fevereiro 08, 2013

Videoclipe: 모나리자 (Mona Lisa) - MBLAQ

Esse é um dos clipes com maior quantidade de versões que já vi por aí. Tem a versão com historinha, as versões dance no cenário 1 (onde eles estão do lado de fora do galpão), cenário 2 (no alto do prédio), no palco e ainda as 7 versões super especiais feita por cada um dos integrantes e as dos close-ups. Só de pensar nessa lista já fiquei cansada.

E adianto logo que vou me concentrar somente na versão com historinha, pois tem mais coisa para escrever e vou comentar rapidamente sobre a coreografia.

E como boyband sul-coreana sofre metamorfose a cada três meses ou próximo a isso, vamos aprender quem é quem na versão Mona Lisa style do MBLAQ (엠블랙) – que tem mesmo a ver com a rechonchuda do famoso quadro.

Seguindo a apresentação pelos outfits da cena inicial, que por sinal é a mesma da cena do cortinado prata:


Thunder/CheonDung – o cara do topete alto espetado ao melhor estilo Goku, que sempre usa uma meia escandalosa por baixo de uma bermuda bem largadona; Lee Joon ou simplesmente Joon – o do cabelo bagunçado sob medida, que vive para seduzir a câmera, tem o melhor maxilar e faz carinha de dó;

DING DONG! alerta de bias
SeungHo – o do cabelo escuro com franjão precisando de corte e umas belas coxas (dá pra dizer só pelo jeans!).


G.O – o mais moreno, com o cabelo todo ajustadamente lambuzado de gel e Mir – o cara dos óculos escuros que usa bermudinha apertada.

ENREDO

Então. O nome Mona Lisa não foi usado na música de graça não. Pela letra, vemos que os rapazes se encantaram por uma moça que eles consideram inatingível, mas não conseguem evitar pedir que ela lhes dê uma chance. E para complicar ela sempre tem aquele sorriso e aquele olhar típico de quem tem um segredo, bem ao modo do famoso quadro.

O que acho mais hilário é quando eles dizem que ela é igual à Mona Lisa e logo depois dizem “eu não posso te tocar, eu não posso te ter”, e eu super imagino SeungHo se ajoelhando em frente ao Louvre com os bolsos da calça para fora e fazendo cara de sofredor. HAHA.

No videoclipe a suposta garota-Mona Lisa passeia pelo cenário e troca olhares com cada um dos integrantes, mas apenas G.O é o que vai lá mesmo e fala qual é a real. Mesmo que no minuto seguinte ela se levante e vá embora. *sadface*.

E agora vamos seguir em color coded romanizada para ver as partes de cada um e suas ceninhas de dar dó. Lembrando que a romanização é minha e é sempre feita de acordo com a fonética da nossa língua. CheonDung, Lee Joon, SeungHo, G.O, Mir.

Everybody on the left
Everybody on the right
Everybody everybody in the house Say!
Lalalalala Oh Lalalalala Oh Lalalalalala Yeah

baby say yeah yeah yeah yes
don’t say no no no no
nuneul ttaelsueopseo neol
kajirlsuka eopttaedo
ireon cheon cheomiya-nareul bwa
wae eodil bwa pulleodo
amu taedam-neun eopneun neon monarija
yeorin neo-e chariya nal tteonajima
(I Know I Know I Know I Know)

Saranghae saranghae saranghanda
Thaeyangboda tteugeop’ke wonhanda
Neon kajilsueomneun monarija kathaseo turyeowo

Naege annyeong-ira marajima
Keureon nunbicheuro naege marajima
Baby SAY YES Baby SAY YES
Monarija katheun phyocheongeurago
Oh~oh oh oh oh~
Oh Baby SAY YES Baby SAY YES
Nan meonghaniseoseo parabogoisseo
 
You never Know
Niga naeyeojaga toilji
Nan kyeoguk tto neoreul paraboge twaejji
Amumal eopshi muphyocheong-handeut useumyeo
Neo meoreojigoisseo
(I Know I Know I Know I Know)
 
Saranghae saranghae saranghanda
Ireokhe sorichyeo pulleobonda
Neon kajilsueomneun monarija kathaseo turyeowo

Naege annyeong-ira marajima
Keureon nunbicheuro naege marajima
Baby SAY YES Baby SAY YES
Monarija katheun phyocheongeul hago
Oh~oh oh oh oh~
Oh Baby SAY YES Baby SAY YES
Nan meonghaniseoseo parabogoisseo

Neol manjilsuneun eopjiman
Neol kajilsuneun eopjiman neolwonhae

everybody on the left
everybody on the right
everybody everybody in the house say
Lalalalala Oh Lalalalala Oh Lalalalalala

Naege annyeong-ira marajima
Keureon nunbicheuro naege marajima
Baby SAY YES Baby SAY YES
Monarija katheun phyocheongeul hago
Oh~oh oh oh oh~
Oh Baby SAY YES Baby SAY YES
Nan meonghaniseoseo parabogoisseo


CENÁRIO

A J. Tune Camp parece que deu uma economizada e foi bem básica na escolha do cenário, até mesmo usando várias partes de uma mesma locação e não necessariamente mudando radicalmente de lugar/cenário como alguns fazem. Temos: 

1. O corredor imundo, mal iluminado, bem ar de filme B sobre algum sanatório;


2. O pseudo posto de gasolina improvisado-e-abandonado no meio de um velho galpão;


3. O lado de fora do galpão;


4. O estacionamento (de um shopping?);


5. A cabine do restaurante/lanchonete;


6. O alto de um prédio;


O clipe oscila nas cores, embora mantenha uma tonalidade fria entre todas. Temos os toques de verde, verde-azulado, tons terrosos e uma quebra no uso de vermelho e branco como na cena da cabine.

Minhas partes preferidas são mesmo as externas. Gosto da luminosidade tanto na parte externa do galpão quanto o alto do edifício – e esse pôr do sol aí atrás ajuda bastante.

FIGURINO

Ok, agora vem a parte difícil. Falar sobre moda no cenário k.pop é meio que brincar de Onde está Wally? e acho complicado dizer que algo é assim ou assado porque tudo é meio assim-assado-cozido-tostado.

Bom, não há o que definir no estilo a não ser o fato de que há bastante sobreposição e as peças não vão para muito longe das cores dos cenários: preto, branco, azul e vermelho. Temos coletes, jaquetas, blazers e cardigans – mesmo quando são usados apenas para amarrar na cintura.

O ponto máximo de WTF-ery vem nas combinações de Thunder, com seus shorts indecifráveis e a camisa manga longa vazada estilo pagodeiro-anos-90 e no blazer que Mir usa na tomada do estacionamento e na parte externa do galpão, que por sinal é tão, mais tão inapropriado e fresco que só imagino Key (SHINee) ou G. Dragon usando um negócio desses.


Meus preferidos são sem dúvida os óculos do Mir e os blazers. SeungHo usa um azul com detalhes em branco (inclusive o forro) que tem um caimento muito bom e G.O usa um vermelho estilo militar que também tem seu charme. Ele por sinal aparece com um blazer branco que tem as laterais longas e em bico muito interessante, mas que fica melhor ainda com o acessório de correntes que recria a estrutura da peça como se fosse um molde.


Mas quem vai para casa como o mais bem vestido é o Lee Joon com o outfit todo preto da cena do posto de gasolina.

COREOGRAFIA 

No fundo, acho bem simples e eficiente.

O grupo não é nem um pouco perfeito na execução dos movimentos, mas é bem legal ver que até mesmo para eles não é tudo fácil. O que mais me agrada mesmo é que a canção dá umas desaceleradas, como uma quebra de ritmo e os movimentos acompanham essas partes ficando mais maleáveis. 
  • acho desnecessário... tanta mãozinha no rosto. Eu sei que eles são bonitos, não precisam esfregar na minha cara, ou seria esfregar a própria cara?;
  • mas curto... quando eles fazem pose de capa-de-CD no meio do clipe, como se fosse super natural; 
  • pode doer... aquele movimento “egípcio” da cabeça, principalmente se o seu pescoço gosta de dar uns estalos (tipo o meu); 
  • fascinante... como encaixa bem e fica visualmente lindo o momento em que eles se ajoelham de cabeça baixa; 
  • hiperventile... com cada carinha de sofreguidão (mesmo que isso não seja necessariamente parte da coreografia); 
  • tenha infarto... quando as mãozinhas forem parar naquele-lugar


P.S.: Será que só eu acho muita sacanagem que o cara que fez a edição da versão completa oficial (a que tem historinha) tenha resolvido colocar nas partes coreográficas, os momentos onde sempre tem um integrante errando passo? Parece até que fez de propósito.

TEASER

Oh, hei, alguém aí por acaso sabe o que aconteceu com aquela mulher que tocava sanfona no teaser do videoclipe


Eu bem que estranhei a primeira vez que vi isso, mas o k.pop consegue sempre vir com tanta loucura que nem me preocupo muito em questionar, mas como ela não apareceu nenhum segundo sequer durante o videoclipe pronto, me bateu a dúvida.

MAKING OFF 

Bem aqui, vocês podem encontrar um vídeo longo com o antes durante e depois das gravações desse clipe com direito a muito MBLAQ e um Lee Joon super deprê. Aliás, tomara que isso tenha sido mesmo só uma fase e que ele já esteja melhor agora. Fighting Joon!

RESUMO DA ÓPERA

- Nota-se: tanto os erros nos movimentos quanto a gostosura dos rapazes
- Nos espanta: o merchandising super gratuito do carro (mas não muito)
*Em uma palavra: Balada – se joga na pista e dança. Com ou sem erro.

BANCO DE DADOS

*Artista: MBLAQ
*Lançamento: julho, 2011
*Em: MONA LISA STYLE (DVD)
*Versões: normal; dance (3 versões); e especial (7 versões)
*Estilo: (K) R&B, pop, dance
*Single
 
Fonte: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME