janeiro 02, 2013

I Miss You: Sexta Semana

*Devido à eleição presidencial que ocorreu na Coréia do Sul no final do ano passado, apenas um episódio foi ao ar nessa semana. 
Existe um limite até o qual o esforço de uma pessoa consegue ir. E se lutamos contra algo, este limite tende a parecer menor ainda do que esperávamos. O que o episódio dessa semana vem nos ensinar é que ás vezes já alcançamos nosso limite e nem nos damos conta, por estarmos ocupados demais lidando com a dor. Lembrem-se, sem dor, sem drama.


EPISÓDIO 11 - RESUMO 

O choque elétrico faz Jung Woo desmaiar e a ajumma diz que o avisou para ser cuidadoso. Ok, só eu acho que o Jung Woo é meio lerdo? Ah Reum chega à delegacia bem no momento em que os policiais começam as buscas por Jung Woo. Eles resolvem rastrear o telefone do detetive e vão parar em um lixão/centro de reciclagem, mas encontram apenas o aparelho riscado com uma mensagem na tela: “minha filha está morta”. 

O detetive acorda mais tarde todo amarrado. Logo a ajumma volta (de onde quer que ela tenha ido) vestida com as mesmas roupas que vimos no dia do assassinato. Ela diz a Jung Woo que tinha tudo planejado e se eles não tivessem investigado, ela teria desaparecido silenciosamente, mas agora... Ela tira a fita que veda a boca do detetive e ele pede que, por favor, o deixe falar com Soo Yeon uma última vez. Mas antes de qualquer coisa, ela separa algumas pílulas e dá para ele.

Corta para Zoe, que continua ignorando Harry. Ela atende ao telefone a contragosto e percebe que algo errado com Jung Woo e sua voz fraca. O detetive pergunta se ela sabe quantos passos são do poste de luz defeituoso até a casa dela. Ele diz que são 15 passos. E pouco antes de apagar, diz que sente sua falta.

A jovem se espanta e liga para o telefone dele, mas quem atende é seu parceiro que ansioso quer logo desligar. Zoe é mais rápida e avisa que ele lhe telefonou. O parceiro então revela que Jung Woo foi sequestrado ao procurar pelo assassino do estuprador. Ela conta sobre o telefonema, mas diz que há algo errado, pois Jung Woo jamais esqueceria que o número de passos entre o poste e sua casa é 280 passos e não 15. Então, chega-se a conclusão de que essa é uma pista para o lugar onde ele está agora. No meio da conversa Harry entrou no quarto. Assim que termina a ligação Zoe resolve ir atrás de Jung Woo também e o noivo diz que vai ajudá-la dessa vez, mas já está na hora dela deixar o passado para trás.


A polícia encontra Jung Woo desacordado e devidamente deitado e coberto. Pelo visto a intenção da ajumma não era matar o detetive, mas simplesmente atrasar sua captura, já que ela ainda tinha alguém com quem acertar as contas. Zoe e Harry chegam na cena bem na hora que Jung Woo está sendo carregado para dentro da ambulância. Close desnecessário na bengala de Harry.

Corta para Zoe decidindo entrar no quarto onde Jung Woo foi internado. Ela vai entrando devagarzinho e pega Jung Woo saindo do banheiro com metade da blusa enfiada. O parceiro de Jung Woo entra logo depois e pega a mesma cena – ambos ficam envergonhados e viram o rosto ao que Jung Woo se ajeita. Todos riem.




Harry chega para estragar a diversão e pede um minuto em particular com o detetive. Ele se oferece para encontrar Soo Yeon e pergunta o que aconteceria se ele a encontrasse e ela não quisesse vê-lo. Jung Woo devolve a pergunta com outra – será que não é Harry quem quer que Soo Yeon o odeie? Aff, estou cansada desse jogo de “eu-sei-que-você-sabe-que-eu-sei-mas-vou-fingir-que-nenhum-de-nós-sabe-de-nada”.

No dia seguinte Jung Woo volta ao trabalho e consegue uma pista sobre o caso da ajumma. Do nada seguimos um cara que acaba de chegar na Coréia e pega um táxi. Quem está dirigindo o veiculo é a ajumma e logo descobrimos que ela está ali para matá-lo em nome de sua filha morta. A polícia cerca o táxi e começa a perseguição. Depois de fecharem o carro Jung Woo corre até o veiculo, mas ela simplesmente dá um fim no cara ali mesmo na frente de todos. E mais uma vez, Jung Woo; meio lerdo hein?


Na entrada da delegacia a ajumma revela seu rosto para os repórteres e anuncia o que fez e porque fez; sua filha Bora, morta e estuprada, era sua razão. Zoe assiste à essa mesma cena no noticiário da TV em seu quarto e chora. Harry entra e avisa que tem que ir resolver negócios, mas parece inclinado a não ir ao notar que Zoe não parece bem. Para azar geral, Mi Ran resolve fazer uma visitinha. Harry vai embora e Zoe fica para lidar com a insistente mulher. No meio da conversa ela fala sobre Jung Woo e diz a Zoe para ficar longe dele já que ele se desligou da família depois de perder a cabeça por causa de uma garota.

O encontro de Harry é com o Secretário Nam e envolve documentos secretos e um envelope cheio de dinheiro. Antes de partir Harry diz a Nam para nunca revelar a Zoe a influência que ele e sua mãe tiveram no que aconteceu a ela 14 anos atrás. E é só ele dar as costas para Nam pegar seu telefone e digitar uma mensagem para Jung Woo. Isso não vai prestar.

Min Hee vai até a delegacia com uma caixa cheia de pertences de Jung Woo. Ele se faz de desentendido, mas ela vai em frente e pede que ele vá embora de sua casa, que não aguenta mais vê-lo e reviver todo o drama. Eu que o diga. Jung Woo não aceita, e de repente Min Hee explode confessando que Soo Yeon não deseja mais ser Soo Yeon e obviamente o detetive entende o significado por trás do que foi quase dito.


Os três choram – ah sim, Zoe estava escondida no canto observando toda essa cena.

Depois disso Min Hee entra na sala de interrogatório e oferece uma (excelente) refeição para a ajumma da limpeza como forma de agradecimento pelo que ela fez. Ajumma declara estar em paz, mesmo tendo feito o que fez e Min Hee chora, agradecida, de alma lavada (em partes), mas ainda assim profundamente triste por ela ter cometido um crime.


Oh show, você está esmagando meu pobre coração, para com isso!

Enquanto isso, Jung Woo está remexendo na caixa que Min Hee trouxe e encontra diversos objetos seus que marcaram sua infância (e o show). Ele pega os broches de escola que contém seu nome e o de Soo Yeon e começa a recitá-los. E do nada o toque do seu telefone soa, mas na verdade o som vem primeiro do telefone de Soo Yeon que – por algum motivo desconhecido – também pôs um alarme às sete horas com a mesma música. YAHHHHHHH *fangirlingtotal*

Ele nota o outro som e ao ver o sapato de Soo Yeon no canto, fala diretamente com ela, chamando-a por Lee Soo Yeon e a moça foge. Ele corre atrás dela e pergunta se ela odeia Lee Soo Yeon, se ele deve esperar, se ela quer que ele espere. Ele a abraça e repete a última pergunta.




FANGIRLING

Acho que está na hora de dizer que esse OTP realmente me ganhou. De inicio resisti à união dos dois, primeiro porque Soo Yeon estava muito confusa e machucada para se envolver com alguém. Segundo porque ela não parecia nem um pouco inclinada a perdoar Jung Woo tampouco criar algum afeto por ele. Terceiro: Yoo Seung Ho – nem preciso dizer mais nada, né?!

Mas depois de ver Soo Yeon preocupada com seu velho amigo, tentando lutar contra seu carinho por ele e perdendo feio para o próprio sentimento, não havia como não torcer. Aliás, vê-la marcar em seu celular o mesmo horário e com a mesma música que Jung Woo marca uma hora especifica para se lembrar dela, exatamente pelos momentos bons que os dois tiveram, fala por si mesmo. 

É quando ela deixa escapar que ele continua sendo importante, que ela continua esperando, que aquela jovem frágil e desprotegida deseja acreditar novamente, deseja ter aqueles breves, mas ainda sim preciosos momentos. E nada mais incrível do que usar a música Magic Castle para ilustrar tudo isso. Caramba, me dá até arrepios! E vale lembrar que essa canção que toca é a versão que o DBSK, o ex grupo de Yoochun, fez. 

OPINIÃO

Eu não queria dizer isso e dói meu coração admitir, mas I Miss You tem problemas de roteiro gravíssimos. E quando digo problemas, estou querendo dizer que esse drama inteiro está se arrastando no asfalto molhado por horas só para me fazer sentir pena, mas o que eu acho mesmo é que ele é patético. Auch! E antes que alguém se espante e queira me xingar deixe-me terminar o raciocínio.

I Miss You continua optando por trazer um universo pesado, cheio de dor, de amargura, de ódio e sentimentos ruins de toda espécie e apesar disso tudo não ser nada agradável, dependendo do que queiram nos contar é possível suportar tudo isso pelo bem do andamento da história. Mas até onde me lembro, a ideia deste dorama era descobrir no final das contas se o mesmo afável e doce sentimento que os protagonistas tiveram aos 15 anos seria capaz de resistir aos malfeitos do destino.

Sempre acho complicado quando esses shows resolvem falar sobre amores de infância porque acho difícil engolir que se é capaz de amar alguém por tanto tempo sem ter contato nenhum com essa pessoa, ainda mais quando uma delas se afasta por se sentir traída e rejeitada e abandonada. Eu entendo que Jung Woo esteja sempre reavivando sua culpa pelo que aconteceu a Soo Yeon, pois querendo ou não sua escolha naquele dia teve consequências terríveis para a garota que já sofria de problemas de abandono e maus tratos. Jung Woo tem todo o direito de fazer de sua vida uma sofreguidão eterna, mesmo que isso não seja saudável.


Tendo Jung Woo vivido para sua dor, ter Soo Yeon de volta significa no final das contas sua chance de redenção: se ela o perdoar, então ele poderá se perdoar. Mas para Soo Yeon ser ela mesma, a garota abusada (de diversas formas), filha de assassino e abandonada, não é fácil. Ser Soo Yeon é aceitar que todas essas coisas ruins aconteceram e que Jung Woo a abandonou. Ser Soo Yeon é reafirmar que ela foi e está abandonada, sozinha.

Ser Zoe é mais fácil. Zoe é forte, impetuosa, dona de si mesma e acima de tudo, Zoe tem alguém, que estará ali para ela por toda a vida. Então deixar de ser Zoe para ser Soo Yeon novamente é pedir demais, embora seja tampouco pior do que continuar sendo Zoe. Ela talvez ainda não tenha percebido, mas ser Zoe é fingir que nada aconteceu e ao longo do caminho é também iludir e maltratar Harry/Hyung Joon, que tomou Zoe como uma salva-vidas, assim como ela fez com ele.


Está na hora de Soo Yeon ser sincera consigo mesma e admitir para todos que Jung Woo ainda lhe é querido, que é difícil perdoá-lo e aceitá-lo de volta por ter medo de ser mais uma vez abandonada, mas continuar tentando machucá-lo e por extensão machucando a si mesma e a Hyung Joon não é certo.

E além do mais, tenho só um pouco mais de paciência para todo esse dramalhão. E levando em consideração que esse é um drama de Moon Hee Jung eu esperava que fosse haver um equilíbrio maior entre o drama pesado e aqueles momentos singelos que tocam nossos corações e nos permitem sentir que estamos ligados a esse universo. Mas por algum motivo eles são realmente escassos.

As cenas entre Yoochun e Song Ok Sook geralmente são as que mais dão certo nesse sentido. A interação dos dois é muito bem feita e nos faz sentir muito que eles tenham desenvolvido esse afeto pelas circunstâncias trágicas, mas também nos faz agradecer que eles tenham conseguido desenvolvê-los pelos mesmos motivos.


Outro bom exemplo nesta semana foi a cena das mães, sentimental na medida certa e mostrou que é possível ser comovente sem ser patético ou apelativo. E talvez seja exatamente isso que esse drama precisa ser.

I Miss You está no ar pela MBC ás quartas e quintas. 

Imagens: MBC/bogo; GIFs: Fuck Yeah! Kdramas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME