janeiro 19, 2014

Videoclipe: Just Another Girl - Jaejoong

2013 veio para consolidar o status de estrela do rock de Jaejoong. Depois de um inicio de ano espetacular com o clipe de Mine – cujo simbolismo dizia tudo e mais um pouco sobre seus desafios pessoais – o cantor resolveu desabafar toda a dor de seu coração partido numa canção que é muito bem traduzida para o videoclipe. Que é exatamente o que traremos na postagem de hoje: Just Another Girl.

Normalmente gosto de clipes que são uma coisa só. Temos os que contam historinhas e é legal porque você pode ver o seu cantor preferido atuando. Temos os que simplesmente aparecem tocando com a banda e é bom porque você também aprecia a beleza dos integrantes (quando ela existe, é claro). Temos aqueles que não são exatamente uma historia, mas mostram os integrantes individualmente e em performance.

O clipe de hoje são todos esses reunidos em uma coisa só e, por incrível que pareça, funciona. Mas como nunca trabalhamos com um clipe desses antes, vamos modificar um pouquinho nossa análise.

SEQUÊNCIAS

1) Loft – 1ª pt. Em clima intimista, Jaejoong e sua amada aparecem na residência que dividem em momentos rotineiros para um casal. Eles tocam piano juntos, aproveitam a companhia um do outro, conversam na cama, na banheira. O de sempre.


Lendo Marie Claire?! Aff, essa mulher conseguiu descer no meu conceito e o clipe mal começou.

2) Caminhando. Jaejoong vem andando pelo que deve ser o subsolo de algum lugar (estacionamento?), passa por uma rampa e vai terminar no meio de um espaço aberto e vazio. Lugar esse onde, objetos de sua vida a dois literalmente viram destroços.



3) Palco de abóbada. O cantor e sua banda fazem uma performance.


4) Palco desnivelado. Jaejoong, sozinho, aparece em um cenário que lembra muito o formato de uma colmeia. E sofre.


5) Close-up. A mulher aparece maquiada sintonizando uma femme fatale.


6) Parte Solo. Outra sequência onde o cantor aparece sozinho, não tem exatamente um cenário, mas ele sensualiza com a câmera e libera toda a sua fúria.




7) Loft – 2ª pt. No que parece ser algum tempo depois, Jaejoong vai até sua antiga casa e enfrentando as lembranças, libera sua raiva mais uma vez. Tanto que podemos presumir ter sido ele quem botou fogo na pintura do casal.



ENREDO

O videoclipe é bem direto na hora de contar o que aconteceu com esse relacionamento, mas para desencargo de consciência, vou tentar resumir.

Jaejoong vem andando, e pela forma como tem que parar algumas vezes ao longo do caminho, respirando fundo; o que ele pretende fazer não é nada fácil. Durante o caminho ele se pega lembrando os bons momentos que viveu ao lado daquela mulher, ainda que ela tenha apenas brincado com seus sentimentos.



Resolvido, ele retorna ao local onde eles viveram juntos, mas ainda não completamente liberto do sentimento de dor, ele arranca os plásticos que cobrem os móveis e até mesmo os destrói. Finalmente ao se livrar dessas lembranças ele parte sem olhar para trás, e sem medo de ser machucado pelo que restou de tudo.

CENAS/ELEMENTOS 

O uso de cores é sempre interessante, pois mais do que uma simples harmonia visual, ela representa outras coisas. O negro ao mesmo tempo em que representa solidez e dureza, também é considerado o vazio ou o nada (no sentido de ter engolido todas as cores), portanto qualquer vestígio de luminosidade que possa ser alcançado em meio ao negrume, nada mais é do que um feixe de esperança. E o clipe expressa bem essa ideia à medida que, após Jaejoong tomar a decisão final de se afastar desse amor que tanto causa dor, quanto mais ele se afasta, mais profundas e intensas as cores se tornam.



Reparem que boa parte do clipe está escuro ou as cores estão frias, representando o estado de espírito do eu lírico. Na cena do palco-coméia, note que as luzes produzem efeitos similares á raios – numa clara analogia a tempestade que ocorre dentro de Jaejoong.

Já no momento no qual ele se depara com os objetos do passado (o momento de transição), as cores ganham intensidade embora permaneçam com pouca saturação (essas mudanças são melhores observadas na cor do cabelo do cantor). E é neste ponto que ele se permite dizer com todas as letras que essa mulher não presta.
말하지 않았어 이 때를 위해서
Eu nada disse (“guardei tudo”) por causa de momentos como esses
최악의 여자야 앞에서 꺼져버려
Você é a pior das mulheres, desapareça da minha vista
Os objetos apresentados, por sinal, funcionam em duas representações paralelas. Eles são as provas sólidas de um tempo feliz, mas que agora representam o engano do eu lírico em ter amado uma mulher que jamais levara a relação a sério, brincando com os sentimentos do outro.


Por ser próprio deles a imobilidade, os objetos apenas funcionam como pontos de um todo, mas ao entrarem em contato com a pessoa (que é o ser com consciência e vida), esses objetos passam a ter uma existência tão significativa quanto imortal, pois são eternizados nas lembranças e palavras das pessoas com quem entram em contato.

Quem nunca teve algum momento no qual não conseguia se lembrar de algum acontecimento com precisão, mas tem gravado na mente, como uma fotografia, algum objeto que fez parte daquele momento?

Livrar-se dos objetos não é o mesmo que livrar-se das lembranças, mas é uma recordação a menos. Então porque quebrar tudo? Queimar?

Note bem que a raiva do cantor existe, embora esteja latente no inicio. Quando ele finalmente expulsa seus demônios e a raiva, o clipe traduz a ideia através da cor vermelha e do fogo – que até dividem semelhanças simbólicas.


Fogo é acima de tudo um elemento de vivificação, transformação. É através dele que muito se destrói para construir e por isso mesmo ainda é um elemento de purificação em muitas crenças. Queimar algo não é simplesmente para ver-se livre do que se queima, mas também um momento consciente de libertação.

A rapidez com a qual objeto é consumido adiciona ainda que esse momento não demora, mas simplesmente chega e acontece. Essa urgência também vem na cor vermelha, entendida por muitos como paixão ou violência.


O vermelho também traduz a raiva e tudo isso é explorado muito bem na letra que se abandona na dor para dizer sem rodeios ou amenidades que esse é o fim.
제발 좀 꺼져줘
Por favor, dê o fora
또 어떤 거짓말을 하려 해
Que outra mentira você pretende contar agora?
그 입 좀 닥쳐줘
Só cale essa sua boca
더 이상은 속지 않아
(você) não me engana mais
Ao final do clipe, quando Jaejoong repete seguidamente a mesma coisa (“Você é só outra garota. Para mim, outro coração partido”), e parece ter finalmente chegado àquele ponto no qual não importa o quão repetitivo soe, você ainda se sente impelido a dizer a mesma coisa, (outra vez e outra vez, como um mantra), as cores se acendem e os objetos despencam e são destruídos enquanto ele anda sempre em frente com um céu azul imenso ao fundo.


Perceba que tanto para frente quanto para trás o espaço parece infinito e sem limites, como um mundo sem forma, sem dimensão, sem definição alguma. E é disso que ele precisa; de um lugar (ou tempo) para poder se perder, deixar-se abandonar, ser livre. Experimentar a leveza que vem após desprender-se de algo/alguém que o tenha mantido submisso – neste caso, ter se sujeitado a uma ilusão, um amor que só foi real para ele mesmo.


TEASER

Lembro-me bem que os teasers deste clipe apresentavam as imagens com um ruído ao fundo – algo como sintonização de rádio – e próximo do fim, a música surgia de repente. Gosto de como essa mesma ideia veio para o videoclipe através das cores (pouca cor, no final, muita cor).

Assista: Teaser 1.
Assista: Teaser 2.

BASTIDORES/MAKING OFF 

O Mnet acompanhou direitinho as gravações deste videoclipe e resolveu nos contar um pouquinho de cada fase. É uma pena que nem todo mundo entenda coreano e eu esteja com uma preguiça do cão de traduzir, mas se quiserem saber algo especifico é só perguntar que eu respondo.


E olha só, eu bem que achava que tinha alguma coisa errada com aqueles objetos caindo e explodindo de um jeito engraçado. É porque não era computação gráfica! E eles até colocaram pequenos sensores/explosivos nos objetos para que eles “voassem pelos ares” assim que tocassem o chão.

KARAOKÊ

Depois de tanto ver, que tal cantar junto? Segue a letra completamente romanizada, para deleite geral. Vou lembrar que essa transliteração foi feita por mim e é baseada na fonética do português brasileiro (qualquer dia desses, eu explico melhor como isso funciona) e caso queiram tirar para colocar em outro lugar, deem os créditos.
Time after time modu ta nae thashiya
And don't ask me why nan pol su eopseuni
Neon chigeum my luck pakkwil keora haejjiman
Nan keureochiga ana keugeon ne chakkagiya

I can't take this no more michyeobeorigesseo
I know you're not the one i mareun hago kalge
You're just another girl nareul kajigoman noneun neo
You're just another girl nareul apheuge hajima
Wae irae wae tto say good bye ya
Nae thaseun hago kajima
Cause you're just another girl
Just another girl, another broken heart for me

Tanyeo-olge nagal chunbireul haejwo
Akkyeosseotteon oseul ip’kko nagajwo malhaji anasseo
I ttae wihaeseo choi-age yeojaya apheseo kkeojyeobeoryeo
You're just another girl nareul kajigoman noneun neo
You're just another girl nareul apheuge hajima
Wae irae wae tto say good bye ya
Nae thaseun hago kajima
Cause you're just another girl
Just another girl, another broken heart for me

Kothong soge ppajin nal kkeonae-eo peorilge
Chinjja namjaro salge keureon panbogeun eopkke
Chebal chom kkeojyejwo tto eotteon keojimmareun haryeo hae
Keu ip chom tak’chyeojwo teo isangeun sokjji ana
Wae irae wae tto say good bye ya
Modeun namja-ege irae nae yaegin hajima
Tansun-han norisangdaeyeottaneun mal
You’re just another girl nareul kajigoman noneun neo
You're just another girl nareul apheuge hajima
Wae irae wae tto say good bye ya
Nae thaseun hago kajima
Cause you're just another girl
Just another girl, another broken heart for me
RESUMO DA ÓPERA

- Definição: Explosivo. Violento e ruidoso; põe tudo para fora e de quebra ainda destroça literalmente todas as recordações.
- Som/Imagem: Em (quase total) harmonia. A ideia de transpor gradualmente as emoções funcionou, mas algumas cenas podiam ter combinado melhor com outros versos da canção.
 - Passando na TV: sempre imito os gestos do Jaejoong até que o cabelo dele se movendo em câmera lenta apaga todo e qualquer pensamento da minha cabeça a não ser “Cara, muito gato, pelamorrrr”.

Daria tudo para passar a mão nesse cabelo sedoso
*Posição: – dos clipes que fizeram meu 2013 mais legal.

BANCO DE DADOS

*Artista: Jaejoong
*Em: WWW
*Direção: Sung Ji Hoon
*Lançamento: outubro, 2013
*Estilo: (K) rock, post-grunge 

Fonte: Youtube/C-Jes; Mnet;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME