março 01, 2014

You From Another Star: Impressões Finais

Pode até parecer que eu não tenho assistido à nenhum dorama, mas não é verdade. A primeira safra de 2014 já está em meio curso e por isso mesmo falarei sobre ela depois. Então deixo esse post para comentar sobre o fim do único drama que se manteve firme na minha escala de satisfação no final de 2013 (e inicio de 2014): You From Another Star (별에서 온 그대).

O drama, que é na verdade uma comédia romântica em sua melhor forma, falava de um extraterrestre que chega a Terra em 1609, bem no período Joseon na Coréia, e acaba perdendo sua nave de volta para casa, tendo que permanecer neste planeta até que ela volte, o que o leva a esperar por 400 anos. Eita voo atrasado.

Faltando apenas três meses para que ele retorne (a nave virá junto com a chegada de um meteoro), seu destino se entrelaça com o de uma hiper-ultra-mega-[adicionar outros superlativos]-estrela Hallyu.

Para representar os dois personagens estelares (haha, piada tosca) tivemos de volta a dinâmica excelente dos atores Kim Soo Hyun e Jeon Ji Hyun, que já haviam se saído bem juntos no mega-mega-mega-estelar-campeão-de-bilheteria The Thieves (도둑들). Ele na pele alienígena do rabugento Do Min Joon, o E.T. que atualmente vivia como um professor universitário e tinha que aturar o ego altamente inflado da atriz Chun Song Yi (ela), que além de sua aluna também acabara virando sua vizinha e continha todos os defeitos que ele poderia encontrar numa pessoa só.


A comédia foi bem explorada pelas características marcantes de ambas as personagens. Ele, com a rabugice de alguém que viveu mesmo 400 anos e a tendência a se sentir ofendido com facilidade. Ela, com um misto de vaidade e vulnerabilidade que por vezes arrancava risos e outras vezes provocava dó ou me fazia querer dizer: “é isso aí garota, mostra quem é que manda!”.

E a graça se expandiu bem pela história com crossovers (Dream High), referências (Heirs, Answer Me 1994), cameos engraçados (Yoo Joon Sang, Jung Eun Pyo, Ryu Seung Ryong) e indiretas jocosas à cultura televisiva coreana e seus artistas.

O romance foi bem sustentado pela química gostosa dos atores e também pelo dilema altamente terreno de Min Joon: ou vai embora para casa (e nunca mais verá Song Yi) ou fica na Terra (e corre o sério risco de morrer ou desaparecer, ou qualquer outra coisa que os E.T.s fazem quando sua vida termina).

E isso porque mesmo que tenhamos levado mais de 10 episódios de Do Min Joon relutando em se deixar importar com as pessoas ou qualquer coisa em si – ou melhor, criar laços, afeto, amor – sabíamos que era exatamente disso que ele precisava e é aquilo que mais prezamos nessa vida; os que amamos.

O que nos leva a feliz e prática resolução que o drama tomou. Criou um buraco de minhoca e fez o alienígena se transportar através dele! Sinceramente? Gostei. Achei a solução ideal porque combinava com a sensação que eu tinha de que Min Joon realmente tinha que ir embora, qualquer outra solução que o fizesse ficar teria me parecido muito forçada.


Lá pelo final da historia, ele confessa a Song Yi que tinha o poder de congelar o tempo e durante várias vezes em que fez isso, ele confessou seu amor por ela porque sentia que assim, o que ele havia dito não se esvairia com o tempo que passava por eles.

Fazê-lo voltar a Terra de tempos em tempos, sem hora marcada para chegar ou partir mantém a mesma sensação de que eles ainda vivem em um momento precioso, sem igual, único. Pois querendo ou não a jornada deste casal foi aprender a valorizar todos os segundos. Foi aprender a ser feliz com as pequenas coisas, com a rotina simples e com o desejo de estar um ao lado do outro.

Sei que estou me concentrando no casal principal e pode parecer ingrato ignorar todos os outros personagens e arcos que ajudaram a compor o dilema central, mas sinceramente, com um casal desses quem não esperaria que o resto da história não fosse ofuscada?!



Bem verdade que Park Hae Jin e Kim Chang Wan atuaram tão bem, que o adorável melhor amigo (e dono de um gigante amor-não-correspondido) de Song Yi, Hwi Kyung, e o paternal (praticamente Pai) advogado e melhor amigo de Min Joon, Advogado Jang, são presenças difíceis de esquecer e fazem partes de muitas cenas extremamente pontuais para a história e o crescimento pessoal do casal central.

Além do drama em si, também gostei dos efeitos especiais e finalmente vejo um bom uso para essa câmera 360° que volta e meia aparece por aí. Não sei se isso deve ter complicado as horas de gravações, mas o drama não teria a mesma beleza sem essas paradas estratégicas.

E já que enveredamos por outros aspectos, aqui fica minha boa opinião da trilha sonora controlada e romântica. Até acho engraçado o fato de que muitas das canções têm um arranjo tão bom que elas soam melhores na versão instrumental.

Os produtores também foram espertos em fazer Soo Hyun-sshi cantar duas vezes; uma em cena (a linda e tristonha 약속 de Im Byung Soo) e outra para a trilha oficial do drama com a canção 너의 집 앞. Sou particularmente muito mais a favor do cover que o ator fez e gosto ainda mais pelo fato de que ele canta com os arranjos da versão mais recente (2007) da canção que é de 84.


Mas nenhuma delas vence a letra certeira de Huh Gak em 오늘 같은 눈물이 que não só encapsula toda a problemática real desse casal como os sentimentos contidos de Do Min Joon. Só leiam isso:
널 두고서 떠나야해 널 두고 가야해
(Eu preciso deixar você, eu preciso ir sem você)
왜 오늘을 알면서 사랑한다고 말해
(Porque estou dizendo que te amo, hoje, quando sei disso?)
Mas é exatamente como pregava o livro que o personagem vivia lendo (A Extraordinária Jornada de Edward TulaneKate DiCamillo) e é exatamente a essência do que somos ensinados aqui:
Se você não tem intenção de amar ou ser amado, então a jornada inteira não faz sentido” (p. 199).

You From Another Star foi ao ar pela SBS às quartas e quintas e será substituído na próxima semana por 3 Days (estrelando meu bias Yoochun, yay!!!)

Imagens: SBS/LoveFromStar | Fonte: En.Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME