em ordem de idade (a princesa mais velha, de acordo com o lançamento de seu filme) listaremos agora nossas Princesas em seu formato original e logo o croqui correspondente a sua pessoa e estilista.
  • Branca de Neve | Branca de Neve e os Sete Anões (1937) x Branca de Neve | Oscar de la Renta

“’Algum dia, o seu príncipe virá...’ Esse vestido de seda é divino com intrincados bordados pelo corpete e capa que vai até o chão no vermelho que é sua marca” – Harrods.

Nossa amiga ganhou um vestido novo bem similar (quase que igual) ao seu velho conhecido e que de quebra ainda vinha com uma bolsa em forma de maçã. Podia ter inovado mais.
  •  Cinderella (1950) x Cinderella | Versace

“’Você deve ir ao baile’, em uma estonteante interpretação contemporânea completa com camadas douradas, uma tiara, um colar que fala coragem por si mesmo, e claro, sapatinhos de cristal – decorado com o icônico tema da medusa Versace” – Harrods.

O modelo criado por Donatella Versace também lembra o original, embora (como sempre) ela tenha ousado e trazido bastante plum (esse volume na marca do quadril) e o toque de ouro que não havia antes.
  • Aurora | A Bela Adormecida (1959) x Aurora | Elie Saab

“Encapsulando a graça natural e inocência de Aurora, esse belíssimo vestido em rosa bebê, é embelezado por delicadas contas espalhadas” – Harrods.

O modelo criado por Saab consegue ao mesmo tempo evocar a feminilidade da obra original e ser uma criação que é a cara do estilista com suas curvas longilíneas.

  • Ariel | A Pequena Sereia (1989) x Ariel | Marchesa

“Um chique e elegante vestido de noite azul-profundo de seda foi belamente trabalhado para combinar tecidos luxuriosamente drapeados, que representa perfeitamente o estilo feminino moderno – capturando o espírito aventureiro debaixo-d’água de Ariel” – Harrods.

Marchesa ficou longe das saias armadas que marcam bem o estilo Disney de ser das Princesas e apostou numa calda longa e num tom de azul belíssimo para nos lembrar da Princesa em questão.

  • Bela | A Bela e a Fera (1991) x Bela | Valentino

“Um vestido parecido com fantasia de chiffon de seda com uma capa com capuz translúcida e camadas de pregas requintadas, tem acessórios em sapatilhas especialmente cravejadas com a marca e uma bolsa de flor prateada” – Harrods.

A nova criação lembra nas cores e no volume da saia o original, que também parece grande, embora a adição do capuz nos remeta a outro modelito que a personagem usou no filme. A bolsa-flor é outro toque especial.

  • Jasmine | Aladdin (1992) x Jasmine | Escada

“Um exótico vestido fúcsia de chiffon de seda contém a beleza ardente de Jasmine, completa com um extravagante cinto de flor dourado” – Harrods.

A cor escolhida por Escada quebra a tradicional imagem da Princesa exótica, mas mantém todo o resto com as calças bufantes e a capa. Os acessórios dourados nos lembram que nossa Princesa era filha de um sultão.

  • Pocahontas (1995) x Pocahontas | Roberto Cavalli 

“Apresentando claras, douradas e terrosas cores, esse vestido incorpora estampas evocativas de apanhador-de-sonhos com detalhes perolados. A leveza de uma pena e as asas de uma borboleta, é perfeito para uma princesa apaixonada por liberdade” – Harrods.

A Pocahontas de Cavalli é exuberante, sexy e altamente fashion. A fenda profunda, a cintura marcada e a alça em um só ombro nos mostram que essa princesa sempre esteve pronta para se movimentar.

  • Mulan (1998) x Mulan | Missoni

“Uma terra de seda e jade inspirou essa encantadora criação no estilo de um quimono oriental, que apresenta atrevidos tons de turquesa e detalhes vermelhos” – Harrods.

O modelo lembra bem a orientalidade desta Princesa e de alguma forma mantém a aura Missoni de ser com o conjunto de cores e os detalhes de bordados que remetem as famosas flores de cerejeiras do extremo leste.

  • Tiana | A Princesa e o Sapo (2009) x Tiana | Ralph & Russo

“Um sonho que se torna real, esse vestido de noite verde-hortelã com um decote coração e uma camada de renda, apresentando cristais espalhados que cascateiam em uma saia de tule em camadas” – Harrods.

Esse vestido é tão feminino e adequado ao original de Tiana que parece mesmo uma remodelagem, embora o upgrade seja muito mais legal. Óbvio.

  • Rapunzel | Enrolados (2010) x Rapunzel | Jenny Packham

“Um vestido mágico em cinza pálido adornado com contas (pedrarias) incríveis que jamais deveriam ser trancafiadas” – Harrods.

A Rapunzel de Packham continua sendo uma moça recatada que até mesmo no novo vestido parece estar sendo sufocada com a gola alta, embora seja uma bela figura. As vezes é só uma impressão mesmo.

CENÁRIOS

Agora vamos verificar os desenhos do planejamento das vitrines e depois os vestidos já prontos dentro do cenário montado.

  • Branca de Neve 

Quase não se vê o resultado final de Branca, pois ela ficou deitadinha, mas seu cubículo parece bem com o que nos lembramos de fuga pela floresta até encontrar a bondade dos 7 anões.

  • Cinderella

Nossa amiga Cindy ganha e perde novamente seu lindo sapatinho de plástico cristal no que parece ser 12:00 para sempre ou ela teria virado a Gata Borralheira. Aliás, ela nem precisa virar abóbora com todo esse volume no quadril – espero que Cindy tenha o quadril bem minúsculo!

  • Aurora

O cenário da bela que dorme realmente é um dos mais perfeitos. Quem dera toda mulher pudesse dormir tão belamente quanto Aurora. E acordar também – sem nenhum nózinho no cabelo ou aqueles amassados medonhos no rosto.

  • Ariel

Coitada da Ariel. Não parece que ela caiu dentro daqueles brinquedos com água de 2,99 que a gente compra no camelô e tudo o que se deve fazer é apertar maniacamente os botões para fazer as argolas caírem dentro das estacas lá dentro?

  • Bela

Porque acho que Bela está tendo um ataque de fúria, quando o desenho parece todo feliz? Isso não fica a cargo da Fera? Mas fora isso, acho que imagino sim isso ser apenas um pedaço da escadaria de seu imenso castelo. Bom trabalho!

  • Jasmine

Oh, Jasmine está sobrevoando a cidade no seu tapete voador, certo?! Muito linda a imagem, mesmo que ela não seja exatamente o que vemos no filme, mas criatividade é por ai mesmo. Aliás, será que eles vendem essas luminárias?

  • Pocahontas

O que há com esse bagulho na cabeça de Pocahontas? Tirando isso, o resto fica ótimo. Meio sem graça, mas quem precisa de ambiente com um vestido desses? Você é o ambiente inteiro!

  • Mulan

O jardim de Mulan parece bem legal e original e oriental, mas achei meio apagado demais, principalmente com essa imensa cerejeira. E fora que o vestido meio que se fundiu com o ambiente. Tudo harmônico demais.

  • Tiana

Wow Tiana muita coragem sua andar no meio desse brejo com um vestido desses. Eu não faria isso nunca, mas bom pra você que ficou super bem incorporada no seu cenário e ainda nos deixa ver direitinho o vestido.

  • Rapunzel

Eu gostaria de dizer que achei bem legal o cenário e tudo, até mesmo porque gostei mesmo, mas a altura dessa torre e o manequim escolhidos ficaram ligeiramente bizarros. Não parece como se ela estivesse com os braços acorrentados na janela – o quê, a garota virou Prometeu agora? Não me lembro de ninguém querendo comer seu fígado.

PHOTOSHOOT

Agora vem a prova final e a chance de ganhar pontos bônus numa execução live-action de tudo o que vimos acima. A Harrods Magazine fez um ensaio super especial dos looks e com essas imagens poderemos saber ao final de contas, qual desses vestidos levaríamos para casa quem se saiu melhor.

  • Branca de Neve

Branca tem os lábios mais escuros, porque agora é moda e a manga bufante meio que me aborrece, mas de resto, parece bem o original. Um conselho, aproveite essa sua bolsa fofa e dê com ela na cara da bruxa má. Você nunca ouviu que não deve aceitar nada de estranhos, garota?

  • Cinderella

Cindy de cabelão solto? Adorei! Mas o seu modelito não parece nada prático para uma garota que pretende dançar a noite inteira e tem que ir para casa correndo quando der meia-noite. Não é toa que você tropeça nos sapatos gata. #ficaadica

  • Aurora

Essa faz mesmo jus ao nome. Dorme até o sol raiar (e mais um pouco) além de ser mega pálida e loira cintilante. Adoro o jardim invadindo sua alcova bem ao estilo do que foi criado no filme. Reparou na legenda? Ela usa um diamante de 5.25 quilates que nem sequer tem o preço colocado. Será que o Príncipe Filipe não era falido e quis dar o golpe do baú?

  • Ariel

Porque diabos garota, você entrou na banheira com o vestido? Ok, deixa para lá, como vou conversar com uma mulher-peixe?! Seja qual for o resultado final (já que não vemos por inteiro) pelo menos a cor foi certeira, ressaltando a “ruivisse” de nossa princesa.

  • Bela

Quase morta por um lustre. Isso é que um jeito legal de dizer que viver com um cara que é metade besta não deve ser nada agradável. Não sei não, o cara tinha uma personalidade terrível... será que no fundo, no fundo, ela não teve que adestrá-lo primeiro? Aff, muita mão-de-obra para um príncipe só. E yeah, ela parece bem igual ao original.

  • Jasmine

O que ela faz em cima do muro? Tentando fugir novamente? Será que eu já não disse para a outra garota-fugindo-faz-meu-estilo que fazer isso com saltos não dá muito certo? Pelo menos o seu tem calças, mas eu dispensaria a capa. Ou melhor, faça um dos seus desejos, já que a lâmpada está ai do lado mesmo.

  • Pocahontas

Essa garota sabe do que eu estou falando! Descalça. Com um vestidão puro glamour, mas leve e fácil de dar-no-pé se esse for o seu destino para todo o sempre. Isso sim é uma Princesa prática, bate aqui colheeega!

  • Mulan

E porque a Mulan só ficou mais legal com toda essa fumaça? Na verdade estou começando a achar que tem a ver com o fundo mais escuro que os tons no modelito e a cabeleira solta. Charmosa, simples e oriental na medida certa.

  • Tiana

Essa Princesa realmente é descuidada! Segunda vez que ela mete o vestido na água , que coisa. Está tudo muito bonito e encaixado com a história, mas já vi que o vestido tem tule demais para o meu gosto.

  • Rapunzel

Tão melhor! Rapunzel parece triste, encarcerada, sufocada, entediada e bem donzela para o gosto de um pé-rapado aventureiro querendo arrumar problemas. E o vestido? Ah, tão melhor pronto que nem me importo se essa parte das pedrarias deve ser desconfortável ou não. E acho que isso é lilás e não cinza, como eles diziam no croqui. Bem melhor mesmo.

PLACAR GERAL

Branca de Neve:
- 2 por ficar muito igual ao original +
- 1 por ter escondido demais o vestido no cenário +
- 2 pela manga bufante horrenda +
2 pelo batom escuro +
-2 por aceitar comida de gente estranha = - 5 (vai ficar me devendo)

Cinderella:
5 pela recriação bafônica + 
2 pelas joias imensas + 
- 3 por ter ficado que nem boneco de bolo de noiva no cenário + 
5 pelo cabelo solto + 
- 3 por causa de tanto pano que perde o sapato +
5 por um Príncipe sem preconceitos = 11 

Aurora:
6 por manter a essência inocente +
4 pela silhueta linda +
10 pelo cenário perfeito +
8 pela imagem quase pôster de filme +
- 5 por casar com um cara com quem você só fez um dueto +
2 por ficar com um cara que te salvou de um dragão = 25

Ariel:
8 pela formato similar lembrar o original sem ficar brega +
2 pela cor escura do vestido +
- 5 por ter ficado com cara de brinquedo vagabundo +
- 1 por molhar o vestido +
- 7 por dar seu bem mais precioso (a voz) só para ir atrás de um cara = - 3 (junte-se ao clube das endividadas)

Bela:
- 6 por não ter eliminado volume desnecessário +
5 pelo cenário bem aparente +
3 pelo batom bem escuro e a franja +
- 3 por ter aturado um cara abusivo +
3 porque ele era legal no final das contas = 2

Jasmine:
10 por ter reinventado todo o estilo da Princesa +
8 pelo cenário ser show , mas não ser igual +
- 2 pelos saltos complicadores-de-fuga +
4 porque ficou com o cara que era malandro e gente boa = 20 

Pocahontas:
20 por um vestido que é sexy +
5 por nos fazer lembrar da Princesa em questão +
- 3 pelo troço esquisito na cabeça +
4 pelas marias-chiquinhas = 26

Mulan:
3 por ser levemente inspirado +
- 2 por aparentar ser vestido de avó +
5 pelo cenário bonito +
- 3 por sumir com o vestido por causa da iluminação +
5 pelo cabelo solto +
4 por parecer mais bonito na modelo viva = 12

Tiana:
8 por valorizar a princesa numa releitura bonita do original +
10 pelo cenário perfeito +
5 porque ficou bom no cenário +
- 3 por ter volume demais na saia +
4 por beijar o sapo (corajosa!) = 24

Rapunzel:
4 por parecer bonito +
- 6 por parecer desconfortável +
- 4 pelo cenário esquisito +
- 3 pelo cárcere privado gratuito +
8 pela versão real casar muito bem com a história = - 1 (poxa saldo negativo...)

Vencedora: Pocahontas | Roberto Cavalli que mereceu 26 olhadas de pura inveja.
(“Vem descobrir os trilhos da floresta
Provar a doce amora e o seu sabor”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME