setembro 02, 2015

Videoclipe: 성인식 – Park Ji Yoon

Ser um artista pop desde muito jovem deve ter suas vantagens. E muitos problemas. Um deles é se desfazer da imagem infantil e mostrar ao mundo que já se está crescido, tarefa cada vez mais difícil de se realizar sem causar choque na sociedade ou testar a saúda cardíaca de pais preocupados. E se você pensa que esse desafio é restrito aos artistas americanos, pensou errado.

Park Ji Yoon era apenas mais uma jovem cantora sul-coreana de aparência meiga e inocente cantando baladas fofas nos idos dos anos 90. Mas foi só a moça ser contratada pela JYP e passarmos para os anos 2000 que a bomba explodiu.

Abandonando o ar angelical, a moça lançou o quarto álbum da carreira, muito espertamente intitulado de 성인식 (trad.: cerimônia de maioridade) justamente no período que atingia sua maioridade e surpreendeu a todos com a imagem sexy que passou a usar depois disso.

A faixa título do álbum, também chamada 성인식 é um marco em sua carreira e a sedimentou como estrela pop. O videoclipe então, esse marcou história. Além de ter definido a ideia de um sexy idol e dança provocativa, ajudou a criar as bases do que vemos no atual cenário pop sul-coreano.


Por outro lado, o videoclipe também foi banido de diversas emissoras por ser muito provocativo e reforçou os comentários maldosos que surgiram algum tempo depois e contribuíram para o hiato de seis anos da cantora.

Acima de tudo, videoclipe e música formam um marco no pop do país e por isso mesmo volta e meia são relembrados por todos. E hoje será por nós.

SEQUÊNCIAS

1) Iniciamos com Park sentada a uma máquina de costura antiga em um quarto escuro e mal cuidado, sendo observada por um urso de pelúcia gigante. Repare em seu ar angelical.


2) Depois, ainda no mesmo quarto, temos Park e 6 dançarinas fazendo a parte da coreografia, agora com um ar sexy.


3) Park sozinha sentada, em um quarto diferente e desconhecido. Sexy. 


4) A cantora e as 6 dançarinas, repetindo a coreografia em um espaço de paredes vermelhas e decorado com chifres de veados.


5) As 7 mulheres e a coreografia agora realizada em um lugar escuro com jatos de água caindo ao fundo


6) No quarto inicial a Park de ar sexy soca o urso gigante e o estraçalha.


ENREDO

Se a ideia era criar sua própria versão da chegada da maioridade, então o diretor acertou. O clipe inteiro parece uma grande metáfora para a transformação da menina em mulher, seja nas imagens representativas, nas referências visuais ou simplesmente na letra da música.

CENAS/ELEMENTOS

O inicio faz clara referência a Princesa de A Bela Adormecida, a jovem que ao chegar a uma certa idade terá, por destino ou maldição, o dedo furado por uma agulha de fiar. Segundo o psicólogo infantil Bruno Bettelheim (2012, p. 318) em seu livro A Psicanálise dos Contos de Fadas “o tema central de todas as versões de ‘A Bela Adormecida’ é que, apesar de todas as tentativas da parte dos pais para impedir o despertar sexual do filho, ele inevitavelmente ocorrerá”.

Ou seja, a representação aqui tem tanto a ver com o despertar sexual como parte do processo de amadurecimento como com a definição do próprio corpo para isso, no caso nas meninas sendo a menstruação.



Durante toda a sequencia Park aparece vestida de branco, brincando com uma máquina de costura (referencia à fiar), no rosto expressões brincalhonas. Assim que ela espeta seu dedo, sangue jorra e ela descansa a cabeça, como que em sono. Daí a cena corta e voltamos para o mesmo lugar só que agora temos uma Park extremamente sexy, feminina e executando uma dança provocativa.

Essa nova versão de Park também é vista em outro ambiente, envolta por fortes referencias de conotação sexual, como paredes de cor vermelha e chifres (falocêntrico). Veja que o clipe parece nos dizer que o sangue derramado em seu dedo é o que dá a seus lábios o tom avermelhado que se segue nessa sua nova imagem, mais uma vez, o despertar sexual.



Ainda mais forte é a cena final.

Park em sua versão “crescida” agride o imenso urso de pelúcia e o destrói, arrancado o estofando dentro dele. Não entendo bem se a ideia aqui é dizer que o despertar causa a destruição da inocência (representada pelo urso) ou se a infância é fatalmente encerrada para que essa nova fase possa acontecer.


RESUMO DA ÓPERA

- Definição: Provocativo. Repleto de sensualidade, o videoclipe fala da chegara da maioridade sem botar panos quentes, ou seja, sexualidade.
- Som/Imagem: Muito bom. Em quase perfeição os versos se encaixam com os movimentos da coreografia.
- Passando na TV: Tento dançar junto, mas não consigo deixar de notar o quão pavorosas são essas ligas marcando os quadris. Parece ou não parece uma tanga?.

*Posição: 2ª – na lista de clipes “olhe pra mim, estou crescida(o)”.

BANCO DE DADOS

*Música: 성인식
*Artista: Park Ji Yoon
*Em: 성인식
*Lançamento: agosto, 2000
*Estilo: (K) pop, dance
*Single 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME