janeiro 31, 2014

Believe Review

Admito que p'ra uma pessoa como eu, que não curte Justin Bieber, é no mínimo estranho dedicar uma postagem inteira ao cantor canadense, mas vocês não tem ideia do quanto me divirto falando mal dele, lendo/ouvindo/assistindo matérias sobre as confusões em que ele se mete causando polêmica. Esse texto estava congelado e eu não sabia nem se ia publicar, apesar dos pedidos enlouquecidos da Fangirl porque ela quer fazer aqueles comentários especiais.

Massss acredito que a publicação ainda esteja valendo, mesmo que um novo álbum de estúdio de inéditas tenha sido lançado no ano passado, já que, ao meu ver, esse novo CD não aparente ter sido tão aguardado nem ter chegado com tanta força quanto Believe. Assim, em homenagem a recente detenção do cantor, vou expor a análise que fiz do CD de 2012.

Devido a mais uma das muitas discussões com meu irmão sobre música e indústria musical, iniciada porque eu queria assistir ao clipe de As long as You Love Me e ele queria mudar de canal, decidi gastar um pouco do meu tempo ouvindo o álbum do cantor canadense. E preciso confessar logo de saída que eu gostei, tanto que fiz o download de algumas músicas (melhor deixar quieto). Agora, é importante que você entenda que sou extremamente eclética. Ao ponto de estar curtindo Adele em um momento e no outro estar cantando Westlife!

Fangirl quando analisou o CD do Bruno Mars fez uma escala com frutas e como no momento estou sem criatividade para algo tão legal quanto, vou ser "Maria vai com as outras" e utilizar a mesma ideia métrica, invertendo algumas frutas e adicionando outras.

+ gosta                                                                                                                     - gosta
--|------|-----|-----|------|-----|-------|------|-------|-----|-----|----|-----|--
laran. maracu. uva  bnana  pêra  manga  moran. abacaxi  tange. caju  mmão Ѽ abacate

ANÁLISE PARCIAL

A uva de pista

Primeira música do CD e me conquistou no ato. Não disse que eu era meio sem noção p'ra essas coisas? A música é totalmente pop. Super dançante. Bem pista mesmo. Aquela típica música p'ra bater cabelo. Com a participação de Ludacris, rapper e ator americano, a faixa possui aqueles elementos de um sucesso atual aos quais já estamos acostumados: a batida pop-eletrônica forte, o refrão e alguns trechos  grudentos, a parte "declamada" pelo rapper. Uma verdadeira receita de sucesso!

2. Boyfriend
Um maracujá pop

O grande single do álbum, com um clipe super esperado e que até já passou pelo scanner da Fangirl, é uma composição do próprio Justin Bieber em parceria com mais dois compositores. Segue a receita do mercado - letra fácil e pegajosa numa batida muito pop, leve e sensual nesse caso. Por mais que você não goste e esteja sendo obrigado a ouvir, e/ou fale pouquíssimo inglês, acaba cantarolando o refrão.

If I was your boyfriend, never let you go
Keep you on my arm girl, you'd never be alone
I can be a gentleman, anything you want
If I was your boyfriend
I'd never let you go, I'd never let you go

3. As Long As You Love Me
O chiclete de Morango

A grande culpada pela existência deste post! Se você for assim como eu e a Fangirl com certeza pensou logo em outra As Long As You Love Me... Essa mesma que está na sua cabeça, de outro fenômeno mundial que arrastava milhares de fãs histéricas, Backstreet Boys (lindooooos). Mas voltando ao cantor teen... Mais uma música de mercado, pop, com participação de rapper, nesse caso Big Sean, e pegajosa (culpa do la la la conseguido graças aos infinitos "...lo-lo-love me...")

As long as you lo lo lo lo lo lo lo lo lo lo lo love me, love me

Você fica com esse "lo-lo-lo-lo-love me, love me" na cabeça. E sensualizando, o que é pior, devido a batida compassada, super propícia para esse tipo de coisa.

ADD da FG: Eu falo tanto de BSB que deu no que deu, minha música preferida desse álbum é essa.

4. Take You 
Minha laranja sensual

Com uma batida pop tanto quanto as três anteriores, essa faixa pede sensualização. Sem brincadeira, não tem como não pensar em balanços sensuais com os tantos ohs e as vozes suaves e aveludadas do coro, e até mesmo do cantor em determinadas frases (acreditem!), entoando num ritmo bem marcado,

Baby, señorita, ma chérie 
Please be my little lady, my little lady 
Mi amor, you're the one I adore you 
Come on be my little lady, my little lady

5. Right Here
Uma pêra madura

Envolvida foi como me senti ao ouvir essa música. Não vou chover no molhado falando mais uma vez sobre o padrão mercadológico da canção. Destacarei apenas o casamento perfeito entre a suavidade da letra com a batida compassada do hip hop, contando com a participação do rapper Drake. O romantismo começa a se fazer presente no álbum do cantor canadense.

6. Catching Feelings
Maçã do amor

Primeira faixa mais romântica no que diz respeito a melodia e confesso que lembrou muito alguns dos sons românticos das boybands dos anos 90. Sem brincadeira... Não consigo dizer uma, mas sei lá, tem um quê de primeiro CD do 'NSync. Enfim, é bonitinha, levando-se em consideração a letra, tem um ritmo legalzinho, mas nada que encha os olhos como as anteriores.

7. Fall
Um suco de abacaxi com hortelã bem geladinho

Fico no céu toda vez que ouço essa música. As batidas sensuais deram adeus definitivamente e nos encontramos sob o signo romântico com uma canção que me faz pensar em passeios à beira mar em fim de tarde com aquela brisa gostosa.
Tendo como um de seus compositores o próprio cantor, Fall nos faz lembrar daquele Justin Bieber de começo de carreira. Adolescente com voz de criança e, claro!, já com músicas pegajosas, mas com a diferença que os sons grudentos de agora possuem letras um pouco mais elaboradas como essa faixa. Uma linda declaração de amor.

ADD da FG: realmente, a letra é bem melhor que muita coisa anterior e até mesmo desse álbum.

8. Die in Your Arms
Um grande abacate

Nossa, parece que estou ouvindo uma música de Natal... E daquelas chatas! Sei lá, o arranjo é ruim, além do que determinados acordes fazem lembrar outras duas músicas diferentes que tiram o foco da canção do Bieber. E olha que a letra é profunda:

Cause everytime you touch me
(Porque sempre que você me toca)
I just die in your arms
(Eu simplesmente morro em seus braços)

9. Thought of You
A manga que lambuza mãos e rosto 

pop volta à cena nessa faixa super alegre com um quê de R&B, tão comum nesses dias, e os elementos já mencionados para um sucesso de mercado, que acaba contagiando e ao qual, infelizmente não fui capaz de resistir.

10. Beauty and a Beat
Milkshake de banana

Típica música produzida e embalada para o sucesso. A pegada pop dançante serve para brincar com as batidas eletrônicas.

11. One Love
Caju amarelo nada carnudo

O espírito romântico retorna dentro dos preceitos sob os quais o álbum foi produzido, ou seja, voltado totalmente para o mercado com batida pop, letra de fácil assimilação e refrão que funciona como um chiclete.

12. Be Alright
A tangerina docinha

Balada romântica em voz e violão. Um clássico! Suave como a promessa cantada por Bieber. Apesar de curta e, aparentemente, fácil, a letra é extremamente poética, pelo menos para quem gosta de metáforas ultra-românticas,

For you, oh, I would walk a thousand miles
(Por você, eu andaria por mil milhas)
To be in your arms
(Para estar em seus braços)

É aquele pedido de desculpas depois da última besteira em forma de serenata.

13. Believe
Mamãozinho em cubos com aveia por cima

Faixa que dá nome ao álbum, Believe, como se espera, fala da crença em algo/alguém. O destaque aqui fica por conta daquele coro que lembra os de igreja como os utilizados por artistas como MadonnaMichael Jackson e Whitney Houston por exemplo, encaixado em uma melodia suave e muito bonita.
--

Vocês vão perceber que “linkei” a essa postagem uma edição deluxe de Believe, mas não julguei as três faixas bônus. Optei por fazer isso, basicamente, porque as três músicas, assim como as outras que compõem o álbum, são inteiramente pop, produzidas e embaladas para o sucesso segundo os padrões do mercado, como já afirmei anteriormente nessas palavras, parecendo-me desnecessário repetir em mais três canções o mesmo julgamento.

Justin Bieber conseguiu produzir um álbum balanceado entre as batidas dançantes e românticas o que tornou o CD agradável no sentido de uniformidade, ritmicamente. Não há uma miscelânea de batidas e sim uma linha básica de batidas pop que não derrapam para outros gêneros musicais.

JÚRI FINAL

- Nota: A – de Amadureça. O álbum é excelente se o objetivo único e fundamental é agradar ao mercado musical e sua lógica. Mas espero, sinceramente, que Justin Bieber cresça e experimente em seus álbuns.
[PS.: Prometo ouvir o CD lançado ano passado só para ver se ainda continua mercadológico ou não]
- Capa: Refuto-me a julgar uma capa que é a foto do cantor.

*Fangirlmomêtro da Miyagi: Febre de 38,5° – Não posso mentir que não afetou.

BANCO DE DADOS

*Título: Believe
*Artista: Justin Bieber
*Gravadora: Island Def Jam
*Ano: 2012
*Estilo: pop
*Álbum de estúdio
*Tracklist:
  1. All Around the World [feat. Ludacris]
  2. Boyfriend
  3. As Long As Ypu Love Me [feat. Big Sean]
  4. Take You
  5. Right Here [feat. Drake]
  6. Catching Feelings
  7. Fall
  8. Die In Your Arms
  9. Thought of You
  10. Beauty and a Beat [feat. Nicki Minaj]
  11. One Love
  12. Be Alright
  13. Believe
* Deluxe Edition
   14. Out of Town Girl
   15. She Don't Like The Lights
   16. Maria

Imagem: Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME