abril 15, 2012

The Secret Circle: Episódio 6

Eu alerto a todos os desgostosos aqui presentes, que por favor mantenham a linha se forem dizer algo a respeito dos rapazes, tanto o que se vai quanto o que vem. Afinal, ainda é cedo para tagarelarmos sobre isso (mesmo com a língua coçando). Ok, então em homenagem a Nick (R.I.P.; ep. 1 - ep. 5), um pôster promocional com todos de preto, como manda o figurino (e o episódio) até mesmo para o cara novo ali no fundo. Quem liga?! Vamos logo falar do novo garoto Armstrong!


RECAP EPISÓDIO 6: Wake (Funeral)

Cassie tem seu sono de beleza interrompido por um ruído. Preocupada, ela levanta e vai até a janela, de onde avista um sujeito desconhecido olhando para um fogo (mas já?! o.O) no quintal da casa de Nick. De repente o fogo para e o rapaz some. Créditos de abertura.


Pela manhã, enquanto Jane está cozinhando cookies para o funeral de Nick, Cassie comenta sobre o cara da noite anterior e ela responde que provavelmente deve ser o irmão mais velho de Nick, Jake. Cassie não sabia disso, eu menos.


Segundo Jane ele era um rapaz complicado, i.e. rebelde. Isso vovó, entrega a menina de bandeja para o bad boy. Bom, pelo menos agora o Círculo foi quebrado; é o que pensa Cassie. Mas, opsss, não está quebrado. Jane Explica #2: A união do Círculo não conecta apenas as pessoas que dele fazem parte, mas também as suas linhagens. Resumo: o irmão do Nick fecha o Círculo. 

Gah. Você não ama ter que se ligar a uma pessoa que mal conhece?

Enquanto isso Diana está em casa remexendo por entre fotos antigas, alguma que possa ser usada no funeral de Nick. Charles aparece e ela mostra uma foto que encontrou. A garota está triste e ganha um abraço do pai, que está com uma expressão seriamente pertubada.


Gale Harold está criando essa nova nuance para o personagem, que o faz parecer completamente perdido. Adoro. 

♪Still Life – The Horrors♫
No Boat House, as preparações para o funeral estão a todo o vapor. Diana, Ethan e Adam estão fazendo os preparativos, já que Nick só morava com uma tia, que está fora da cidade. Cassie resolve então contar as boas novas; Hei, o irmão dele está na cidade. E adivinhem só, ele completa o Círculo.


Oh-oh, a expressão de Adam diz que tem algo de errado nisso. Ao que parece ele (Jake) sempre teve uma má-reputação, mas Ethan resolveu empregá-lo mesmo assim e um belo dia, o rapaz roubou o lugar e os Conant quase perderam tudo. Bem, essa é uma boa razão pra ficar p*to.


Do outro lado do restaurante Faye está tagarelando sobre a escola enquanto Melissa parece completamente deprimida/entendiada/de saco cheio (faça sua escolha). De repente Faye tem um ataque tipicamente adolescente de vergonha: baixa a cabeça, põe a mão do lado do rosto pra se esconder e reza que um certo alguém não possa vê-la. Yep, ela está se escondendo do garoto problema – Jake Armstrong.

Rá. Quem pensaria nisso? Se eu pelo menos soubesse como tirar um cap... Assista ao episódio e veja a cara dela, por favor!

Jake (Chris Zylka) está no Boat House para agradecer Adam pelo funeral, sabe como é, o passado está no passado. Nós podemos ver que está rolando uma briga de galos, ou pelo lugar de macho alfa. O que quer que seja, egos estão na disputa.


Em seguida Jake olha lá de cima para Cassie e solta, o que parece ser a marca registrada dos garotos Armstrong. Hey, neighbor! (Oi, vizinha!). Só para provar o que eu escrevi ainda pouco, Adam vai pra cima de Cassie com um "O que foi isso?". Rá.

 
Mais tarde, Jane vai fazer uma pequena visitinha à Dawn, e esta se oferece para fazer chá, comentando sobre ter que chamar psicólogos para ir à escola, de forma que os outros jovens possam fazer algum sentindo para uma morte tão repentina e sem sentido. Jane, no entanto, afirma que a morte de Nick não foi um acidente. Ele foi morto tentando se livrar de um demônio que havia se apossado do corpo dele depois de ter estado preso no corpo de Heather Barnes e as crianças terem libertado-o depois de unirem o Círculo. Wow, quanta informação. Não que nenhum de nós não soubesse.


Dawn, sorrateiramente, puxa uma faca, porque vocês devem saber que uma FACA AFIADA é tudo o que você precisa para fazer chá, e se volta para Jane com preocupação no rosto – a faca escondida; é óbvio. “Eles uniram o Círculo?”. Pftt.

Ela suspira preocupada que pudesse ter sido Faye. Hei, falando nisso, você vai contar para os Anciões? Jane diz que não, pois eles precisam se proteger e pede a ajuda de Dawn para ficar de olho neles. Claro.

No Clube das Bruxas está rolando uma reunião de emergência para decidir se vale ou não a pena contar à Jake que ele é um bruxo e faz parte do Círculo. A única a favor do rapaz é Cassie, mas antes que ela possa argumentar mais, alguma coisa chama atenção deles do lado de fora. Yep, tem algo queimando, e o fogo está indo em direção a casa. Antes que alguém se machuque, eles o apagam. Assim que o fogo dissipa, a forma do que parece ser uma lua crescente fica marcado no chão. Ok, o que isso significa? – perguntam-se todos.


Cassie vai até à avó no hospital (eu não contei a vocês que ela era enfermeira? Ah, bem, devo ter esquecido) e conta sobre o fogo e a tal marca. Jane Explica #3: A lua se trata de um antigo símbolo que costumava ser queimado nas propriedades de bruxos, na tentativa de assustá-los e significa ‘conquista’. Resumindo, eles foram marcados.


Vamos olhar pelo lado positivo (#PollyanaFeelings), pelo menos ninguém tem uma marca no corpo, ou cortes na mão. Cassie se lembra de Jake e o fogo da noite anterior o que deixa Jane visivelmente cautelosa e pede que a neta não fale nada sobre o Círculo para ele. 

♪I Change Every Minute – Bronwen Exter♫
Na marina Jake está arrumando um barco quando Faye aparece toda arrumada. Ele obviamente percebe o mesmo e tira uma onda com a cara dela por causa disso. Faye muda de tom e joga um pouquinho de charme, mas como o bonitão não cai na dela, a garota desiste e o acusa de ter começado o incêndio do Clube das Bruxas. Aborrecido com a acusação ele manda que ela explique direito, contudo ela avisa que ele não manda mais nela. Hum, esse relacionamento mal acabado entre esses dois fica cada vez mais interessante. E outra coisa, vocês precisam mesmo ficar tão perto um do outro?


Dawn está atualizando Charles a respeito da visita de Jane, mas ele parece distante. Alôôow Dawn, algumas pessoas sofrem de consciência pesada, ou melhor, elas têm uma consciência para começo de conversa. Levando isso em consideração ela parece estar em dúvida da capacidade dele de conseguir o cristal. Típico da Dawn, conversas sobre cristal. E matar pessoas.

Cassie chega em casa e liga para Diana, mas a garota não atende. De repente, uma completa maluca aparece e a ataca com um objeto de metal, chegando até a arranhar a loirinha. Ela grita e Jake, que estava por perto, ouve e entra na casa para ajudá-la. Ele lança um feitiço – que machuca os olhos, que merda! – e a maluca – que tem uma semelhança muito assustadora com Miley Cyrus – foge.


Não resta nenhuma dúvida de que Jake sabe o suficiente sobre bruxaria, então Cassie resolve falar sobre o assunto (Círculo), mas ele não parece interessado. Muito suspeito, na minha humilde opinião nada imparcial. Bem em tempo Jane chega em casa e vai logo querendo saber o que houve e claro, agradecendo Jake, mas pedindo que ele dê o fora, de uma maneira cortês, mas firme.


♪Go Outside – The Cults♫
Na manhã seguinte, Adam e Diana discutem o ataque. Adam para o carro em frente a casa de Cassie assim que a avista com Jake. Logo eles ficam sabendo mais sobre a louca e a relação dela com a lua crescente mais o fato de Jake saber de seu status de bruxo. Adam não parece nada contente com a novidade e, além disso, ele volta a dar sinais de ciuminho besta para cima de Cassie. Todos notam e quando sozinhos, Diana lhe dá um chega pra lá.


Melissa caminha sozinha até uma casa e bate na porta. Como ninguém responde, ela abre com uma chave própria e logo descobrimos que se trata da casa de Nick, quando ela entra no antigo quarto do rapaz e toma conta de um de seus pertences com um sorriso no rosto. 

♪Cruel and Beautiful World – Grouplove♫ 
Então de repente ela se deita na cama e começa a chorar. Ow, ela realmente parece triste sozinha no escuro.


De volta ao Clube das Bruxas os outros membros do Círculo estão discutindo novamente sobre aceitar Jake. Agora Diana parece disposta a concordar com Cassie, levando em conta o ataque na noite anterior e ela pede a loirinha que tente convencê-lo a ficar na cidade enquanto ela tenta fazer Adam ver a razão. Até parece. Faye parece não gostar de saber que Cassie e Jake estão amiguinhos e solta todo seu veneno em cima da pobrezinha como Jake a usará e depois a descartará.

Ok, Faye, nós entendemos que foi exatamente isso que ele fez com você, mas será que dá pra parar com esse ato de "coitadinha de mim que levou um fora"?!


Já em casa, Cassie e Jane voltam a conversar sobre o ataque também. Então Jane decide presentear Cassie com o cristal dela, um objeto simples que reflete o poder que cada pessoa tem dentro de si, para que a neta possa se proteger. Ela alerta Cassie para não contar a ninguém a respeito dele.


Levando em consideração a obsessão de Charles e Dawn pelos cristais, essa cena está gritando PROBLEMAS. Eu sinceramente ainda não entendo como esse negócio com o cristal funciona. Nada contra a ideia, só parece muito difícil de acreditar, quer dizer, é só uma pedra.

Corta para Jake visitando, adivinha quem? Yep, Miley-Cyrus-cover, cujo nome é Simone. Ele está p*to com a morena por tê-lo seguido até a cidade, marcado a casa dele (oh, surpresa) e atacado Cassie. Miley-Cyrus-cover diz que não confia nele, mas Jake não está nem aí e avisa a garota para não se meter no caminho dele. Então o quê? Ela é alguma espécie de perseguidora/velha inimiga/ex-peguete e Caçadora de Bruxos? Mas esse rapaz...


♪The Greatest Light is The Greatest Shade – The Joy Formidable♫
Finalmente é o velório de Nick, mas a noite está cheirando a encrenca. Faye por exemplo está usando e abusando da sua marijuana de bruxa, dizendo que essa é a melhor forma de lembrar Nick, já que foi ele quem a criou. Ela oferece um pouco a Mel e Cassie, mas ambas não estão no clima.


Do outro lado Ethan está afogando suas tristezas no bar. Adam lhe pede que vá com calma, mas Ethan parece mais atormentado do que o normal, falando sobre a cidade que não para de enterrar adolescentes, se lembrando do velório do Círculo anterior, o qual Amélia não compareceu provavelmente por causa de Blackwell. Quem é esse? Pergunta Adam e Ethan desconversa. Finalmente o citaram! Eu já estava me preocupando que eles fossem mudar essa parte do livro também.

No minuto seguinte Adam avista Cassie falando com Nick e vai tomar satisfações. Os dois trocam uns sopapos – bem, Adam leva um – mas a briga é apartada antes de maiores estragos. Diana se aborrece e Cassie resolve levar Jake para fora, no caminho, eles encontram Charles que ainda parece seriamente perturbado com a morte de Nick, tanto que acaba por confundi-lo com o irmão por um momento.


E por um momento eu me pego pensando o que REALMENTE aconteceu no barco naquele dia.

Do lado de fora Cassie e Jake estão conversando. Ela ainda não está convencida que ele seja tão ruim quanto todo mundo fica dizendo e meio que o compara com sua mãe, que parecia estar sempre fugindo de algo e provavelmente nunca encontrou paz alguma. Jake, no entanto, diz que nunca buscou paz.


De volta ao Boat House Diana, sempre prestativa, resolve levar um café forte para Ethan e como recompensa é recebida com um Você é muito boazinha, mas é uma pena que Adam e Cassie estejam destinados a ficar juntos. *chocada*. Eu realmente, realmente te adoro Ethan, mas já está na hora de parar com essa idiotice de escrito-nas-estrelas.

Em algum outro ponto do lado de fora Faye está tomando um ar; de pé no parapeito do deque – estou usando esse nome porque não tenho a menor ideia de como chamar o local. Melissa tenta pôr um pouco de senso na cabeça dela; é o Velório do Nick, pelamorr, esquece o Jake por um segundo. Faye sabe que está fazendo merda e resolve se conter, afinal Mel realmente gostava do Nick.


Como é que a Faye consegue ser a pior e a melhor amiga que alguém pode ter em menos de 60 segundos? Adoro essa cara da Mel, parece até que posso ler o pensamento dela. Ai amiga, porque você tem que ser uma completa lunática!?

♪Say What You Want – The Very Much♫
Enquanto isso Cassie vai falar com Adam. Você mereceu. Hah.


Ele deixa claro que está com ciúmes dela com Jake, mas que sua antipatia pelo rapaz é mais do que isso. Cassie por outro lado, está mais preocupada com os sentimentos de Diana. O que eles não sabem é que Diana os está obsevando, mas pelo menos Cassie não deixa de avistar Jake saindo todo desconfiado com Miley-Cyrus-cover.

Simone joga na cara de Jake que ele não será capaz de completar sua missão se continuar se comportando dessa forma com Cassie e ele a avisa novamente para ficar fora do caminho e assim que o rapaz dá as costas, Simone o ataca e saca sua adaga pronta para apunhalá-lo. Ela só não contava com a astúcia (#ChapolimFeelings) de Cassie e seu cristal mágico. Me senti o próprio narrador da Sessão da Tarde.


Simone e Jake lutam, ou melhor, rolam um por cima do outro e no fim das contas, ela acaba com uma lâmina enfiada no peito. Corta para Jake e Cassie na frente da casa dela no que presumo ser algum tempo depois. Parece que Jake inventou uma história sobre a tal garota ser uma bruxa em busca de poder e Cassie se impressiona com o tanto de coisas a respeito de bruxaria – e não-bruxaria, diga-se de passagem – que ela não sabe. Jake aproveita para perguntar se ela fez algo com a adaga da Simone, mas ela nega. Esse rapaz é rápido, hein.

De qualquer forma ela tenta ser razoável com ele e pede que o rapaz fique, não só para manter o Círculo protegido, mas também para honrar a morte de Nick. Ele resolve aceitar então. E eu peço um segundo de silêncio para apreciarmos as faíscas saindo.


De volta ao Boat House o clima ainda não está dos melhores, mesmo só estando Adam, a louça suja (literalmente) e Diana, que aparece logo em seguida. Ele tenta pedir desculpas pelo que houve, mas ela o interrompe contando sobre o que Ethan lhe disse anteriormente – vocês sabem; a idiotice do escrito-nas-estrelas.

Adam diz que é apenas bobagem (*concordo*), mas Diana está convencida de que não importa se é verdade ou não, pois desde que Cassie chegou ela tem estado à margem, assistindo aos olhares entre eles e ela está cansada de fazer isso. E é a primeira vez que toda essa bobageira faz sentido, de uma forma meio triste. O discurso de Diana é na verdade a melhor explicação.

Tem um jeito que você olha para a Cassie, que eu nunca poderia entender e acho que entendo agora. É duvida. Se perguntando se cada vez que vocês se veem juntos é por escolha ou destino”.
Sabe o que é ótimo a respeito disso? Diana vai buscar consolo em Cassie, o que deixa claro que não só nós percebemos, mas Diana também, que Adam é sim o mais culpado, pois é ele que sempre se coloca em situações comprometedoras. Não é querendo defender Cassie, mas pelo menos nesse ponto, ela sempre demonstrou melhor senso do que ele, tentando se manter afastada.


Jake aparece sendo levado até o porão de uma casa. Lá ele é interrogando por outro Caçador de Bruxas com cara de chefão. Ele quer uma explicação para ter matado Miley-Cyrus-cover. Ele afirma que a garota quase o desmascarou e ele seguiu o protocolo. Adoro seu protocolo: Em caso de perigo, mate o problema. Acho que Jake vai se dar bem com Dawn.


O Chefão não parece convencido, mas Jake afirma que vai livrar Chance Harbor das bruxas.

COMENTÁRIOS

E no final das contas o problema maior não é com os Anciões e sim com os Caçadores de Bruxas. Acho muito interessante esse balanço que a série tenta fazer ao mostrar que ao lidar com algo tão sobrenatural quanto Magia, o Círculo se expõe simultaneamente aos detalhes perigosos do desconhecido e as pessoas que de fato estão próximas a esse mesmo tipo de realidade. No final das contas, são todos humanos, não é mesmo?

Tão humanos, que The Secret Circle nunca se esquece de nos mostrar que a realidade está sempre ali para te dar uma apunhalada pelas costas. Vejamos por exemplo Diana. Desde que a série começou temos testemunhado o quão paciente ela tem sido com essa coisa que rola entre Cassie e Adam, mas tudo tem seu limite e ela alcançou o seu. Eu admiro o fato de que Diana tem bastante amor-próprio para desistir de um relacionamento que já parece fora do prazo de validade há episódios atrás e por mais afeição que ela ainda tenha por Adam, não é possível suportar esse tipo de situação.

E por mais sentida que esteja, ela sabe reconhecer que Cassie tem sabido se manter a distância. E Cassie obviamente tem sabido respeitar Diana. É uma amizade que dança na corda bamba, quase como a amizade de Faye e Melissa. O engraçado é que por mais diminuída que Melissa pareça ao lado da amiga é ela quem sempre parece segurar Faye, que está sempre a dois passos de deixar seu caráter explosivo tomar conta.

Por falar nisso, quem aposta em Chris Zylka como o novo substituto de Nick? Sinceramente acho que eu começo a sentir menos a perda de Louis Hunter, agora que tenho certeza que o novo rapaz Armstrong não é só um rostinho bonito. Além de ter que dar um dobrado ao fazer de seu Jake, um completo duas caras, o rapaz tem potencial balístico para mexer com os relacionamentos e a dinâmica entre os personagens.

Com apenas um episódio o rapaz conseguiu deixar Faye instável. Ok, eu admito que ela já é instável, mas você conseguia imaginar que ela ficaria assim por causa de um garoto? Eu não. Além de ter provocado problemas para os Caçadores de Bruxas, ele também acabou por provocar, por tabela, o fim do relacionamento de Diana e Adam.

Mas a mais importante contribuição dele foi para a desenvoltura de Cassie e o potencial para romance e corações partido – porque não?


Com Adam, tudo parecia incrivelmente desmedido, incontrolável, e um pouco fora da realidade. Talvez seja até essa coisa louca de destino, estrelas ou algo do gênero. Com Jake, parece mais... não sei... real.

De todos os personagens que vimos até agora Jake e Cassie com certeza são aqueles que menos se comportam como adolescentes, mas de repente você olha para os dois de novo e percebe que sim, eles são. É realmente incrível a dinâmica entre os dois e me sinto feliz que finalmente acredito ter entendido qual é, não só a da Cassie, mas também qual é a de Britt Robertson, e talvez porque ela seja uma heroína de difícil acesso.

Robertson está apostando em pintar Cassie como uma adolescente relutante no sentido de que Cassie nunca teve uma vida muito normal para os padrões. Sempre se mudando, sem saber nada do pai, com uma mãe de passado misterioso. Mesmo que de repente, essa não fosse uma série que envolve magia e o sobrenatural, Cassie ainda sim acabaria sendo essa pessoa fechada, contida, um pouco rígida até. E se olharmos bem, essa é a mesma Cassie dos livros. Contida. Calma. Racional. A diferença é que eu estive esperando pelo lado doce dessa Cassie que eu conhecia do trabalho de L. J. Smith e até agora Robertson não me havia dado, mas com a vinda de Jake eu percebi que ela existe sim, mas só não pude vê-la antes porque eu procurei no lugar errado.

Nos livros Cassie é bem relutante em deixar as pessoas entrarem, mais pelo medo de não saber o que fazer com elas depois. Da feita que ela aceita, vemos o quão adorável ela pode ser. E nos livros só enxergamos o quanto Cassie sabe lidar com esses detalhes depois da chegada de Adam e um tempo depois quando ela resolve dar uma chance a si mesma com Nick. Que é provavelmente o motivo pelo qual eu me senti tão surpresa, em um primeiro momento, com a morte dele.

E eu estive, mesmo que sem querer, esperando ver o momento no qual a heroína se encontra nessa encruzilhada emocional, sem sequer me dar conta de que não havia a menor possibilidade de que as coisas acontecessem dessa forma, afinal Adam já estava aqui e Nick, ploft, morre. A virada de Cassie na série é Jake. E será ainda mais nítido quando ela finalmente olhar ao redor e deixá-lo entrar, mesmo que lentamente.


Eu só espero que o Jake da série tenha mais sorte que ambos os Nicks, do livro, e o recém-falecido da TV. Esse sim é bonito, talentoso e importante demais para morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E/OU RECLAME