novembro 26, 2013

Musicforthemorningafter Review

Era 2001. O mundo podia não ter acabado na virada do século, mas muitos poderiam jurar que sim, pelo 'andar da carruagem'. Proclamava-se que a Música – e principalmente o rock – estava morta e enterrada para sempre. E nesse pequeno universo quase todos aqueles que podiam e eram rotulados como “cantor/compositor” (como se isso explicasse tudo o que você precisa saber sobre o estilo musical do artista, e acredite em mim, não explica nada) cantavam alguma coisa que parecia muito igual à alguma outra coisa que já estava no mercado. Mais do mesmo.

O cenário não era bom. Não mesmo. Mas com isso não quero dizer que o CD sobre o qual falarei agora foi a salvação da Música. Se não me engano, quem ganhou esse título de nobreza foram os The Strokes. E só de pensar nisso, tenho saudades do tempo em que eles eram uma banda e não um grupo de DJs. Mas chega disso, não estou falando de Strokes.

O nome de hoje é Pete Yorn, ou melhor, Musicforthemorningafter; assim mesmo, tudo junto – eu não escrevi errado, não. Este álbum, que vem a ser o primeiro do “cantor/compositor”, que é sim cantor e compositor e multi-instrumentista, não foi somente um sopro de esperança para aqueles que acreditavam estar morta a coitada da “Música”, mas também uma excelente estreia para o músico.

O trabalho é bem explicado pelas palavras do próprio cantor em entrevista à Billboard ao dizer que o CD “estava completamente desorganizado” (do inglês, all over the place, querendo dizer que o planejamento não havia sido cuidadoso, muita coisa em uma só). Temos baladas, folk rock, pop, resquícios de brit pop, roots rock e... bem... tem mais, muito mais. E o mais engraçado é que se você não se preocupar em notar os detalhes e simplesmente ouvir, poderá dizer tranquilamente que o álbum é simples. E até me pergunto às vezes se não dá para adivinhar isso só olhando para a capa do CD. Afinal, tem coisa mais comum, simples e bonita do que candid em preto e branco?

Claro, é um trabalho que pode mesmo não ter sido bem planejado, mas soa tão bem, que nem importa muito que ele vá para todo o lugar, se ele faz isso do jeito certo.

ANÁLISE PARCIAL

Eu não acho que precise dizer isso, mas só para constar; eu A.D.O.R.O este álbum, provavelmente mais do que adoro o cantor. E o que Musicforthemorningafter faz de melhor é brincar com essa ideia de frases que parecem uma coisa só, a começar pelo próprio título.

Music. For. The. Morning. After., pode não parecer, mas tem jeito de frase que diz algo mais além das palavras que usa. O título todo junto parece mais uma dessas frases que se joga no ar como quem não quer nada e cai sobre nós como uma grande mensagem ou uma dessas coisas que parece carregar o peso do mundo. E por isso mesmo, trarei todas as frases que se comportam assim.

Musicforthemorningafter - Pete Yorn by 황 셰일라 on Grooveshark1. Life on a Chain
I was waiting over here, for life to begin

Mesmo que Yorn comece a música preguiçosamente arrastando os versos, o ritmo da bateria, a guitarra e os sintetizadores dão à primeira faixa o embalo certo para iniciar o álbum e anunciam a sensação gostosa que Musicforthemorningafter tem para dar. Só não tentem se preocupar demais com a tradução da letra, pois essa sim, não tem nada de feliz a dizer, cantando sobre aquela sensação de se estar enclausurado na própria vida.

2. Strange Condition
Yeah I want you to know, cause I wanna know

Uma das músicas mais conhecidas do cantor e parte de trilha sonora de filme (Eu, Eu Mesmo & Irene), ela ainda carrega um título menos notório; ser “música de cadeia”, no sentido de que o eu lírico está escrevendo da prisão.

Alguns versos encontram em mim um reconhecimento e carinho que me fazem cantá-los por inteiro e esquecer todas as outras partes. Meus preferidos:

♪ Read me the letter baby, do not leave out the words
Stories and cigarettes ruined lives of lesser girls ♫

3. Just Another Girl
I think you should thank me now

Diferentemente da faixa anterior, eu gostaria de poder dizer que essa balada linda e evocativa está dizendo algo extremamente romântico ou dramático ou os dois juntos. Infelizmente não posso. Algumas partes fazem sentido e outras não e de repente a canção cria todo um momento, mas ele se perde, pois a letra não consegue acompanhar a beleza dos arranjos.

É uma pena. E é quase o mesmo que descobrir que sua canção preferida (aquela que te deixa emocionado e feliz ao mesmo tempo) fala sobre uma festa com pessoas bêbadas e foi inspirada em um sonho sobre sanduíches gigantes.

4. Black
I am just for you as you are not for me

A quarta faixa pode ser um misto da primeira com a terceira: bom compasso, porcaria de letra. Cante no chuveiro, ouça quando for fazer faxina, ou durante uma longa e interminável viagem de ônibus.

5. Lose You
I just have to wander through this world alone

Cheia de introspecção e o som difuso de piano (ou seria um órgão?), a faixa deixa de lado o ritmo de entusiasmo e positividade que emanava das outras faixas – ainda que as letras dissessem o contrário – e abraça avidamente seu lado triste e derrotado.

E se você acha que eu estou exagerando, vou adicionar a informação de que a música surge em um episódio de House onde rola morte, desespero e dor. Só para provar meu ponto, aqui vão alguns versos:

Cause I’m gonna lose you
(Pois eu vou te perder)
Yeah, I’m gonna lose you
(É, eu vou te perder)
If I’m gonna lose you
(Se eu vou te perder*)
I’ll lose you now for good
(Vou te perder agora de uma vez por todas*)

*Apesar de não estarem escritos literalmente da forma que escreverei agora, os versos parecem querer dizer “Se eu irei te perder em algum momento, melhor que eu te perca agora de uma vez”.

6. For Nancy (‘Cos It Already Is)
Convice yourself that everything is alright, cause it already is

E voltamos para as “músicas empolgantes com letras que não são tão felizes quanto parecem”. Quer saber por quê? Bem, aqui Yorn conversa com sua amante (ex-amante, talvez) sobre ela tê-lo deixado com uma desculpa qualquer para seguir em frente com outro cara. E como todo homem com dor de cotovelo, ele a deixa ir dizendo que quando ela se der conta da burrada que fez, não pense em voltar a procurá-lo.

Basta que ela “se convença de que tudo está bem, pois já está”. Há, nunca vi alguém tomar um pé na bunda com tanta classe. Pode até lembrar The Cure, mas prefiro dizer que tem um toque de Weezer.

7. Murray
And he won't follow, these lines they've drawn for him

Esta é outra canção empolgante. Os ruídos engraçados ao fundo (vê? Eu simplesmente não sei que nome dar a essas coisas), a vibração, a pitada de rock americano, a sensação de música que se ouve na estrada ou em trilha sonora de road movie é um prato cheio para aqueles que adoram cantar, mas não tem ideia de como são ruins nisso. Por isso aconselho a cantarolar somente a parte que não tem letra mesmo. Uh uh uh uh uh~

8. June
And you will stay a mile away from me, if you know what's good for you

A oitava faixa começa com um delicioso conjunto de cifras que arredondam a música por inteiro e tem cara de rodinha de violão com os amigos. Aquela música cuja letra todos cantam batendo palmas no mesmo ritmo, balançando a cabeça, batucando na mesa... esse tipo de coisa.

A letra tem algo de inspirado e faz comentários capciosos feito um companheiro de noitadas de Jeff Buckley e Ryan Adams. Não necessariamente com a mesma sensação de desespero ou o mesmo tom blasé dos dois. Ouça:

It’s alright if I was older
(Está certo, se eu fosse mais velho)
It’s ok to lose your age
(Não faz mal perder sua idade*)
[…]

I’m ok with all the others,
(Eu não tenho problemas com os outros)
It’s just her I cannot stand
(É somente ela que eu não suporto)
I’m old enough to feel the way I do
(Eu já sou velho o suficiente para me sentir do jeito que sinto)

*Pode ser interpretado como "tudo bem se você se esquecer da idade que tem/se ignorar a sua idade.

9. Sense
Is something wrong with me?

Mais violão! Absolutamente adorável, a nona faixa começa tímida e vai crescendo, ganhando momento para falar do tempo, que passa e nada perdoa. A guitarra firme e comandante casa muito bem com a flutuação de tempo seja na forma do cantar de Yorn ou na mensagem, sobre o tempo e a vida, que a letra aborda.

10. Closet
so I'm walking around your closet

Closet é uma dessas faixas que tem uma abertura completamente enganosa. Com um ruído de freio ou algo parecido, a música literalmente para tudo para deixar Yorn dizer “essa canção se chama ‘closet’” e mudar totalmente o rumo do que imaginei que viria. Ao invés de uma balada melosa, o som de pop rock energético invade os auto falantes e fala abertamente sobre esses momentos no qual inevitavelmente nos vemos em uma encruzilhada quanto ao que queremos.

11. On Your Side
So many mistakes

Eu absolutamente amo essa faixa, tanto pela riqueza de texturas sonoras quanto pelas palavras não ditas em cada verso. On Your Side soa como alguma coisa desencavada de The Cure cantada por Lou Reed.

A sensação etérea, sonhadora e ligeiramente preguiçosa tanto no som quanto no timbre que o cantor marca aqui, é o casamento perfeito para a letra tristonha e as frases que só faltam gritar “solidão”. E por isso, segue totalmente traduzida.
I’m outside your house - Estou do lado de fora da sua casa
2 am it’s dark - ás 2 da manhã, está escuro
So many mistakes - Tantos erros
Come back home from bars - Dos bares volta para casa

I am on your side - Eu estou ao seu lado
I just want to tell you off - Eu só quero te dar uma bronca

So many lies - Tantas mentiras
Are taking hold - estão ganhando controle
It’s not your fault - Não é sua culpa
There’s many scars - Existem muitas cicatrizes

I am on your side - Eu estou do seu lado
It’s taken me a long time - Levou um tempo
I am on your side - Eu estou do seu lado
I’m on your side - Estou do seu lado

And I listen - E eu ouço

Yeah I listen - É, eu ouço
Can you listen? - Você pode ouvir?
Now I’m listening - Agora eu estou ouvindo
I am on your side - Eu estou do seu lado

It’s taken me a long time - Levou um tempo
I am on your side - Eu estou do seu lado
I’m on your side - Estou do seu lado

(And I listen) I am on your side - (E eu ouço) Eu estou do seu lado
(Yeah I listen) It’s taken me a long time - (É, eu ouço) Levou um tempo
(Can you listen?) I am on your side - (Você consegue ouvir?) Eu estou do seu lado
(Now I’m listening) I’m heading out tonight - (Agora eu estou ouvindo) Estou partindo esta noite
(And I listen) I'm heading out tonight - (E eu ouço) Estou partindo esta noite
12. Sleep Better
Every tie is gonna break

Com o comando da bateria a faixa 12 fala sobre os autos e baixos de um relacionamento cujo prazo de validade soa ser mais velho que a idade do mundo. E assim como boa parte do álbum, reflexões sobre o porque as pessoas vivem da forma que vivem são feitas.

13. EZ
It was easy when you were younger

EZ, codinome da palavra inglesa easy, pode parecer mesmo 'fácil' de explicar, embora eu prefira não pensar assim. Totalmente carregada pelo som pungente do arranhar de cordas que vão morrendo ao fundo, a música cresce com o acréscimo da bateria exatamente no momento em que o som das cordas vai morrendo.

Não tão fácil é o que encara o eu-lírico da canção. Ele contra sobre o momento no qual se viu perdendo um amor/amigo e mesmo com as diferenças entre eles fica claro que ele desejaria poder resgatar o que eles tinham juntos. Mas infelizmente como dizem os versos “você disse adeus para sempre”.

14. Simonize
 "I'm sure you'd rather stay"

Não sei dizer por que, mas esta faixa sempre me faz pensar em R.E.M. Surpreendente, deprimente e emotiva do inicio ao fim, a faixa é tão incomum que aproveita para ficar muda depois de 2:50 de reprodução mesmo tendo mais de 4 minutos de duração. Isso porque nela está inserida outra faixa, escondida...

...Hidden Track: A Girl Like You
And even if, I don't know what the day will bring, still I can tell most anything

Gosto de pensar que o músico decidiu esconder essa faixa como uma forma de mostrar como ele encara o tempo. De longe a canção com a mensagem mais positiva e esperançosa, ela fala da chama que mantemos acesa dentro de nós, aquela que nos faz pensar que um dia faremos exatamente aquilo que tanto desejamos.
--

No fundo, no fundo, mesmo com diversas frases de efeitos e algumas letras inspiradas Musicforthemorningafter não tem como ponto forte o que exatamente está cantado, mas sobre o que está cantando e principalmente os arranjos que acompanham a cantoria. As diversas referências e ponderações sobre a vida, a rotina, os relacionamentos e o tempo voam por todos os lados. E por isso mesmo são extremamente bem recebidas pelas variadas tendências que o álbum explora.

Tendências essas que nos inspiram a vivenciar esses momentos como a volta para casa depois de uma longa viagem, um jantar com os amigos, ou um filme em domingo chuvoso. Talvez até momentos mais grandiosos. Seja o que for, aqueles que nos fazem perceber que nossa vida pode mesmo ser um grande breu, à espera de fugazes minutos de luz. Não é brilhante, mas tem uma luminosidade tão bela quanto.

JÚRI FINAL

- Nota Final: MB - de mistura boa. Mais um pouco e poderia ter virado angu.
- Capa: P&B sempre funciona bem em capa.
*Fangirlmomêtro: Febre de 38°C - morna, mas preocupante.

BANCO DE DADOS

*Título: Musicforthemorningafter
*Artista: Pete Yorn
*Gravadora: Columbia Records
*Ano: 2001
*Estilo: rock
*Formato: álbum de estúdio
*Tracklist:
  1. Life on a Chain
  2. Strange Condition
  3. Just Another
  4. Black
  5. Lose You
  6. For Nancy (‘Cause It Already is)
  7. Murray
  8. June
  9. Sense
  10. Closet
  11. On Your Side
  12. Sleep Better
  13. EZ
  14. Simonize + [A Girl Like You]

Fonte: Billboard | Imagens: Ebay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME