março 29, 2014

Cruel City: Episódio 16

Estamos nos aproximando dos momentos finais desta história e ainda assim continuamos nadando num mar de dúvidas e escuridão, pilares centrais do que chamamos noir – que é a classificação exata deste dorama. Já dizia Machado de Assis: “odeio autor que me diz tudo”. É verdade meu caro, mas um pouquinho de aviso não faz mal à ninguém.

RECAP EPISÓDIO 16 

Segurando Promotor Ahn pelo pescoço Park-sa sugere uma trégua entre ele e Hyung Min e que os dois se unam para pegar Pusan. O detetive deixa claro que prefere morrer do que tê-lo como aliado e pergunta mais uma vez se ele teve algum envolvimento na morte de Kyung Mi.


Ainda falando com certo distanciamento, Park afirma que não fora ele e que está procurando pelo culpado. Isso tira Hyung Min do sério, dizendo que é mentira e Park-sa por sua vez perde a compostura, e em banmal diz a ele que ambos vão pegar o assassino de Kyung Mi. Eita, que ele nem se deu ao trabalho de chamar a coitada com nenhum honorifico.


O deslize de Park não passa despercebido por Hyung Mi que em voz alta se pergunta (e a Park também) se ele a conhecia. Park-sa se dá conta do perigo e joga/solta Ahn na direção do detetive, ganhando tempo para escapar. E como sempre ele consegue sair sem ser visto.

Enquanto isso Jin Sook, Soo e Cia. estão escondidos no QG soturno de Park-sa reclamando uns com os outros onde diabos ele terá se metido com todos os capangas de Pusan pipocando a torto e a direita. Park finalmente aparece e tem um momento reservado para pedir a seu segurança Ki Chul que tire Joo Young do radar de Promotor Ahn e ache um lugar seguro para ela.


Preocupado com a situação, Soo sugere que eles sigam em frente com o plano. Park então pergunta por Prof. Jang e Jin Sook diz que já o rastreou, mas vai deixar a missão nas mãos de outra pessoa e Park lança um olhar de quem sabe exatamente que outra pessoa é essa. Soo anuncia que também tentará achar Jang.

Hyung Min volta a casa de Kyung Mi e discute com Soo Min os acontecimentos do dia. Ela acha estranho que tenha sido Park-sa-adeul que tenha ido até o restaurante sugerindo trégua. Ele supostamente não é um monstro? É nada mudou entre ela e Jin Sook, então é possível que o disfarce dela não tenha sido descoberto.


Hyung Min diz calmamente como se testando as próprias palavras que é possível que Park-sa não seja o assassino e Soo Min é pega de surpresa. Mas ele não tem tempo de explicar, pois o celular de So Min recebe uma chamada de Jin Sook e a jovem atende, tendo que ir embora já que em sua mente, não ir levantaria suspeitas e de qualquer forma ela não acha que Jin Sook saiba que ela está disfarçada ou já teria feito algo

 As duas mulheres se encontram e Jin Sook lhe dá sua missão: circular e encontrar Prof. Jang. Em seguida Soo Min se encontra com Hyung Min e confirma que Jin Sook não sabe de nada, ou não lhe daria uma missão. Ao saber disso, o detetive percebe que Park-sa pretende começar a produzir drogas.


A notícia de que Park está atrás de Prof. Jang chega aos ouvidos de Pusan que deixa seus homens em alerta. E na Unidade Especial Hyung Min coloca todos para coletar informações sobre a mesma pessoa.

Nesse meio tempo Soo Min coloca sua outra fantasia de femme fatale e sai à caça do tal professor. E no QG soturno, Park-sa em companhia de Jin Sook e Soo, que continuam implicando um com o outro, esperam por noticias.


Logo Soo Min encontra seu alvo e Jin Sook vai a seu encontro. Hyung Min que telefona para a agente e fica sabendo como anda a operação, também resolve ir até Icheon (onde o Prof. está). Ela passa o resto do dia monitorando o alvo.

Jin Sook e seus capangas chegam ao hotel. Soo Min repassa que o quarto do professor está sendo vigiado. O que elas não sabem é que estão para cair em uma armadilha, pois Phan-mok está à espera deles.


Em frente à porta, pronta para entrar Jin Sook percebe que algo está errado e resolve bater em retirada, mas elas não chegam nem ao elevador e os gângsteres saem da toca. Eles são cercados, no entanto as duas conseguem escapar para a saída de emergência – que está trancada.

Com a ajuda de Hyung Min que surge do nada, as duas despistam seus perseguidores. Jin Sook pergunta o que ele faz ali e o policial diz a verdade: está no meio de uma operação e usa a mesma desculpa para despistar o porquê de ter ignorado Soo Min durante este interlúdio. Soo Min aproveita a deixa e o pressiona à ajudá-las.


Para ajudá-las, ele as manda em segurança por um lao e enfrenta sozinho os homens com Phan-mok usando seu status de policial, o que não o impede de levar porrada. Phan-mok está prestes a cortar a garganta de Hyung Min quando Park-sa chega ao resgate. Hum... é impressão minha ou esse meu recap hoje tá parecendo roteiro do locutor da Sessão da Tarde? 

Phan-mok se surpreende e faz o favor de cumprimentar nosso anti-herói pelo seu codinome completo “Park-sa-adeul” e Hyung Min finalmente tem uma imagem completa do rapaz.


A luta recomeça e o detetive termina como escudo do Gangster-mor. Park aponta a arma na direção dos dois e precisa gritar com Hyung Min para ver se o rapaz se recompõe. Phan-mok não percebe a comunicação entre os dois e acaba nocauteado pelo detetive.

Sobram apenas os dois homens em pé. Park chuta a arma caída na direção de Hyung Min que aponta para o outro e pergunta por que ele o ajudou. Park reafirma sua vontade de trabalharem juntos para pegar Pusan e também reafirma que não matou Kyung Mi. Os dois chegam a um impasse (ou acordo; é difícil dizer) e o detetive deixa Park ir embora.


Todos acabam presos na Unidade Especial e Promotor Ahn reporta de volta para Procurador Ji o que aconteceu. Neste momento, o procurador está novamente em um encontro com Pusan e desliga. O “empresário” entra no recinto e fala de maneira clara e aberta que já vendeu as ações (aquelas que o ligavam a seu filho) e deu a parte que cabe ao Parlamentar Cha. Procurador Ji se altera e pede que ele tenha mais cuidado com o que diz.

Pusan retoma as rédeas da conversa e deixa claro que é graças à ele que tanto o procurador quanto o parlamentar chegaram a esse patamar e não importa o quanto mais eles subam, contanto que lembrem que os ajudou. Procurador Ji devolve dizendo que ele precisa ficar na sombra e tomar cuidado com seus rapazes. Pusan então pressiona que seus rapazes sejam liberados.


E na próxima ficamos sabendo como Pusan se livrou de seus problemas. Reporter Cha aparece na Unid. Esp. e revela a Hyung Mi que a esposa de Dir. Jo se suicidou e todas as suas ações foram vendidas no exterior.

A caminho de volta Jin Sook se pergunta o que Hyun Min fazia em Icheon e pergunta a Soo Min com quem foi que ela dormiu naquela vez, pois pela cena de hoje ela pode ter certeza de que nada aconteceu entre ela e o detetive. Soo Min diz ter sido um ex-namorado e a unnie replica bruscamente que espécie de namorado paga para dormir com a namorada. Ai, essa doeu até em mim.


Assim que Park está chegando a seu QG, ele avista Soo Min e Jin Sook indo para o mesmo lugar. Imediatamente ele recua e manda que Ki Chul (o segurança caladão) leve Prof. Jang – que está com eles – para um lugar seguro.

Soo fica indignado com a audácia de Jin Sook em trazer uma completa desconhecida para a caverna de Park e só falta fazer picadinho de Soo Min com os olhos. A garota o reconhece como braço direito de Park-sa.


Á sós, Soo exige uma explicação de Jin Sook e mesmo conseguindo uma, não fica nada feliz – isso poderia expor Park. Os dois são interrompidos por um telefonema de Park que exige a saída imediata da garota do lugar. Soo Min se antecipa à Jin Sook e diz que está de saída; a outra agradece por entendê-la. Do lado de fora, Soo Min parece dar-se conta de onde acabou de pisar.


Depois de confirmar o perfil de Soo no seu mural investigativo, Soo Min telefona para Hyung Min e diz que pode ter encontrado o esconderijo de Park-sa, mas a reação do detetive não é a que ela estava esperando.

Mais tarde, Hyung Mi acorda de sua poltrona pronto para interrogar os suspeitos e descobre que Promotor Ahn os liberou sob a alegação de que Hyung Mi não tinha provas e podia até ser processado por uso abusivo de força.

Phan-mok é recebido de braços abertos por Pusan, embora não pareça feliz com a recepção e descobrimos logo por que. O gangster é punido (não sei se cortaram a mão dele ou o quê) e é imediatamente mandado de volta para buscar Prof. Jang ou será seu fim de carreira.


Ainda escondidos no QG de Park, a tríade pondera se é mesmo uma boa ideia continuar com o plano, afinal Pusan descobriu tudo através do falecido Cheo-ul. Soo lembra que Cheo-ul também sabia o local da produção e manda que eles se realoquem, mas Park-sa dá contra ordem.

Isso porque Safari e Cia. já estão providenciando isso. Pelo telefone Park informa que eles irão se reagrupar em breve. O samchoon resolve então que está na hora de preparar terreno e avisa a seus comparsas que tudo o que eles precisam fazer e bloquear o homem por trás de Pusan. Peraê, quer dizer que existe alguém ainda maior e pior do que esse homem? E vocês só me dizem isso depois de 16 episódios?? 


Safari dá nome aos bois (o Sr. de Sangcho-dong) e pela reação de Kim Bbong, a situação vai ficar pior.

*서초동 어르신. 서초동 está relacionado à uma localidade em Seul e 어르신 é um termo comum usado para se referir às pessoas mais velhas de maneira geral, podendo ser homem ou mulher, normalmente para pessoas que já passaram da casa dos 60. Não é um termo tão comum como ajusshi.

Joo Young abandona Promotor Ahn e ele mostra sua insatisfação com a situação assim que Presidente Jung lhe telefona querendo saber de seu chefe. Park não está para conversa e manda que ele apenas o escute.


Ahn se encontra com Procurador Ji e o coloca a par da situação. Para azar dos dois, Park estava à espera dessa oportunidade e invade o encontro dos dois sem cerimônia. Ele pede que Ahn se retire e os dois ficam à sós. O Procurador ri da petulância de Park-sa, a quem ele segue chamando Presidente Jung.

Park deixa claro que pretende tomar a posição de Pusan e pressiona o procurador a aceitar sua proposta usando Hyung Min no meio da barganha, já que o detetive está perto de descobrir o envolvimento do pai em tudo isso. O procurador decide ouvir a proposta, mas no final parece que o acordo não sai como o planejado por Park.


A razão vem na próxima cena, na qual Safari se encontra com o Procurador e pergunta se ele pensou na sua proposta de ficar com o lugar de Pusan. Oh-oh. Dando a Safari a mesma resposta que deu à Park, ele basicamente diz que quem tomar o lugar de Pusan primeiro, ganha o jogo.

Park vai buscar informações de Jo Haneul com Superint. Min, esperando encontrar a fábrica de drogas de Pusan e termina tendo de explicar o que vai fazer com Promotor Ahn. Park diz que ele não é mais necessário e comenta como quem não quer nada que ele e Hyung Min eram da mesma turma na academia de formação da Polícia. Min diz que sabia. Conta uma novidade.


Superint. Min se reúne com Hyung Min e mal consegue esconder sua surpresa ao ouvi-lo dizer que se encontrara com Park-sa e que ele pedira sua ajuda para capturar Pusan. Corta para Park ignorando as mensagens do superintendente.

Obviamente isso não fica barato e ele acaba atendendo ao telefonema de Min logo depois que o acusa de estar sendo negligente com sua identidade. Park, cansado de jogar pelas regras de Min, responde que Hyung Min mais do que ninguém precisava saber que ele não é o assassino de Kyung Mi.


Superint. Min insinua que proteger sua identidade também é proteger Soo e Jin Sook, mas Park não cai nessa e diz que ele precisa dos dois então ele não precisa se preocupar com isso a não ser dar um fim na missão frustrada que ele dera a Jin Sook há mil anos atrás. Engole essa agora.

Jin Sook dá de cara com Phan-mok e seus capangas assim que chega a seu escritório. Ela é levada por eles e consegue trocar sinais com Soo Min que se esconde bem a tempo.


Ela espera eles saírem pelo estacionamento e os distrai o suficiente para que as duas lutem e Jin Sook fique livre. Elas correm, mas Jin Sook sabe que isso não vai dar certo por isso deixa um número de telefone com Soo Min e a ordem de contactar a pessoa que pode protegê-la.

Soo Min pergunta quem é essa pessoa e Jin Sook responde sem pensar: Shi Hyun. Jung Shi Hyun.


COMENTÁRIOS

Nesse universo cheios de incertezas e inverdades disfarçadas de meias verdades ou algo bem próximo a isso, ou o contrário disso, tanto faz, estamos sempre no meio do caminho de alguma (grande) bomba caindo em cima de nós.

É bem verdade que isso não é lá de muita serventia, pois como lidamos com pessoas que estão acostumadas a serem sempre mais de uma pessoa ao mesmo tempo, quem nos garante que a revelação do dia é mesmo uma “revelação”?

Ainda que eu me pegue sempre questionando o que exatamente significam essas coisas que vou descobrindo ao longo desse caminho de Park-sa e Cia., no fundo, sei que estamos apenas vendo a ponta do iceberg e mesmo que nunca cheguemos a saber o quão fundo esse pedregulho vai, continuaremos impressionados pelo estrago que é capaz de causar.


Mas vamos ignorar esses pequenos detalhes e ver as imagens do figurino glorioso, pois pelo menos isso dá para confiar que está certo (ou em alguns caso, está erradíssimo).


Soo nunca mais deveria vestir outra coisa. More nesse conjunto, meu rapaz.





Fonte: jTBC/moojeong
 
POSTS RELACIONADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME