julho 29, 2014

Clover e a sorte de poder ouvir Suga Shikao

Todo aquele que já chegou perto do universo dos mangás e animes, mesmo o mais desentendido e descompromissado, já recebeu sugestão, ouviu falar ou leu sobre Honey & Clover (ハチミツとクローバー), obra máxima da autora Umino Chika. E aquele que foi curioso o suficiente para assistir ao anime (e ler o mangá depois, ou vice-versa) provavelmente também foi fisgado pela trilha sonora que não merece outro adjetivo além de inesquecível.

E foi através da maravilhosa história contada por Umino que tive a sorte de ser apresentada ao som gostoso de Suga Shikao, que além de fazer parte da trilha sonora também serviu de inspiração para o desenho de um dos personagens da obra e tem um álbum que contribuiu para o titulo do mangá.

Sim, o "clover" de Honey & Clover veio do Clover de Suga, o primeiro álbum de uma extensa discografia criativa e bem feita. E se você achou que eu tentei ser engraçadinha no título da postagem, não errou.

Clover (do inglês; trevo de quatro folhas) é um álbum inicial de tamanha competência que parece até sorte mesmo. Suga estava na porta dos 30 anos quando resolveu dar uma chance a sua carreira musical e foi corajoso ao largar o emprego e apostar suas fichas no estilo funk (o do tipo americano).

O estilo mistura um pouco de soul de jazz e de R&B (ah, que beleza), mas se isso não faz muito sentido para você, pense em Jamiroquai e você vai entender o que quero dizer – por sinal, a música dos dois tem algo de similar afora isso.

A primeira faixa desse álbum, 前人未到のハイジャンプ, é nada menos que excelente e a meu ver, parece guardar em si muito bem os pontos fortes não só deste trabalho, mas também da música de Suga: pop com raízes profundas no funk (repare na batida “pesada”) e letras sentimentais sobre esperança, sonhos e realidade, sem soar clichê ou piegas.

Isso porque o idioma japonês é de tamanha beleza metafórica, que as representações podem ate parecer um pouco “mela-cueca”, mas não o são, pois parte disso é o que torna essa língua poética. Veja na letra de黄金の月, um pouco dessa mistura:
君の願いと ぼくのウソ\をあわせて
6月の夜 永遠を誓うキスをしよう
そして夜空に 黄金の月をえがこう
ぼくにできるだけの 光をあつめて
光をあつめて・・・

ぼくの未来に 光などなくても
[...]

(Vamos juntar seus desejos e minhas mentiras
E -nos- beijar em uma noite de junho para prometer pela eternidade
E então, vamos pintar uma lua dourada num céu noturno
Coletando toda luz que eu puder
Coletando a luz...

Mesmo que não haja luz no meu futuro)
O álbum inteiro flui perfeitamente faixa por faixa, mesmo quando diminui o ritmo (faixas 4) ou quando algumas delas deixem um pouco a desejar (ドキドキしちゃう e ドキュメント'97), e não vejo como se adicionasse muito a participação de Kyoko em イジメテミタイ (faixa 9).

Mas sem sombra de dúvida, aquela que marca, remarca e sobressai em Clover é 月とナイフ (que assim como 黄金の月, aparece na trilha do citado anime), uma balada linda e tristonha, tão singela como o violão ao fundo. Repleta de questionamentos e conformismo, a letra fala de um agora vivido em meio a desilusões e que se agarra ao momento, aproveitando enquanto ele resta já que o futuro é incerto.

E voltando ao título dessa postagem, não é por ser literalmente um “trevo de quatro folhas” e supostamente trazer sorte que Clover representa e apresenta muito bem a música de Suga Shikao, mas sim por ser exatamente uma “combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável” (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, s.v., “sorte”, acessado em 27 de julho, 2014, http://www.priberam.pt/dlpo/sorte).


O álbum Clover, primeiro da carreira de Suga Shikao, foi lançado em 1997 pela Universal Music (Kitty MME) e contem 10 faixas originais escritas e compostas pelo próprio músico, e chegou ao 10º lugar na lista da Oricon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME