setembro 10, 2013

Cruel City: Episódio 8

Neste drama, as pessoas falam de “família”, usam termos afetuosos, honoríficos, banmal e até se abraçam, mas nunca sabemos até que ponto toda essa proximidade é fruto de um relacionamento afetuoso verdadeiro ou apenas ato necessário até chegar a hora de poder enfiar uma faca pelas costas. A vantagem, é que aqui nesse universo, todo mundo já meio que espera por isso.

RECAP EPISÓDIO 8

Soo Min e Hyung Min bebem uma garrafa inteira de alguma coisa na tentativa de parecerem estar se divertido, mas o clima na sala é o menos aconchegante possível. Hyung Min resolve dar a noite por encerrada, mas um dos rapazes de Jin Sook aparece com a chave de um quarto de presente para os dois.


Soo Min ignora a negativa de Hyung Min e pega o cartão. Ele pergunta o que ela pensa que está fazendo e a garota responde se ele não quer ajudá-la a se aproximar de Jin Sook. Porque eu tenho a sensação de que ela está fazendo isso de propósito, para fazê-lo pagar por tratá-la mal o tempo todo? Digo, isso não é uma reclamação. 

No quarto, Hyung Mi aproveita e mostra a ela o rosto de Soo e informa que ele é o braço direito de Park-sa-adeul. Depois disso, avisa a garota que depois de umas duas horas ela pode sair do quarto para fazer parecer que deu tudo certo. Ela comenta que ele sabe bem dessas coisas e ela retorque que a maioria dos informantes trabalha em lugares como esses.

Ele deita e finge tirar um cochilo, deixando a garota sozinha para matar o tempo olhando para as paredes. Depois de algum tempo sentada, alguma coisa passa pela sua cabeça e ela resolve ir até ele na cama. Observando-o por alguns segundos ela se aproxima dele, como se fosse beijá-lo e ele se vira perguntando o que ela está fazendo.


Ei, vamos com calma. Eu achei que ela o detestasse, ou será que ela tem alguma paixonite secreta e por isso o tratava mal quando ele era apenas o namorado da unnie? Sabe, isso explica muita coisa.

Ela explica que prefere que ele seja o primeiro dela, do que esses outros homens já que ela irá trabalhar para Jin Sook agora, ao que Hyung Min diz que eles irão gostar ainda mais que ela seja virgem e se levanta indo embora. OMO, ele não disse isso.

Como combinado, ela se encontra com Jin Sook para relatar o encontro e apesar de não ter dormido com ele, Jin Sook congratula a pupila por ter pelo menos o convencido a ir até o quarto, Hyung Min não é um homem fácil de dobrar – opss, essa piada não foi intencional.


Em casa no dia seguinte, fazendo as malas para se mudar para o quarto que Jin Sook a entregou, Soo Min se lembra dos momentos com Kyung Min.

♪나비 – HyeRim♫

Pout-pourri flashback. Kyung Min manda Soo Min arrumar o quarto e a garota pergunta se ela é alguma empregada. Soo Min chega tarde da noite com a desculpa de que estava trabalhando e é pega na mentira quando Kyung Mi vê o bracelete de entrada de boate no braço dela. Kyung Mi briga com Soo Min que cochila em cima dos livros ao invés de estudar e reclama que não quer ir para a universidade. Soo Min ganha café da manhã (arroz frito com kimchi) de Kyung Mi.


De volta ao presente, Soo Min desiste de levar sua foto com Kyung Mi, e deixando o porta-retratos em cima da mesa, diz adeus e vai embora, sendo observada de longe por Hyung Min. Sério cara, ás vezes eu não te entendo.

Jin Sook adia sua conversa com Soo Min para o dia seguinte porque está muito ocupada comandando a operação "Quero-a-cabeça-de-Soo". Soo é esperto o suficiente para sair quase que ileso ao ataque e saber que é ela por trás disso.

Park recebe as noticias logo em seguida e voa para salvar suas crianças malcriadas, chegando a tempo de ver Soo com uma faca em punho direcionada para o pescoço esguio de Jin Sook. No limite, Soo pede desculpas e vai embora, não sem deixar claro que fez isso por Park e não por ela.


Depois de confirmar que não haverá mais brigas entre os dois, Park faz companhia a Soo do lado de fora e os dois decidem que essa é uma boa hora para encher a cara. Ordem do dia: makgeolli. Ah, eu também quero! Estou precisando de um pouco com essa cólica from hell que não me deixa em paz.


Demora, mas Safari chega para seu encontro com o Sr. Presidente em Busan. Ele pede que Safari se sente, o que ele traduz como ficar de joelho aos seus pés. Presidente comenta que ele parece não ter muito ki (energia que mantém o corpo em equilíbrio) esses tempos e com apenas um olhar seu, um dos capangas começa a enforcar Safari com um pedaço de corda.

Enquanto Safari se debate todo lutando para respirar, Presidente dá o seu sermão dizendo que ele desperdiçou as drogas, o dinheiro e até mesmo Comissário Kang, matando o coitado, enquanto Park continua livre, leve, solto e pior, vivo. Mas Presidente dará mais uma chance a ele, que finalmente tem a corda solta e consegue respirar.


Mas logo em seguida a corda e puxada novamente, ainda mais forte, por um outro cara que conversa com Safari feito um velho amigo, chamando-o inclusive como Safari-sshi. Não me diga que esse é o tal de Pusan? 

Chamando o presidente de appa (pai), o cara de óculos com jeito de psicopata pergunta se ele não quer deixá-lo ir até Seul resolver as coisas, mas Presidente o manda ser paciente, e ele então dá um ultimato a Safari: ele tem 15 dias para resolver o problema. Tic-tac-tic-tac.

Jin Sook recebe um telefonema de Safari e pergunta se ele tentou usá-la para chegar até Park-sa e ele nega que tenha feito qualquer coisa, o que faz Jin Sook dizer que ele não precisa fingir porque ela já sabe muito bem que ele usou Nang Mahn de intermediário. Safari então pergunta se ela quer que ele leve Nang Mahn até ela para explicar tudo.


Corta para Nang Mahn sendo perseguido por Eun Soo e sua gangue. Ele se esconde e tem tempo suficiente para ligar para Soo e pedir ajuda, que imediatamente diz a Park que era Nang Mahn.

Ele desliga e é imediatamente cercado por Eun Soo e Safari que pergunta com quem ele falava. Park diz a Soo para não ir a lugar nenhum e ligar novamente para Nang Mahn, já pode ser tarde demais. E ele tem razão. Safari atende ao telefone e diz a Soo que ele é o próximo, o que atiça Soo a desafiá-lo a tentar. “É Safari”, informa Soo a Park.


Jin Sook vai ao encontro de Safari e Eun Soo, que toda feliz a chama de unnie e ganha um comentário venenoso em resposta. Jin Sook por sinal se irrita com Safari que traz o corpo de Nang Mahn na mala perguntando se assim ela não irá duvidar de suas boas intenções. E é assim que você prova?

Safari tenta amansá-la com lembranças do passado, mas Jin Sook não está com paciência para isso. Safari diz que Park passou do ponto e ele está a um passo de ter sua cabeça a prêmio por causa de Presidente Jo e alerta Jin Sook a impedir Park de seguir em frente se ela quiser que ele continue vivo, e ele mesmo cuidará de Soo.


Jin Sook diz com todas as letras que não confia nele e só irá decidir se o ajuda ou não, depois que eles tiverem alguma negociação pronta com Pusan – e aqui ela se refere a fornecimento de drogas.

Eun Soo por sinal fica bem enciumada quando sugere que os rumores sobre Safari e Jin Sook sejam verdadeiros, afinal ele deveria dar um fim em Park, e não ser seu fornecedor. Safari se irrita e manda que ela fique calada.

Soo e Park quebram a cabeça juntos para saber por que diabos Safari mataria Nang Mahn. Os dois não chegam á conclusão alguma, embora Park sugira que Kim Bbong possa saber do paradeiro de Safari, mas Soo contrapõe que Kim está sob a custódia da Promotoria.


Ao voltar para o seu QG, Jin Sook dá de cara com Park que anuncia a morte de Nag Mahn a mando de Safari e diz que ela provavelmente deve saber o motivo. Jin Sook pergunta como ela saberia disso e Park segue explicando, num exemplo que é precisamente igual á tudo que Safari fez até agora, e pergunta quando será a transação.

Jin Sook não se preocupa em negar e diz que eles precisam fazer isso para o próprio bem dele, e Park retruca que não tem nada a ver com ele e sim com a ganância dela. Ela então revela que Presidente Jo já sabe seu nome (péssima noticia) e que fará o acordo desde que ele possa assegurar que ele continuará vivo.

Park a faz lembrar do tempo que ela costumava olhar para um cartão postal de duas mulheres em frente a Torre Eiffel, dizendo que faria dinheiro suficiente para ir tirar uma foto igualzinha àquela. Park diz que ela já pode fazer isso. Jin Sook diz que pode e faria desde que ele fosse com ela. Ele só quer que ela seja feliz e ela sabe bem disso.


♪The Man – Nam Hye Seong, Kim Hee Jin♫ 

De saída, Park-sa quase esbarra em Soo Min. Ela parece reconhecê-lo, mas deixa passar.

Park resolve telefonar para Safari e pede que ele deixe Jin Sook de fora disso e faça o acordo com ele. Safari ironiza dizendo que isso não é um acordo é uma guerra e o único jeito de isso tudo acabar é com a morte dele, pois se ele pedisse que Park abandonasse esse mundo, ele o faria? Não há caminho de volta, o faz lembrar-se Safari, uma vez dentro, nunca mais se sai.

Promotor Ahn aproveita suas horinhas de conforto com Joo Young para cuidar da beleza, e a sessão é interrompida quando Segurança Misterioso (preciso aprender o nome dele) aparece com uma ligação de Park-saPresidente Jung. Eles se encontram em alguma esquina e ele vai direto ao ponto, onde está Kim Bbong?


Hyung Min está usando a casa de Soo Min como centro de operações clandestino e tentando descobrir um jeito de acabar com Park. Enquanto pensa, lembrando-se do dia que foi atropelado, ele finalmente se dá conta de que Kim Bbong é a chave e vai até Superint. Min pedir que o ajude. O superintendente diz que irá tentar, mas é pouco provável enquanto Kim estiver sob a custódia da Promotoria.

Acaba que Hyung Min também tinha pedido uma ajudinha a sua amiga da Promotoria e descobre que Kim está num hospital. Corta para o hospital, onde estão entrando Eun Soo e Safari por um lado e Park-sa por outro. Infelizmente Safai chega primeiro.


Park ainda consegue avistá-los indo pelo elevador e tenta interceptá-los em outro andar, mas acaba dando de cara com Hyung Min quando a porta se abre. O policial nem se dá conta de que está olhando o inimigo bem a sua frente e encontra apenas os policiais amarrados dentro do quarto.


A notícia do sumiço de Kim Bbong se espalha rápido, Ahn pensa que foi Presidente Jung e Hyung Min que foi Park-sa e mesmo os dois sendo a mesma pessoa, todo mundo errou.

A função de Kim Bbong era apenas levar Safari até Soo, o que ele faz rapidinho. E é também rapidinho que Park recebe a noticia do sequestro do amigo. M*rda! A ideia era obviamente fazer Park ir atrás e Soo, ou seja, até Safari e ele diz exatamente isso à Park que telefona de imediato, sugerindo que ele vá sozinho ou Soo morre. Park fica em seu QG pensando no que fazer, e pesando todos os riscos de ajudar e não ajudar Soo.


♪The Man – Nam Hye Seong, Kim Hee Jin♫ 

Ele telefona para Superint. Min que pergunta se ele tem algo a ver com o sumiço de Kim Bbong, e ele nega. Assim como nega saber quem foi. Min nota que sua voz não soa nada normal e pergunta o que está acontecendo e finalmente Park pede sua ajuda.

Depois de ficar a par de tudo o superintendente diz que não poderá ajudá-lo e o mais sensato é que ele não vá e ponha seu disfarce em risco. Park grita que não pode fazer isso e irá mesmo assim, mas confessa que está muito difícil para ele seguir assim. Antes de ir, pede que ele cuide de Jin Sook.


♪상처 – Kim Yong Jin♫ 

Sozinho, todo de preto, Park vai até o covil do inimigo. Ele é recebido de braços abertos e facas em punho por Safari, Eun Soo, Kim Bbong e os figurantes. O olhar dele recai logo sob Soo que está no chão com a cabeça sangrando. Ele se aproxima de Safari e é cercado pelos seguranças. Park pede que ele solte Soo, mas Safari diz que não é assim que as coisas funcionam, o que faz Park mudar de estratégia e sacar seu punhal.

A luta começa, Park se livra do primeiro grupo facilmente sem nenhum arranhão (humpf, amadores), mas leva um corte no braço, cortesia de Eun Soo e uma paulada de Kim Bbong. Pausa para um olhar assassino.


A luta recomeça, dessa vez Park toma alguns golpes e começa a desacelerar e vai ao chão com um golpe de Safari, que deve ter doído p'ra c*ralho.

Park se pega lembrando dos momentos com Safari quando criança e o mesmo, chamando-o pelo seu nome verdadeiro, Shin Hyun, pergunta se ele não quer mesmo sair desse negócio, ele poderia dar um jeito de mandá-lo para a China – no sentido normal da coisa. Park, chamando-o de tio Deok Bae, pergunta se ele não tinha dito que um dos dois tinha que morrer, e faz Safari voltar a si.


Park então aceitando que é aqui que tudo termina, pede a Safari que deixe Soo ir, mas ele diz que não pode fazer nada por ele, mas promete tomar conta de Jin Sook, e ainda movido pelo momento, lhe diz para não resistir, ou será pior. Park concorda e diz para que ele termine logo com isso e deixe de sentimentalismo. HÁ

♪상처 – Kim Yong Jin♫

Safari, talvez sem condições ou sem vontade, repassa para Eun Soo a missão de acabar com Park, que se aproxima lentamente, saboreando o momento e Park aproveita para ficar de pé e ter alguma dignidade.



COMENTÁRIOS 

Acho que já não deve ser surpresa para ninguém que estou caindo de amores por esse dorama, e a prova máxima disso é quando começo a cantarolar a trilha sonora sem nem mesmo ter procurado baixar as músicas, mas normalmente quando isso acontece não demora muito para que eu vá atrás.

Depois dos episódios iniciais, CC diminuiu a inserção das musicas originais, mantendo apenas as faixas instrumentais aqui e ali, mas nos dois últimos episódios resolveu trazê-las de volta e por isso mesmo, suspeitei que houvesse algo nisso.

Já encantada pela voz aveludada de Kim Yong Jin, que é vocal da banda Bohemian (보헤미안), resolvi prestar mais atenção na canção 상처, cujo significado literal seria “Ferimento”. Nas duas versões do refrão ouvimos:
“O amor está morto, woh, woh~
Sendo privando de luz (‘sem luz’; ‘perdendo a luz’)
O amor é sonho, woh, woh~
Não importa que eu grite (‘ainda que eu grite’)
Ouço somente o som do vento”

[...]

“O amor é brisa, woh, woh~
Perco você (‘estou perdendo você’)
O amor é sonho, woh, woh~
Mesmo que eu chame pelo seu nome, oh~

O amor é brisa, woh, woh~
Uma cidade envolta em escuridão
O amor é sonho, woh, woh~
Não importa que eu grite (‘ainda que eu grite’)
Ouço somente o som do vento”
Repare que tudo isso é eco desses personagens. Seus sonhos, seus amores, sua própria luz, são apenas sombras e sonhos e momentos passageiros. Nada é permanente para eles, porque nesse mundo, ou melhor, nessa cruel cidade, só se pode confiar em si mesmo, só resta gritar quando bate o desespero, só resta lutar para continuar vivo e se deixar ser engolfado pela escuridão.

Porque nem mesmo as melhores lembranças, os amores mais profundos ou o sentimento mais terno poderão te salvar, quando a cidade, uma “imponente floresta de prédios cinzentos” ruge em sua direção, amedrontando e exigindo que te curves a ela.


Será que não é isso que Safari faz, quando não deseja, mas precisa matar Park-sa? Ou o que leva Soo Min a usar o corpo para poder vingar unnie? Ou o que força Jin Sook a se aliar ao inimigo para salvar os seus? Ou até mesmo o que faz Soo e Hyung Min seguirem em frente, cuspindo, xingando, lutando porque não podem cair e chorar pelo amor perdido? Ou Park que simplesmente tenta evitar inevitável?

Seja como for, continuamos fazendo tudo isso de acordo com as regras de etiqueta da metrópole que nunca dorme verdadeiramente e exige que estejamos sempre prontos e impecáveis.






 Fonte: jTBC/moojeong
 
POSTS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME